Resumo: |
Pretendemos, com este projeto, elaborar um roteiro selecionado de experiências pedagógicas inovadoras e de instituições escolares
de referência ao longo do século XX em Portugal. Partindo do conceito de forma escolar (ViG94), procuraremos delimitar como
objeto de pesquisa um conjunto significativo de iniciativas, tendo em vista a construção de alternativas parciais ou globais a esse
modelo e que tiveram como resultado tanto a criação de escolas que procuraram apresentar-se como diferentes como o
desenvolvimento de experiências pedagógicas transversais que ambicionavam uma certa exemplaridade. Adotamos nesta
investigação uma perspetiva histórica, sem recusar uma aproximação ao presente educativo. Teremos em conta todo o século XX,
de modo a captar as raízes de algumas dessas experiências, mas enfatizando o período que vai de meados desse século até à
transição para o século XXI pela especificidade de que se reveste, pelas implicações que tem nas práticas educativas
contemporâneas e pela ausência relativa de estudos sobre esse momento, o que abre boas perspetivas no que diz respeito tanto à
originalidade como à atualidade da pesquisa. Embora não estando no centro das nossas preocupações, não poderemos deixar de ter
como primeira grande referência as experiências inovadoras concretizadas em Portugal nas primeiras décadas do século XX,
designadamente no período republicano, sob inspiração do movimento internacional da Educação Nova. A partir dos anos 30, com a
institucionalização do regime autoritário português, o ambiente ideológico tornou-se claramente mais adverso. É a partir dos anos
50 e 60 do século XX que o movimento de renovação pedagógica se intensifica, com a criação de um conjunto importante de
instituições que se apresentavam como alternativas à pedagogia tradicional. À inspiração da Educação Nova junta-se, muito em
particular, a pedagogia Freinet, então redescoberta e que se corporiza no Movimento da Escola Moderna, a par de outras corrent |
Resumo Pretendemos, com este projeto, elaborar um roteiro selecionado de experiências pedagógicas inovadoras e de instituições escolares
de referência ao longo do século XX em Portugal. Partindo do conceito de forma escolar (ViG94), procuraremos delimitar como
objeto de pesquisa um conjunto significativo de iniciativas, tendo em vista a construção de alternativas parciais ou globais a esse
modelo e que tiveram como resultado tanto a criação de escolas que procuraram apresentar-se como diferentes como o
desenvolvimento de experiências pedagógicas transversais que ambicionavam uma certa exemplaridade. Adotamos nesta
investigação uma perspetiva histórica, sem recusar uma aproximação ao presente educativo. Teremos em conta todo o século XX,
de modo a captar as raízes de algumas dessas experiências, mas enfatizando o período que vai de meados desse século até à
transição para o século XXI pela especificidade de que se reveste, pelas implicações que tem nas práticas educativas
contemporâneas e pela ausência relativa de estudos sobre esse momento, o que abre boas perspetivas no que diz respeito tanto à
originalidade como à atualidade da pesquisa. Embora não estando no centro das nossas preocupações, não poderemos deixar de ter
como primeira grande referência as experiências inovadoras concretizadas em Portugal nas primeiras décadas do século XX,
designadamente no período republicano, sob inspiração do movimento internacional da Educação Nova. A partir dos anos 30, com a
institucionalização do regime autoritário português, o ambiente ideológico tornou-se claramente mais adverso. É a partir dos anos
50 e 60 do século XX que o movimento de renovação pedagógica se intensifica, com a criação de um conjunto importante de
instituições que se apresentavam como alternativas à pedagogia tradicional. À inspiração da Educação Nova junta-se, muito em
particular, a pedagogia Freinet, então redescoberta e que se corporiza no Movimento da Escola Moderna, a par de outras correntes
que circulavam internacionalmente. Como no caso das escolas novas, foram questionadas, agora de forma ainda mais ampla,
algumas das principais dimensões da forma escolar por via de estratégias diversas como o recurso a formas alternativas de
organizar tanto o tempo como o espaço escolar. Analisam-se também as formas de flexibilização do currículo, a atribuição de um
papel mais ativo aos alunos na construção do seu conhecimento ou a transformação dos papéis dos professores. |