Saltar para:
Logótipo
Você está em: Início > Projetos > Projeto/Contrato PS:PTDC/DES/115922/2009

Projeto/Contrato PS:PTDC/DES/115922/2009

Início Aprovado Em Curso Concluído Encerrado

Estado
Projeto EncerradoEncerrado
Publicação
PublicadoPublicado
Dados Gerais
Código: 68117
 
Referência: PTDC/DES/115922/2009
Nome Curto: PTDC/DES/115922/2009
Título: O papel do estágio profissonal na (re)construção da Identidade Profissional no contexto da Educação Física
Financiamento Competitivo: Sim
Envolve empresas?:
Nº de Instituições Participantes: 1
Âmbito
Tipo: Projeto Financiado
 
Âmbito Geográfico: Nacional
 
Tipo de Ação: I&DT
Financiamento
Programa: I&DT - Projectos de I&DT em Todos os Domínios Científicos
Instituição Financiadora: FCT - Fundação para a Ciência e Tecnologia
Âmbito Geográfico Financeiro: Nacional
Calendarização
Data de Início Previsto: 2011-03-01
Data de Início Efetivo: 2011-03-01
Data de Conclusão Prevista: 2014-02-28
Data de Conclusão Efetiva: 2014-05-31
Orçamento
Moeda: EUR
 
Orçamento Global Aprovado: 71.364,00 EUR
Detalhes
Resumo: Assistimos, hoje em Portugal, a uma alteração dos processos de habilitação para a docência em todos as áreas, nomeadamente ao nível da formação inicial de professores de Educação Física (EF), à qual se associa uma mudança do paradigma na formação superior decorrente da implementação do Processo de Bolonha (PB). Acresce que o impacto da implementação do PB coincide em Portugal com transformações legislativas de habilitação para a docência, culminando num novo modelo de estágio (antes pedagógico, hoje profissional). Cumulativamente, a profissão docente atravessa uma fase marcada pela intensificação da
burocratização, aumento das tarefas administrativas e maior responsabilização e controlo público [p/a ref ver 1]. Assim, não só o modo como a escola é vivida se alterou, como emerge uma identidade profissional (IP) com novos contornos, pois a IP é histórica, relacional e situacional [2]. Mudanças também visíveis no contexto internacional que apontam para uma nova visão de escola, que incorpore outras formas de intervir baseadas na investigação sobre o ensino [3]. Assim, ganha relevo a investigação acerca da (re)construção da IP, o resultado de uma interface entre as experiências pessoais dos professores e do contexto social, cultural e institucional do quotidiano [4]. Processo que se inicia antes da formação superior (socialização antecipatória[5, 6]), seguindo-se a socialização durante a formação inicial (formação superior e estágio profissional) [7],
continuando ao longo do percurso profissional. O grande impacto com a prática, materializado no estágio profissional é um momento crucial neste processo por via do choque com a realidade e com a responsabilidade total das funções inerentes à
função de professor [6, 8]. Estudos recentes [3, e.g., 4, 9, 10] têm-se detido sobre a construção da IP no contexto em que esta acontece - a escola. Em particular, encontramos estudos[p/a ref ver 6] que identificam a importância da identidade como uma força de mediação entre estr Ver mais. Adequado para parcelas de texto incompletas e que, através deste ícone, permite-se que o utilizador leia o texto todo.
Enquadramento Científico
Domínio Científico (FOS - Nível 2): Ciências médicas e da saúde

Áreas Científicas (CORDIS - Nível 5)

  • Ciências da Saúde

Palavras Chave

  • Comunidade de Prática
  • Educação Física
  • Formação de Professores
  • Identidade Profissional
Documentos
Mais informações Não existem Documentos associados ao Projeto.

Publicações associados ao Projeto

Instituições Participantes no Projeto
Instituição Contacto Criar Tab?
Nome Nome Curto País Tipo Participação Nome Telefone Email
Faculdade de Desporto da Universidade do Porto FADEUP Portugal Universidade Proponente Mónica Rodrigues 220425254 monicarodrigues@fade.up.pt
 
Orçamentos e Equipas
Orçamento Aprovado: 71.364,00 EUR
Valor Financiado Aprovado: 71.364,00 EUR
Valor co-financiado Aprovado: -
Taxa de Financiamento: 100 %
Orçamento Confidencial:

Pessoas no Projeto

Instituição Nome Nome Curto Função Dedicação (%) Contribuição (%) Afetação
Data de Início Data de Fim
FADEUP Amândio Braga Santos Graça ABSG Investigador 20 0 2011-03-01 2014-05-31
FADEUP Ana Luísa Teixeira Nunes Pereira ALTNP Investigador 15 0 2011-03-01 2013-05-31
FADEUP Joana Cristina Bago dos Santos JCBS Bolseiro 100 0 2013-06-01 2014-02-28
FADEUP Mariana de Sena Amaral da Cunha MSAC Bolseiro 100 0 2011-10-03 2012-09-30
FADEUP Marta de Moura Costa Investigador 30 0 2011-03-01 2012-06-30
FADEUP Patrícia Maria da Silva Gomes PMSG Bolseiro 100 0 2012-05-02 2014-02-28
FADEUP Paula Maria Fazendeiro Batista PMFB Investigador Responsável na UO 40 0 2011-03-01 2014-05-31
FADEUP Paula Maria Leite Queirós PMLQ Investigador 30 0 2012-07-01 2014-05-31

Técnicos no Projeto

Mais informações Não existem Técnicos associadas ao Projeto.
Laboratórios
Mais informações Não existem Laboratórios associados ao Projeto.
Recomendar Página Voltar ao Topo
Copyright 1996-2024 © Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto  I Termos e Condições  I Acessibilidade  I Índice A-Z  I Livro de Visitas
Página gerada em: 2024-05-06 às 04:19:50 | Política de Utilização Aceitável | Política de Proteção de Dados Pessoais | Denúncias