Resumo (PT):
O modo ciclável tem sido muitas vezes marginalizado por pesquisadores e profissionais da
área do planeamento. Mesmo sabendo que o investimento em modos suaves é essencial para
o avanço em direção à uma mobilidade urbana sustentável, a visão da bicicleta como um
modal em potencial não é algo universal. Dentro de um projeto mais amplo, esta pesquisa
visa, com base na Teoria do Comportamento Planejado e no Modelo Transteórico de
Mudança, analisar e classificar a perspetiva dos planeadores em relação ao potencial ciclável
das suas cidades em busca de uma postura mais positiva, através do uso de um sistema
específico de suporte ao planeamento (SSP), o Método de Avaliação do Potencial Ciclável.
Uma mudança significativa foi encontrada nas atitudes e perceções, 33% da amostra mostrou
progresso ao longo dos perfis de atitudes criados. Além disso, 66% reconhece que o SSP
melhorou sua perceção acerca do potencial ciclável de suas cidades.
Abstract (EN):
Idioma:
Português
Tipo (Avaliação Docente):
Científica
Nº de páginas:
12