Saltar para:
Logótipo
Você está em: Início > Projetos > Projeto/Contrato PS:NORTE-09-0347-FEDER-000319

Projeto/Contrato PS:NORTE-09-0347-FEDER-000319

Início Aprovado Em Curso Concluído Encerrado

Estado
Projeto EncerradoEncerrado
Publicação
PublicadoPublicado
Dados Gerais
Código: 66674
 
Referência: NORTE-09-0347-FEDER-000319
Nome Curto: Pavilhão Belas Artes
Título: Recuperação do Pavilhão de Exposições da Faculdade de Belas Artes da Universidade do Porto
Financiamento Competitivo: Sim
Envolve empresas?:
Nº de Instituições Participantes: 1
Âmbito
Tipo: Projeto Financiado
 
Âmbito Geográfico: Nacional
 
Tipo de Ação: Infraestruturas
Financiamento
Programa: ON.2 - Programa Operacional Regional do Norte (ON.2)
Instituição Financiadora: CCRN - Comissão de Coordenação da Região Norte
Âmbito Geográfico Financeiro: Nacional
Calendarização
Data de Início Previsto: 2013-11-01
Data de Início Efetivo: 2013-11-01
Data de Conclusão Prevista: 2015-06-30
Data de Conclusão Efetiva: 2015-06-30
Orçamento
Moeda: EUR
 
Orçamento Global Aprovado: 398.406,61 EUR
Detalhes
Resumo: Atento o enquadramento justificativo anterior, este projeto visa recuperar, conservar e valorizar o património cultural institucional da Faculdade de Belas Artes da Universidade do Porto, através da reabilitação do Pavilhão de Exposições, datado de 1952, da autoria do Arquiteto e Engenheiro Civil Fernandes de Sá, classificada como Monumento de Interesse Público.
O Pavilhão de Exposições apresenta, segundo o parecer do IGESPAR, uma arquitetura datável de meados do século, inserida no gosto do chamado Movimento Moderno do Porto, de que Fernandes de Sá foi um dos percursores. A linearidade das formas e a ausência de elementos decorativos tornam-se marcantes, bem como o aproveitamento da luz, bem ao gosto das necessidades artísticas praticadas no edifício.
Pretende-se que o Pavilhão de Exposições possa revestir um espaço open space que poderá funcionar como atelier de trabalho para a produção das artes visuais, e ao mesmo tempo, formalmente, ser considerado como um espaço expositivo. Ambas as actividades (produção artística e exposição) são simultâneas, uma vez que são reconhecidas como ateliers abertos - à semelhança do que acontece na Hayward Gallery, com os seus open rooms. Este livre acesso ao espaço de Atelier/Exposição, por parte de um público geral, que percorre desde o Palacete dos Braguinhas, num contexto do século XIX até ao Pavilhão de Exposições, século XX, permite que haja uma verdadeira acepção daquilo que é a produção artística nossa contemporânea, pois a visita a este pavilhão, tem como propósito a observação e compreensão da produção artística in loco.
Tem esta utilização do pavilhão, como objectivo primário, combater uma das lacunas da Instituição, que pode ser considerada como cerrada ao público em geral. Por isso, a Universidade pretende que este seja um edifício que sirva verdadeiramente um público heterogéneo, abrindo assim a Faculdade a novos públicos.
Resultados:
Observações: Um conjunto de obras decorridas nos anos oitenta alterou muito significativamente o pavilhão original, degradando-o fortemente e criando um conjunto de problemas que importa sanar. Com efeito, foi construído dentro dele uma pesada estrutura em ferro e betão de modo a realizar um piso intermédio, o que obrigou a destruir o tecto falso e as aberturas por onde passava a luz zenital, assim como a cortar parcialmente as asnas da cobertura. Identicamente, pelo exterior foram colocadas caleiras exteriores (ao contrário das originais, pelo interior), claraboias em policarbonato alveolado na cobertura e caixilharia de alumínio no vão envidraçado. A remodelação que aqui se propõe repõe o essencial da ambiência e imagem original da construção do pavilhão de exposições, fazendo também um importante up-grade das suas possibilidades funcionais e um acréscimo evidente de conforto, segurança e qualidade geral, devolvendo à FBAUP o uso de um espaço onde poderá realizar múltiplos eventos, estruturais à sua didática e dinâmica, e absolutamente próprios e indispensáveis a uma escola de Belas Artes.
Enquadramento Científico
Domínio Científico (FOS - Nível 2): Humanidades > Artes

Áreas Científicas (CORDIS - Nível 5)

  • Humanidades > Artes

Palavras Chave

  • ON
Documentos
Mais informações Não existem Documentos associados ao Projeto.

Publicações associados ao Projeto

Instituições Participantes no Projeto
Instituição Contacto Criar Tab?
Nome Nome Curto País Tipo Participação Nome Telefone Email
Reitoria / Instituto de Recursos e Iniciativas Comuns REIT/IRICUP Portugal Universidade Proponente Casimiro Costa 220408331
 
Orçamentos e Equipas
Orçamento Aprovado: 398.406,61 EUR
Valor Financiado Aprovado: 338.645,62 EUR
Valor co-financiado Aprovado: 59.760,99 EUR
Taxa de Financiamento: 85 %
Orçamento Confidencial:

Pessoas no Projeto

Instituição Nome Nome Curto Função Dedicação (%) Contribuição (%) Afetação
Data de Início Data de Fim
REIT Rui Jorge Garcia Ramos RJGR Investigador Responsável na UO 0 0
SPUP Casimiro José Faria da Costa CC Técnico 0 0

Técnicos no Projeto

Mais informações Não existem Técnicos associadas ao Projeto.
Laboratórios
Mais informações Não existem Laboratórios associados ao Projeto.
Recomendar Página Voltar ao Topo
Copyright 1996-2024 © Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto  I Termos e Condições  I Acessibilidade  I Índice A-Z  I Livro de Visitas
Página gerada em: 2024-05-06 às 01:04:53 | Política de Utilização Aceitável | Política de Proteção de Dados Pessoais | Denúncias