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Projeto/Contrato PS:PTDC/SOC-ASO/31027/2017

Início Candidatura Aprovado Em Curso Concluído Encerrado

Estado
Estado ConcluídoConcluído
Publicação
PublicadoPublicado
Dados Gerais
Código: 72560
 
Candidatura: NORTE-01-0145-FEDER-031027
 
Referência: PTDC/SOC-ASO/31027/2017
Nome Curto: BO(U)NDS
Título: BO(U)NDS - Laços, Limites e Violência: Estudo longitudinal de programas de prevenção da Violência de Género em contexto escolar
Financiamento Competitivo: Sim
Envolve empresas?: Não
Nº de Instituições Participantes: 3
Âmbito
Tipo: Projeto Financiado
 
Âmbito Geográfico: Nacional
 
Tipo de Ação: I&DT
Financiamento
Programa: IC & DT - 2017 - Projectos de IC & DT (2017)
Instituição Financiadora: Fundação para a Ciência e a Tecnologia
Âmbito Geográfico Financeiro: Nacional
Data de Contrato de Financiamento: 2018-08-01
Entidade Pagadora: Fundação para a Ciência e a Tecnologia
Calendarização
Data de Início Previsto: 2018-03-01
Data de Início Efetivo: 2018-10-04
Data de Conclusão Prevista: 2021-10-03
Data de Conclusão Efetiva: 2022-04-14
Orçamento
Moeda: EUR
 
Orçamento Global Aprovado: 239.014,41 EUR
Detalhes
Resumo: A violência de género contra mulheres e meninas é reconhecida como uma questão de direitos humanos e um problema de saúde publica. Os custos humanos, económicos e sociais têm sido amplamente demonstrados e, durante décadas, têm sido feitos esforços no sentido de promover a proteção a vítimas e responsabilização dos ofensores (incluindo programas de reeducação). Se a violência doméstica contra mulheres afeta um terço das mulheres adultas (FRA 2015), estudos recentes revelam que a violência no namoro atinge 25% das jovens, o que evidencia a sua reprodução geracional, o que justifica a prevenção primária da violência. Desde 2004, vários apelos à prevenção primária (Rosewater 2004) reforçam as escolas como locais privilegiados para a intervenção. Estes programas estão a aumentar nos diversos países com uma diversidade de profissionais a intervir em contexto escolar - forças de segurança, profissionais de saúde, ativistas e docentes. Ainda assim, a avaliação desta intervenção é escassa e mais ainda do impacto a longo prazo. A VG e a VAWG estão incorporadas na estrutura social e nas premissas culturais (Hagemann-White 1998; Michalski 2004; Magalhães 2007). Estudos feministas sobre a violência perpetrada por homens tem estudado as interseções entre o género e outras variáveis como a classe social, ?raça? e nacionalidade (Crenshaw 1997; Sokoloff & Dupont 2005; Sokoloff 2005; Pease & Rees 2008; Kelly & Rehman 2012). Os programas de promoção da mudança têm de ser direcionados à complexidade do problema da violência de género. O Projeto BO(U)NDS pretende realizar um estudo longitudinal com base numa metodologia mista e na comparação hermenêutica entre Portugal, Alemanha, Reino Unido, Grécia e Brasil. Os pressupostos são de que um programa de intervenção na escola com crianças, adolescentes e jovens é mais eficaz e tem efeitos a longo prazo se os conteúdos focarem as bases estruturais e culturais de género e violência doméstica, se forem adequados ao desenvolvimento da crian Ver mais. Adequado para parcelas de texto incompletas e que, através deste ícone, permite-se que o utilizador leia o texto todo.
Enquadramento Científico
Domínio Científico (FOS - Nível 2): Ciências sociais > Ciências da educação

Áreas Científicas (CORDIS - Nível 5)

  • Ciências Sociais > Sociologia

Palavras Chave

  • educação
  • estudo de follow-up
  • prevenção
  • violência de género
Documentos
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Publicações associados ao Projeto

Livro de Atas de Conferência Internacional
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2022
Resumo de Comunicação em Conferência Internacional
Monika Schrõttle (Autor) (Outra); Patricia Almaguer (Autor) (Outra); Maria Arnis (Autor) (Outra); Santiago Boira Sarto (Autor) (Outra); Susana Coimbra (Autor) (FPCEUP); Lara Dimitrijevic (Autor) (Outra); Antonio Eito Mateo (Autor) (Outra); Martina Farrugia (Autor) (Outra); Emily Galea (Autor) (Outra); Camila lglesias (Autor) (Outra); Elina Kofou (Autor) (Outra); Christiana Kouta (Autor) (Outra); Carolina Magalhães Dias (Autor) (Outra); Maria José Magalhães (Autor) (FPCEUP); Chaime Marcuello Servós (Autor) (Outra); Marceline Naudi (Autor) (Outra); Paz Olaciregui Rodríguez (Autor) (Outra); lvana Paust (Autor) (Outra); Susana Pavlou (Autor) (Outra); Lena Põlzer (Autor) (Outra)...(mais 3 autores)
2022
Livro
Maria José Magalhães (Autor) (FPCEUP); Camila Iglesias (Autor) (Outra); Raquel Rodrigues (Autor) (Outra)
2022
Instituições Participantes no Projeto
Instituição Contacto Criar Tab?
Nome Nome Curto País Tipo Participação Nome Telefone Email
Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade do Porto FPCEUP Portugal Universidade Proponente Maria José Magalhães 226079770 mjm@fpce.up.pt
Instituto Superior de Ciências Sociais e Políticas ISCSP-UL Portugal Instituto Parceiro
União de Mulheres Alternativa e Resposta UMAR Portugal Associação Parceiro
 
Orçamentos e Equipas
Orçamento Confidencial:

Pessoas no Projeto

Instituição Nome Nome Curto Função Dedicação (%) Contribuição (%) Afetação
Data de Início Data de Fim
FPCEUP Ana Paula Canotilho de Seixas APCS Co Investigador Responsável 18,64 2018-10-04 2022-04-14
FPCEUP Maria José Magalhães MJM Investigador Responsável na UO 41,68 2018-10-04 2022-04-14
FPCEUP Raquel Rodrigues Monteiro RRM Investigador 100 2019-10-15 2022-04-14

Técnicos no Projeto

Técnico Contacto
FPCEUP 373633 Pedro Alexandre das Neves Leal
Laboratórios
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