Saltar para:
Logótipo
Você está em: Início > Projetos > Projeto/Contrato PS:PTDC/ECM/117774/2010

Projeto/Contrato PS:PTDC/ECM/117774/2010

Início Aprovado Em Curso Concluído Encerrado

Estado
Projeto EncerradoEncerrado
Publicação
PublicadoPublicado
Dados Gerais
Código: 64409
 
Referência: PTDC/ECM/117774/2010
Nome Curto: PTDC/ECM/117774/2010
Título: Reciclagem e Proteção Sísmica: Colunas CFST Sustentáveis e de Elevado Desempenho em Zonas Sísmicas
Financiamento Competitivo: Sim
Envolve empresas?:
Nº de Instituições Participantes: 2
Âmbito
Tipo: Projeto Financiado
 
Âmbito Geográfico: Nacional
 
Tipo de Ação: I&DT
Financiamento
Programa: I&DT - Projectos de I&DT em Todos os Domínios Científicos
Instituição Financiadora: FCT - Fundação para a Ciência e a Tecnologia
Âmbito Geográfico Financeiro: Nacional
Calendarização
Data de Início Efetivo: 2012-03-01
Data de Conclusão Prevista: 2015-08-31
Data de Conclusão Efetiva: 2015-08-31
Orçamento
Moeda: EUR
 
Orçamento Global Aprovado: 135.139,00 EUR
Detalhes
Resumo: The main objective of this project is the development of sustainable, innovative composite and highly efficient structural solutions achieved through the combination of concrete made of recycled rubber with high strength structural steels. According to the European Tire Recycling Association, it is estimated that about 300.000.000 scrap tires reach their end-of-life each year in the 27 member states of the European Union. It is reported that only 30% of these tires are recycled into recovered materials and the remaining 70% have already accumulated in uncontrolled stockpiles. Waste tire stream represents therefore a significant environmental, human health and aesthetic problem. Solutions must therefore be developed to solve this problem. One leading sustainable solution is to use shredded rubber chips and crumb rubber to modify concrete. Laboratory tests have shown that the introduction of waste tire rubber increases toughness, impact resistance, and plastic deformation of concrete, offering a significant potential for the concrete to be used in sound-crash barriers, retaining structures and pavements. However, almost all research studies have identified a considerable decrease in concrete strength. In some cases, strength became so low that concrete lost its ability to carry any meaningful structural load, making it impossible to use it alone in structural members. The present project envisions the use of waste tire rubber modified concrete encased by steel tubes, thus solving the lower strength problem of rubberized concrete, using it in primary load carrying structures, and increasing the sustainability of composite structures. In addition, replacing plain concrete by rubberized concrete would lead to enhanced ductile behaviour of steel-concrete composite columns, a major advantage for seismic resistant structures.
Probably, one of the most successful composite structural systems is the concrete-filled steel tubular (CFST) column. In CFST columns, the steel t Ver mais. Adequado para parcelas de texto incompletas e que, através deste ícone, permite-se que o utilizador leia o texto todo.
URL: https://www.fct.pt/apoios/projectos/consulta/vglobal_projecto?idProjecto=117774&idElemConcurso=4201
Enquadramento Científico
Domínio Científico (FOS - Nível 2): Ciências da engenharia e tecnologias > Engenharia civil

Áreas Científicas (CORDIS - Nível 5)

  • Ciências Tecnológicas > Engenharia > Engenharia civil > Engenharia estrutural

Palavras Chave

  • Betão com agregados reciclados de borracha
  • Colunas tubulares mistas aço-betão
  • Desempenho em zonas sísmicas
  • Ductilidade, resistência e sustentabilidade
Documentos
Mais informações Não existem Documentos associados ao Projeto.

Publicações associados ao Projeto

Instituições Participantes no Projeto
Instituição Contacto Criar Tab?
Nome Nome Curto País Tipo Participação Nome Telefone Email
Associação do Instituto Superior Técnico para a Investigação e o Desenvolvimento IST-ID Portugal Instituição sem fins lucrativos Proponente
Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto FEUP Portugal Universidade Parceiro José Miguel Castro miguel.castro@fe.up.pt
 
Orçamentos e Equipas
Orçamento Aprovado: 48.864,00 EUR
Valor Financiado Aprovado: 48.864,00 EUR
Valor co-financiado Aprovado: 48.864,00 EUR
Taxa de Financiamento: 100 %
Orçamento Confidencial:

Pessoas no Projeto

Instituição Nome Nome Curto Função Dedicação (%) Contribuição (%) Afetação
Data de Início Data de Fim
FEUP António José Moutinho da Silva AJMS Bolseiro 100 0 2014-10-09 2015-02-08
FEUP José Miguel de Freitas Castro JMC Investigador Responsável na UO 15 100 2012-03-01 2015-02-28
FEUP Yadong Jiang YJ Bolseiro 100 0 2014-01-07 2015-03-20

Técnicos no Projeto

Técnico Contacto
FEUP 423364 Maria Isabel Esteves Peres
Laboratórios
Mais informações Não existem Laboratórios associados ao Projeto.
Recomendar Página Voltar ao Topo
Copyright 1996-2024 © Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto  I Termos e Condições  I Acessibilidade  I Índice A-Z  I Livro de Visitas
Página gerada em: 2024-05-06 às 09:25:33 | Política de Utilização Aceitável | Política de Proteção de Dados Pessoais | Denúncias