Saltar para:
Logótipo
Você está em: Início > Projetos > Projeto/Contrato PS:APQ-00957-21

Projeto/Contrato PS:APQ-00957-21

Início Aprovado Em Curso Concluído Encerrado

Estado
Projeto Em CursoEm Curso
Publicação
PublicadoPublicado
Dados Gerais
Código: 81865
 
Referência: APQ-00957-21
Nome Curto: AMazeLing
Título: Análise e Treinamento de Estruturas Linguísticas Cognitivamente Desafiadoras na L1 ou na L2
Financiamento Competitivo: Sim
Envolve empresas?: Não
Nº de Instituições Participantes: 1
Âmbito
Tipo: Projeto Financiado
 
Âmbito Geográfico: Internacional
 
Tipo de Ação: I&DT
Financiamento
Programa: Edital Nº 001/2023 - DEMANDA UNIVERSAL
Instituição Financiadora: Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais
Âmbito Geográfico Financeiro: Internacional
Calendarização
Data de Início Previsto: 2021-01-01
Data de Início Efetivo: 2021-01-01
Data de Conclusão Prevista: 2025-01-31
Data de Conclusão Efetiva: 2025-01-31
Orçamento
Moeda: EUR
 
Orçamento Global Aprovado: 0,00 EUR
Detalhes
Resumo: : A possibilidade de o conhecimento linguístico ser alterado por diferentes usos da língua está no centro das principais discussões no campo da psicolinguística. Uma crescente gama de evidências empíricas vem demonstrando que diferentes experiências linguísticas controladas podem moldar o conhecimento linguísticos dos falantes. Esses achados trazem, não apenas evidências importantes para o entendimento da arquitetura da gramática mental, mas também sugestões não triviais para o ensino de línguas, seja ela nativa ou adicional. Mais especificamente, esses estudos sugerem que falantes podem reduzir o custo de processamento de determinadas estruturas linguísticas após repetidas exposições a esta estrutura. A pesquisa ora proposta visa testar essa hipótese a partir de experimentos que visam analisar os efeitos da aprendizagem gerada por treinamento linguístico envolvendo grande exposição a estruturas que se mostram cognitivamente desafiadoras. Para a realização do treinamento utilizaremos versões da tarefa labirinto (maze task) para dispositivos móveis e/ou computadores que estamos desenvolvendo no âmbito dos laboratórios de pesquisa. A metodologia do estudo será constituída por fases de (i) identificação e análise de estruturas que se mostram cognitivamente desafiadoras na aquisição do português como L1 e do inglês como L2 e, (ii) por uma fase de intervenção. Nesta conduziremos pré-testes com julgamento de aceitabilidade e leitura autocadenciada para avaliar o desempenho dos participantes em relação às estruturas-alvo, uma intervenção composta pelo treinamento com o aplicativo supracitado, e pós-testes para analisar os efeitos de aprendizagem gerados pela intervenção. A identificação e treinamento das estruturas cognitivamente desafiadoras ora propostas podem lançar luz sobre a arquitetura do conhecimento linguístico dos seres humanos e trazer contribuições psicolinguísticas para o ensino de línguas.
Observações: valor orçamento provado: R$ 34.432,00
Enquadramento Científico
Domínio Científico (FOS - Nível 2): Humanidades

Áreas Científicas (CORDIS - Nível 5)

  • Humanidades > Ciências da linguagem > Linguística

Palavras Chave

  • Aquisição L1 e L2
  • Psicolinguística
  • Teoria e Análise Linguística
Documentos
Mais informações Não existem Documentos associados ao Projeto.

Publicações associados ao Projeto

Instituições Participantes no Projeto
Instituição Contacto Criar Tab?
Nome Nome Curto País Tipo Participação Nome Telefone Email
Faculdade de Letras da Universidade do Porto FLUP Portugal S Não Participante
 

Pessoas no Projeto

Instituição Nome Nome Curto Função Dedicação (%) Contribuição (%) Afetação
Data de Início Data de Fim
FLUP Juliana Novo Gomes JNG Investigador 2021-01-01 2025-01-01

Técnicos no Projeto

Mais informações Não existem Técnicos associadas ao Projeto.
Laboratórios
Mais informações Não existem Laboratórios associados ao Projeto.
Recomendar Página Voltar ao Topo
Copyright 1996-2024 © Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto  I Termos e Condições  I Acessibilidade  I Índice A-Z  I Livro de Visitas
Página gerada em: 2024-05-06 às 07:34:06 | Política de Utilização Aceitável | Política de Proteção de Dados Pessoais | Denúncias