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Projeto/Contrato PS:PTDC/MHC-CED/4007/2012

Início Aprovado Em Curso Concluído Encerrado

Estado
Projeto EncerradoEncerrado
Publicação
PublicadoPublicado
Dados Gerais
Código: 65040
 
Referência: PTDC/MHC-CED/4007/2012
Nome Curto: Transição dos bebés para a creche
Título: Transição dos bebés para a creche: comunicação família-creche, qualidade dos contextos e adaptação do bebé
Financiamento Competitivo: Sim
Envolve empresas?:
Nº de Instituições Participantes: 4
Âmbito
Tipo: Projeto Financiado
 
Âmbito Geográfico: Nacional
 
Tipo de Ação: I&DT
Financiamento
Programa: COMPETE - Programa Operacional Factores de Competitividade
Instituição Financiadora: Fundação para a Ciência e a Tecnologia
Âmbito Geográfico Financeiro: Nacional
Data de Contrato de Financiamento: 2013-04-22
Calendarização
Data de Início Previsto: 2011-05-01
Data de Início Efetivo: 2011
Data de Conclusão Prevista: 2015-09-14
Data de Conclusão Efetiva: 2015-09-14
Orçamento
Moeda: EUR
 
Orçamento Global Aprovado: 94.782,00 EUR
Detalhes
Resumo: A taxa de cobertura da rede nacional de creches/amas tem vindo a aumentar nos últimos anos (13% em 1996 [1]; 35% em 2010 [2]). A taxa de ocupação das creches era de 89% em 2010 [2]. Estes números parecem indicar que as creches são um recurso importante para os pais. Pesquisas em vários países demonstraram que a qualidade da creche é importante, revelando uma associação positiva entre esta e os resultados desenvolvimentais das crianças a curto e longo prazo[3][5][6]. Por exemplo, os nossos estudos anteriores com crianças de 1 e 2 anos mostraram que a qualidade das creches e os comportamentos interactivos das educadoras influenciam o envolvimento e o desenvolvimento da criança[7][8]. Num estudo longitudinal de larga escala nos EUA, verificou-se que a qualidade e quantidade da prestação de cuidados estavam relacionadas com o funcionamento do adolescente aos 15 anos, reforçando os efeitos a longo prazo encontrados em outros estudos[9]. Ademais, a pesquisa realizada em Portugal pelos elementos desta equipa examinou também a qualidade das creches contribuindo para o conhecimento actual e validação das medidas de observação da qualidade [10][11]. Contudo, nestes estudos portugueses, não foram observadas as salas para crianças com menos de 12 meses.
De acordo com uma perspectiva sistémica, e seguindo a teoria de Bronfenbrenner [12], embora as características de cada um dos contextos mais imediatos (microssistemas) sejam importantes para o desenvolvimento da criança, são também relevantes as transacções entre eles (mesossistema). Porém, a pesquisa acerca do mesossistema é escassa, especialmente em Portugal. A nível internacional, alguns estudos têm demonstrado a importância da comunicação pais-cuidadores, das atitudes e comportamentos dos pais na transição da criança para a creche [13][14][15], mas há ainda poucos estudos. De acordo com uma perspectiva sistémica, é crucial compreender estas relações porque as experiências precoces durante o primeiro ano de vida constitue Ver mais. Adequado para parcelas de texto incompletas e que, através deste ícone, permite-se que o utilizador leia o texto todo.
URL: http://www.fpce.up.pt/cpup/index.php?option=com_content&view=article&id=155:transicao-dos-bebes-para-a-creche-comunicacao-familia-creche-qualidade-dos-contextos-e-adaptacao-do-bebe&catid=44:projectos-
Enquadramento Científico
Domínio Científico (FOS - Nível 2): Ciências sociais > Ciências da educação

Áreas Científicas (CORDIS - Nível 5)

  • Ciências Sociais > Ciências da educação

Palavras Chave

  • Adaptação dos bebés
  • Comunicação família-creche
  • Qualidade
  • Transição ecológica
Documentos
Mais informações Não existem Documentos associados ao Projeto.

Publicações associados ao Projeto

Artigo em Revista Científica Nacional
Carla Peixoto (Autor) (FPCEUP); Vera Coelho (Autor) (Outra); Ana Isabel Pinto (Autor) (FPCEUP); Joana Cadima (Autor) (FPCEUP); Sílvia Barros (Autor) (FPCEUP); Manuela Pessanha (Autor) (FPCEUP)
2014
Instituições Participantes no Projeto
Instituição Contacto Criar Tab?
Nome Nome Curto País Tipo Participação Nome Telefone Email
Centro de Psicologia da Universidade do Porto CPUP Portugal Instituto de ID Proponente
Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade do Porto FPCEUP Portugal Universidade Proponente Sílvia Araújo de Barros sbarros@fpce.up.pt
Centro de Investigação e Inovação em Educação InED Portugal Instituto de ID Parceiro
INSTITUTO POLITÉCNICO DO PORTO Portugal Empresa Parceiro
 
Orçamentos e Equipas
Orçamento Aprovado: 86.310,00 EUR
Valor Financiado Aprovado: -
Valor co-financiado Aprovado: -
Taxa de Financiamento: -
Orçamento Confidencial:

Pessoas no Projeto

Instituição Nome Nome Curto Função Dedicação (%) Contribuição (%) Afetação
Data de Início Data de Fim
FPCEUP Ana Isabel da Mota e Costa Pinto AIMCP Investigador 20 0 2013-03-01 2015-09-14
FPCEUP Carla Elisabete Duarte Peixoto CEDP Técnico 100 0 2014-07-08 2014-10-06
FPCEUP Joana Dias Cadima JDC Investigador 15 0 2013-03-01 2015-09-14
FPCEUP Joana Martins Gonçalves Lopes JMGL Bolseiro 100 0 2013-02-28
FPCEUP Maria Manuela Pessanha de Brito e Nóbrega MMPBN Investigador 20 0 2013-03-01 2015-09-14
FPCEUP Sílvia Araújo de Barros SAB Investigador Responsável na UO 40 0 2013-03-01 2015-09-14
FPCEUP Vera Lucia Marques Coelho VLMC Bolseiro 100 0 2013-05-02 2015-06-30

Técnicos no Projeto

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Laboratórios
Mais informações Não existem Laboratórios associados ao Projeto.
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