Saltar para:
Logótipo
Você está em: Início > Projetos > Projeto/Contrato PS:IMPACTOS1992244P/2021

Projeto/Contrato PS:IMPACTOS1992244P/2021

Início Aprovado Em Curso Concluído Encerrado

Estado
Projeto Em CursoEm Curso
Publicação
PublicadoPublicado
Dados Gerais
Código: 81873
 
Referência: IMPACTOS1992244P/2021
Nome Curto: IMPACTOS1992244P/2021
Título: Desenvolvimento de Competências Digitais em Educação
Financiamento Competitivo: Sim
Envolve empresas?: Não
Nº de Instituições Participantes: 1
Âmbito
Tipo: Projeto Financiado
 
Âmbito Geográfico: Internacional
 
Tipo de Ação: I&DT
Financiamento
Programa: CAPES - CAPES
Instituição Financiadora: Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior
Âmbito Geográfico Financeiro: Internacional
Calendarização
Data de Início Previsto: 2021-01-01
Data de Início Efetivo: 2021-01-01
Data de Conclusão Prevista: 2025-01-01
Data de Conclusão Efetiva: 2025-01-01
Orçamento
Moeda: EUR
 
Orçamento Global Aprovado: 0,00 EUR
Detalhes
Resumo: As competências digitais envolvem conhecimentos, habilidades e atitudes relacionados à utilização das tecnologias digitais de informação e comunicação (TDIC). Durante a pandemia da covid-19, implementou-se mundialmente o que se convencionou chamar de ensino remoto emergencial (ERE). A avaliação e o desenvolvimento de competências digitais em educação já era um tema de interesse antes da pandemia da covid-19, que deixou mais patente sua importância. Os objetivos deste projeto de pesquisa, desenvolvido em rede internacional, são: a) conduzir revisões de literatura sobre esses temas; b) analisar a experiência de gestores, educadores, estudantes, pais e outros profissionais durante o ERE, especificamente em relação ao uso de TDIC; c) elaborar e validar instrumentos para a avaliação de competências digitais; d) avaliar o nível de competência digital desses atores por meio da aplicação dos instrumentos elaborados e validados; e) elaborar, aplicar e avaliar atividades visando o desenvolvimento das competências digitais desses atores; f) realizar cursos de formação de educadores para o desenvolvimento de competências digitais; g) elaborar, validar e implementar um programa de formação para o desenvolvimento de competências digitais. O referencial teórico envolve diversos frameworks elaborados pela União Europeia, como: DigComp ? The Digital Competence Framework for Citizens; DigCompEdu ? European Framework for the Digital Competence of Educators e DigCompOrg ? a European framework for digitally-competent Educational Organizations, além de outros frameworks, como os elaborados pela Unesco, ISTE e TPACK. A pesquisa é aplicada, explicativa, longitudinal e de campo, com uma abordagem de métodos mistos. A metodologia inclui: a) surveys; b) intervenções; c) estudos de caso, d) pesquisa-ação. A coleta de dados será realizada por análise documental, questionários, testes, entrevistas, grupos focais e observação. A análise dos dados quantitativos envolverá estatística descritiva Ver mais. Adequado para parcelas de texto incompletas e que, através deste ícone, permite-se que o utilizador leia o texto todo.
Enquadramento Científico
Domínio Científico (FOS - Nível 2): Ciências sociais

Áreas Científicas (CORDIS - Nível 5)

  • Humanidades > Ciências da linguagem

Palavras Chave

  • Humanidades digitais
Documentos
Mais informações Não existem Documentos associados ao Projeto.

Publicações associados ao Projeto

Instituições Participantes no Projeto
Instituição Contacto Criar Tab?
Nome Nome Curto País Tipo Participação Nome Telefone Email
Faculdade de Letras da Universidade do Porto FLUP Portugal S Não Participante
 

Pessoas no Projeto

Instituição Nome Nome Curto Função Dedicação (%) Contribuição (%) Afetação
Data de Início Data de Fim
FLUP Juliana Novo Gomes JNG Investigador 2021-01-01 2025-01-01

Técnicos no Projeto

Mais informações Não existem Técnicos associadas ao Projeto.
Laboratórios
Mais informações Não existem Laboratórios associados ao Projeto.
Recomendar Página Voltar ao Topo
Copyright 1996-2024 © Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto  I Termos e Condições  I Acessibilidade  I Índice A-Z  I Livro de Visitas
Página gerada em: 2024-05-06 às 02:31:49 | Política de Utilização Aceitável | Política de Proteção de Dados Pessoais | Denúncias