Supervisão, Controlo e Redes Inteligentes
Áreas Científicas |
Classificação |
Área Científica |
OFICIAL |
Outras Áreas Técnicas |
Ocorrência: 2023/2024 - 1S
Ciclos de Estudo/Cursos
Sigla |
Nº de Estudantes |
Plano de Estudos |
Anos Curriculares |
Créditos UCN |
Créditos ECTS |
Horas de Contacto |
Horas Totais |
M.EEC |
66 |
Plano de Estudos Oficial |
1 |
- |
6 |
45,5 |
162 |
Docência - Responsabilidades
Língua de trabalho
Português - Suitable for English-speaking students
Objetivos
1. Compreender e conhecer a constituição e o funcionamento dos sistemas de supervisão e controlo dos sistemas elétricos de energia e conhecer as suas funcionalidades principais ao nível do SCADA, EMS e DMS.
2. Compreender os princípios da estimação de estado (modelo DC e AC), resolvendo problemas concretos.
3. Compreender o problema do Despacho Ótimo Económico, resolvendo problemas concretos.
4. Conhecer o princípio de funcionamento dos principais dispositivos FACTS, sua utilização e modelização.
5. Caracterizar o racional da mudança de paradigma em curso no setor elétrico e a sua influência nos mecanismos de supervisão, operação e controlo.
6. Dominar o conceito de micro-rede e de multi-micro-rede e seus modos de funcionamento enquanto elementos seminais no âmbito do desenvolvimento das redes elétricas inteligentes.
7. Dominar a modelização em regime dinâmico de sistemas de produção de energia em microrredes e multi-microrredes e respetivas estratégias de controlo.
Resultados de aprendizagem e competências
Obter uma visão global sobre os problemas de monitorização, gestão e controlo das redes elétricas de transporte e distribuição, envolvendo conhecimentos sobre a arquitetura de sistemas SCADA e principais funcionalidades dos sistemas EMS e DMS.
Ser capaz de compreender os principais problemas associados às funcionalidades residentes nos sistemas EMS e DMS e conhecer a formulação matemática adotada para resolver esses problemas.
Compreender a mudança de paradigma associada à produção distribuída de eletricidade, relacionando-a com os impactos daí resultantes.
Compreender o funcionamento de microgeradores, microrrredes e multi-microrredes no âmbito da mudança de paradigma associada à produção distribuída de eletricidade.
Modo de trabalho
Presencial
Pré-requisitos (conhecimentos prévios) e co-requisitos (conhecimentos simultâneos)
Pré-requisitos: Álgebra, Métodos Numéricos, Programação, Circuitos, Sistemas Elétricos de Energia
Co-requisitos: Regimes estacionários do SEE
Programa
1. Arquiteturas de centros de controlo com articulação entre SCADA, EMS, DMS. Descrição das funcionalidades de um SCADA, EMS e DMS e sua articulação. 2. Estimação de Estado - formulação do problema (DC e AC) e métodos de resolução. Deteção de falsas medidas. 3. Introdução ao problema de despacho económico. Formulação e métodos de resolução. Breve introdução ao despacho hidro-térmico e à utilização de bombagem hidroelétrica. 4. Principais tipos de FACTS (SVC, STACOM). Modelização para análise de redes. 5. A mudança de paradigma no setor elétrico: integração de recursos distribuídos nas redes de distribuição, seus impactos e a necessidade de explorar mecanismos de gestão inteligente do consumo (telegestão/telecontagem da energia). 6. O conceito de microrrede, estratégias de operação e controlo e seus modos de operação. Extensão do conceito de microrrede: a multi-microrrede. 7. Modelos para operação em regime dinâmico de unidades de microgeração e estratégias de controlo das microrredes e multi-microrredes.Bibliografia Obrigatória
Antonio Gómez Expósito;
Análisis y operación de sistemas de energía eléctrica. ISBN: 84-481-3592-X
N. D. Hatziargyriou;
Microgrids. ISBN: 978-1-118-72068-4
Bibliografia Complementar
John J. Grainger;
Power System Analysis. ISBN: 0-07-113338-0
P. S. R. Murty;
Operation and control in power systems
Métodos de ensino e atividades de aprendizagem
Aulas teóricas de exposição e aulas T/P para consolidação de conhecimentos teóricos, resolvendo problemas simples e utilizando programas de simulação computacional que permitirão aos alunos uma melhor compreensão dos problemas sob estudo.
As aulas T/P serão também utilizadas para apoiar os alunos no desenvolvimento dos trabalhos cujos relatórios serão objeto de avaliação.
Software
PowerWorld
The Mathworks - Matlab - Release 11.1
PSS/E v33 ou V34
Tipo de avaliação
Avaliação distribuída com exame final
Componentes de Avaliação
Designação |
Peso (%) |
Exame |
60,00 |
Trabalho prático ou de projeto |
40,00 |
Total: |
100,00 |
Componentes de Ocupação
Designação |
Tempo (Horas) |
Estudo autónomo |
66,50 |
Frequência das aulas |
45,50 |
Trabalho escrito |
50,00 |
Total: |
162,00 |
Obtenção de frequência
As componentes de avaliação são as seguintes:
- 2 trabalhos práticos e respetivos relatórios escritos;
- exame final.
Será obtida frequência se se verificarem simultaneamente as seguintes condições:
-Não exceder o número permitido de faltas;
-Obter no mínimo 50% na avaliação dos trabalhos.
Os trabalhos permitem avaliar as competências CDIO 1.2, 1.3, 1.4, 2.1, 2.3, 2.4, 3.1, 3.3, 4.1, 4.2 4.3, 4.4 e 4.6 O exame final permite avaliar as competências CDIO 1.2, 1.3, 1.4, 2.1, 2.3, 2.4
Fórmula de cálculo da classificação final
Fórmula de cálculo da classificação final: 0.6*Exame + 0.2*Trabalho1+0.2*Trabalho2.
Obtenção de classificação mínima de 50% em dois trabalhos de avaliação distribuída;
Obtenção de classificação mínima de 45% no exame.
Avaliação especial (TE, DA, ...)
Estas situações não dispensam a realização dos dois trabalhos de avaliação continua. Estes trabalhos têm que ser realizados no mesmo prazo que for fixado para os estudantes ordinários. A forma de avaliação é portanto a mesma para todos os estudantes, independentemente do seu estatuto.
A eventual não frequência de aulas poderá determinar a realização de entrevistas de avaliação, após a entrega dos relatórios.
Melhoria de classificação
Só é admitida melhoria de classificação relativa à componente de avaliação referente ao exame final.
A melhoria de classificação da avaliação distribuída exige nova frequência da unidade curricular e realização de dois trabalhos específicos.
Observações
Em caso de não aprovação à unidade curricular, a classificação dos trabalhos pode ser mantida, por solicitação do estudante, nos dois anos letivos subsequentes.