Resumo (PT):
Apesar do crescente reconhecimento do potencial ciclável para uma mobilidade urbana mais
sustentável, existe ainda o debate em muitas cidades principiantes para encontrar a
abordagem mais adequada para atingir o compromisso politico e social para uma verdadeira
mudança modal.
Neste artigo, exploramos a operacionalização do conceito de potencial ciclável, com o
objetivo de o representar espacialmente e fornecer este conhecimento detalhado às
autoridades locais. A partir deste método, exploramos dois municípios, Porto e Matosinhos,
em que Porto apresenta um maior potencial devido à sua maior densidade populacional, que
melhora a eficiência das políticas, como infraestrutura, ao cobrir uma maior percentagem da
população, enquanto que o menor potencial de Matosinhos resulta da sua assimetria
geográfica da distribuição populacional. O potencial ciclável de ambos pode ser melhorado
com a implementação de infraestrutura em áreas onde haja uma maior concentração de
população com maior propensão para andar de bicicleta, numa abordagem bairro a bairro.
Abstract (EN):
Idioma:
Português
Tipo (Avaliação Docente):
Científica
Nº de páginas:
12