Saltar para:
Logótipo
Você está em: Início > Projetos > Projeto/Contrato PS:PTDC/CED-EDG/29886/2017

Projeto/Contrato PS:PTDC/CED-EDG/29886/2017

Início Candidatura Aprovado Em Curso Concluído Encerrado

Estado
Estado ConcluídoConcluído
Publicação
PublicadoPublicado
Dados Gerais
Código: 72492
 
Candidatura: NORTE-01-0145-FEDER-029886
 
Referência: PTDC/CED-EDG/29886/2017
Nome Curto: EduTransfer
Título: EduTransfer: Aprender através de diversos contextos educativos: transferibilidade de práticas promissoras no quadro do Horizonte 2020
Financiamento Competitivo: Não
Envolve empresas?: Não
Nº de Instituições Participantes: 1
Âmbito
Tipo: Projeto Financiado
 
Âmbito Geográfico: Nacional
 
Tipo de Ação: I&DT
Financiamento
Programa: IC & DT - 2017 - Projectos de IC & DT (2017)
Instituição Financiadora: Fundação para a Ciência e a Tecnologia
Âmbito Geográfico Financeiro: Nacional
Data de Contrato de Financiamento: 2018-07-17
Entidade Pagadora: Fundação para a Ciência e a Tecnologia
Calendarização
Data de Início Previsto: 2018-01-01
Data de Início Efetivo: 2018-10-01
Data de Conclusão Prevista: 2021-09-30
Data de Conclusão Efetiva: 2022-04-30
Orçamento
Moeda: EUR
 
Orçamento Global Aprovado: 181.344,72 EUR
Detalhes
Resumo: Esta pesquisa participativa analisa as possibilidades de transferibilidade entre instituições educativas, de práticas educativas promissoras, que tomam como base a aprendizagem através da resolução de problemas, como método cooperativo. Por isso, envolve escolas do ensino regular e instituições educativas fora da escola, as arenas alternativas de aprendizagem. Parte-se da preocupação com a necessidade de encontrar formas mais concertadas de ação na educação, que envolvam os diferentes stakeholders na promoção de um sentido de pertença e de compromisso com a educação, por parte de jovens e de docentes, e que contribuam para a redução, com mais sucesso, dos problemas de abandono da educação e formação; dimensões nas quais assenta a relevância do projeto. Assume também relevo a criação de espaços no interior das instituições educativas, onde os jovens tenham
a oportunidade de exercer a sua cidadania e competências essenciais, participando na identificação, tomada de decisão e ação para a melhoria dos seus contextos de vida. A dimensão de inovação do projeto emerge da forte articulação entre pesquisadores, docentes e jovens na construção de práticas participativas de resolução de problemas reais, identificados pelos próprios jovens e que resultam no envolvimento da comunidade, enquanto simultaneamente produzem dados cruciais à compreensão e melhoria dos contextos, permitindo uma análise apurada por parte da equipa de investigação, com o contributo dos participantes. A produção de propostas de medidas políticas para endereçar os problemas identificados envolverá também decisores políticos neste processo. O olhar de investigação sustenta-se numa perspetiva sociológica que argumenta acerca da necessidade de ir além da identificação dos problemas para colaborar na construção de medidas para a sua resolução. Numa articulação coerente com os princípios teóricos de uma pesquisa sensível e implicada nos processos que observa e analisa, a etnografia é o método principal de r Ver mais. Adequado para parcelas de texto incompletas e que, através deste ícone, permite-se que o utilizador leia o texto todo.
Enquadramento Científico
Domínio Científico (FOS - Nível 2): Ciências sociais > Ciências da educação

Áreas Científicas (CORDIS - Nível 5)

  • Ciências Sociais > Ciências da educação

Palavras Chave

  • Aprendizagem pela resolução de problemas
  • Envolvimento escolar
  • Etnografia
  • Práticas promissoras
Documentos
Mais informações Não existem Documentos associados ao Projeto.

Publicações associados ao Projeto

Instituições Participantes no Projeto
Instituição Contacto Criar Tab?
Nome Nome Curto País Tipo Participação Nome Telefone Email
Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade do Porto FPCEUP Portugal Universidade Proponente Helena Araújo 226079737 haraujo@fpce.up.pt
 
Orçamentos e Equipas
Orçamento Confidencial:

Pessoas no Projeto

Instituição Nome Nome Curto Função Dedicação (%) Contribuição (%) Afetação
Data de Início Data de Fim
FPCEUP Alexandra Ermelinda Alves de Oliveira Doroftei AEAOD Bolseiro 100 2019-02-01 2019-08-10
FPCEUP Alexandra Maria Alves Rodrigues de Carvalho AMARC Bolseiro 100 2019-11-01 2021-10-31
FPCEUP Carla Sofia Marques da Silva SMS Investigador 10 2018-10-01 2022-02-28
FPCEUP Cosmin Ionut Nada CIN Investigador 20 2018-10-01 2022-02-28
FPCEUP Elsa Maria Guedes Teixeira EMGT Investigador 100 2020-04-01 2022-02-28
FPCEUP Eunice Margarida B. Macedo Alves EMBMA Co Investigador Responsável 40 2018-10-01 2022-02-28
FPCEUP Helena Costa Gomes de Araújo HCGA Investigador Responsável na UO 40 2018-10-01 2022-02-28
FPCEUP Sofia Ramos de Almeida Santos SRAS Investigador 100 2019-02-01 2021-09-30

Técnicos no Projeto

Técnico Contacto
FPCEUP 373633 Pedro Alexandre das Neves Leal
Laboratórios
Mais informações Não existem Laboratórios associados ao Projeto.
Recomendar Página Voltar ao Topo
Copyright 1996-2024 © Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto  I Termos e Condições  I Acessibilidade  I Índice A-Z  I Livro de Visitas
Página gerada em: 2024-05-06 às 06:21:51 | Política de Utilização Aceitável | Política de Proteção de Dados Pessoais | Denúncias