Resumo: |
- Medir e comparar as realizações dos resultados de aprendizagem no ensino superior na Europa (CALOHEE) II projeto é um seguimento do projeto CALOHEE (2016-2018): (https://www.calohee.eu). O projeto tem sido - em termos de número de parceiros - um dos maiores de seu tipo e resultou em
resultados inovadores; isto é, Estruturas de Referência de Qualificações Europeias e Referência de Avaliação de Resultados de Aprendizagem em cinco áreas temáticas principais, representando esses setores do Ensino Superior. Espera-se que estes quadros de referência oferecem um importante contributo para repensar as políticas internas e externas de garantia da qualidade a nível Europeu.
CALOHEE oferece referências detalhadas para permitir definir o que é um programa de Ensino Superior relevante e de alta qualidade
deve implicar. Com base na fusão do EQF com LLL e do QF com o EHEA, CALOHEE fornece indicadores claros para três dimensões de aprendizagem para o primeiro e o segundo ciclo: conhecimento, habilidades e atitudes. É, portanto, único e altamente inovador. |
Resultados: |
******************PORTUGUÊS**************
Sensibilização: A parceria trabalhará na maior sensibilização sobre os termos de referência do Tuning-CALOHEE. A parceria desempenha um papel neste respeito através de websites e de newsletters. Como resultado, também o resto dos interessados será informado sobre as metas e objetivos deste projeto de acompanhamento. É a intenção explícita através dos serviços, em particular das organizações envolvidas no projeto, integrar as estruturas CALOHEE nas políticas, procedimentos e práticas e torná-las a base para a definição, inovação, implementação e aprimoramento do currículo nas instituições de ES. Um importante instrumento de conscientização provou ser a publicidade (por exemplo, duas vezes no Times Higher) e as apresentações em conferências e workshops (anuais) que têm como público-alvo especialistas disciplinares ou especialistas em garantia de qualidade e credenciamento. Atenção explícita será dada no site do CALOHEE (https://www.calohee.eu) e no site da Tuning Academy (http://news.tuningacademy.org) às experiências e progressos do CALOHEE II. Durante os primeiros 18 meses do projeto, a atenção estará voltada para a conscientização sobre os principais objetivos deste novo projeto. Ele se concentrará no esboço principal do plano de teste, explicando as metas e objetivos, os desafios a superar, os itens a serem avaliados e as vantagens desta abordagem de encontrar evidências (e garantia) em relação ao desempenho. O meios de comunicação social, em particular o Twitter e o LinkedIn, serão usados para informar um público mais amplo sobre a iniciativa e os materiais desenvolvidos.
*****************INGLÊS****************
Awareness raising: The partnership will work on the further awareness-raising of the Tuning-CALOHEE Reference Frameworks. The full partnership plays a role in this respect through websites and Newsletters. As a result also the
wider world will be informed about the aims and objectives of this follow-up project. It is the explicit intention through the services of in particular the QA organisations involved in the project to mainstream the CALOHEE frameworks in QA policies, procedures and practices and to make these the basis for curriculum design, innovation, implementation and enhancement in HE institutions. An important instrument for awareness-raising has proven to be publicity (for example twice in the Times Higher) and by presentations at (annual) conferences and workshops which target audiences either disciplinary experts or quality assurance and accreditation experts. Explicit attention will be given on both the CALOHEE website (https://www.calohee.eu) and the website of the Tuning Academy (http://news.tuningacademy.org) to the CALOHEE II experiences and progress. During the first 18 months of the project the attention will be on raising awareness about the main aims of this new project. It will concentrate on the main outline of the test blueprint, explaining the aims and objectives, the challenges to overcome, the items to be assessed and the advantages of this approach of finding evidence (and assurance) regarding performance. Social media, in particular Twitter and LinkedIn, will be used to inform a wider audience about the initiative and the materials (to be)
developed. |