Saltar para:
Logótipo
Você está em: Início > Projetos > Projeto/Contrato PS:314408

Projeto/Contrato PS:314408

Início Aprovado Em Curso Concluído Encerrado

Estado
Projeto EncerradoEncerrado
Publicação
PublicadoPublicado
Dados Gerais
Código: 66014
 
Referência: 314408
Nome Curto: MAXBE
Título: INTEROPERABLE MONITORING, DIAGNOSIS AND MAINTENANCE STRATEGIES FOR AXLE BEARINGS
Financiamento Competitivo: Sim
Envolve empresas?:
Nº de Instituições Participantes: 14
Âmbito
Tipo: Projeto Financiado
 
Âmbito Geográfico: Internacional
 
Tipo de Ação: I&DT
Financiamento
Programa: 7.º Programa-Quadro de IDT
Instituição Financiadora: COMISSÃO EUROPEIA
Âmbito Geográfico Financeiro: Internacional
Calendarização
Data de Início Efetivo: 2012-11-01
Data de Conclusão Prevista: 2015-10-31
Data de Conclusão Efetiva: 2015-10-31
Orçamento
Moeda: EUR
 
Orçamento Global Aprovado: 4.595.999,00 EUR
Detalhes
Resumo: The axle bearing damage process has safety and economic implications on the exploitation of railways systems, as proved by the selection of this topic for inclusion in the present call for research proposals of the FP7 of the EU. Axle bearing damage has been the object of intense attention by railway operators and transportation authorities, leading to a variety of approaches and systems currently in place to deal with the problem. However in Europe there is some lack of standardisation which justifies R&D work on condition monitoring and early diagnosis of axle bearings by technology integration. Moreover the current European documents do not present any guidelines for the maintenance management of the rolling stocks with regards to axle bearings, which make the association of monitoring, diagnosis and maintenance an interesting approach.
The MAXBE project appears in this context and its strategic objective is to provide validated and demonstrated concepts, strategies and guidelines for the interoperable axle bearing monitoring and diagnosis that support the railway operators and managers dealing with the threats imposed by the existence of axle bearing defects.
The consortium for the MAXBE project comprises 17 partners (industry, leading universities, end-users and a SME) from 8 member states, representing operators, axle bearing manufactures, key players in the railway community and experts in the field of monitoring, maintenance and rolling stock. The presence in the consortium of one axle bearing manufacturer, market leader in the field, and three operators and railway managers, as end-users, is decisive for the enhancement and optimisation of the axle bearing diagnosis and maintenance strategies and for the definition of the new proposed approaches for the interoperability.
The MAXBE project will have impact for the reliability, availability, maintainability and safety (RAMS) of rolling stock and infrastructure, focused on the axle bearings.
URL: http://cordis.europa.eu/projects/rcn/105866_en.html
Enquadramento Científico
Domínio Científico (FOS - Nível 2): Ciências da engenharia e tecnologias > Engenharia civil

Áreas Científicas (CORDIS - Nível 5)

  • Ciências Tecnológicas > Engenharia > Engenharia civil

Palavras Chave

  • Axle bearings
  • Railways systems
Documentos
Mais informações Não existem Documentos associados ao Projeto.

Publicações associados ao Projeto

Instituições Participantes no Projeto
Instituição Contacto Criar Tab?
Nome Nome Curto País Tipo Participação Nome Telefone Email
Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto FEUP Portugal Universidade Proponente Cecília Vale cvale@fe.up.pt
EMEF - Empresa de Manutenção de Equipamento Ferroviário EMEF Portugal Empresa Parceiro
Evoleo Technologies EVOLEO Portugal Empresa Parceiro
Flanders Flanders Bélgica Empresa Parceiro
I-Moss NV I-Moss Bélgica Empresa Parceiro
Instituto Superior Técnico IST Portugal Universidade Parceiro
Krestos Limited Reino Unido Empresa Parceiro
Mer Mec S.p.a. MerMec Itália Empresa Parceiro
Nuevas Estrategias de Mantenimiento S.L. NEM solutions Espanha Empresa Parceiro
Rede Ferroviária Nacional, REFER EP REFER Portugal Estado Parceiro
SKF INDUSTRIE SPA Itália Indústria Parceiro
Technische Universitat Braunschweig TUBS Alemanha Universidade Parceiro
The University of Birmingham UB Reino Unido Universidade Parceiro
University College Cork UCC Irlanda Universidade Parceiro
 
Orçamentos e Equipas
Orçamento Aprovado: 357.979,20 EUR
Valor Financiado Aprovado: 299.665,00 EUR
Valor co-financiado Aprovado: 58.314,20 EUR
Taxa de Financiamento: 83,7 %
Orçamento Confidencial:

Pessoas no Projeto

Instituição Nome Nome Curto Função Dedicação (%) Contribuição (%) Afetação
Data de Início Data de Fim
FEUP André Lopes Gama ALG Bolseiro 100 2013-02-01 2015-04-30
FEUP Cecília Maria Nogueira Alvarenga Santos do Vale CMNASV Investigador Responsável na UO 0 25 2012-11-01 2015-10-31
FEUP Cristiana de Fátima Pacheco Bonifácio CFPB Bolseiro 100 2013-01-03 2015-10-31
FEUP Joaquim Gabriel Magalhães Mendes JG Investigador 0 20 2012-11-01 2015-10-31
FEUP Jorge Humberto Oliveira Seabra JHS Investigador 0 20 2012-11-01 2015-10-31
FEUP José Ricardo Ribeiro Gomes JRRG Bolseiro 100 2014-11-10 2015-10-31
FEUP Luís António de Andrade Ferreira LAF Investigador 0 10 2012-11-01 2015-10-31
FEUP Paulo Manuel Salgado Tavares de Castro PTC Investigador 0 5 2012-11-01 2015-10-31
FEUP Rui Artur Bártolo Calçada RBC Investigador 0 20 2012-11-01 2015-10-31

Técnicos no Projeto

Técnico Contacto
FEUP 506601 Liliana Carla Tavares Coelho
Laboratórios
Mais informações Não existem Laboratórios associados ao Projeto.
Recomendar Página Voltar ao Topo
Copyright 1996-2024 © Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto  I Termos e Condições  I Acessibilidade  I Índice A-Z  I Livro de Visitas
Página gerada em: 2024-05-06 às 00:44:18 | Política de Utilização Aceitável | Política de Proteção de Dados Pessoais | Denúncias