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Gestão de Empresas e Empreendedorismo

Código: M.EIC016     Sigla: GEE

Áreas Científicas
Classificação Área Científica
OFICIAL Métodos Quantitativos e Gestão

Ocorrência: 2023/2024 - 2S Ícone do Moodle

Ativa? Sim
Unidade Responsável: Departamento de Engenharia e Gestão Industrial
Curso/CE Responsável: Mestrado em Engenharia Informática e Computação

Ciclos de Estudo/Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Anos Curriculares Créditos UCN Créditos ECTS Horas de Contacto Horas Totais
M.EIC 125 Plano de estudos oficial 1 - 6 39 162

Docência - Responsabilidades

Docente Responsabilidade
José Pedro Coelho Rodrigues Regente

Docência - Horas

Teórico-Práticas: 3,00
Tipo Docente Turmas Horas
Teórico-Práticas Totais 5 15,00
José Pedro Coelho Rodrigues 12,00
Manuel Pinto Neves Aires de Matos 3,00

Língua de trabalho

Português - Suitable for English-speaking students
Obs.: Havendo estudantes que não falem português, as aulas teóricas e uma turma prática serão lecionadas em inglês

Objetivos

A unidade curricular tem por objetivo desenvolver competências na área da Gestão e Empreendedorismo, integrando uma sólida componente teórica, baseada na apresentação e discussão de conceitos e metodologias, com a sua aplicação à análise e à discussão de casos de estudo.

Resultados de aprendizagem e competências

No final da unidade curricular, os estudantes devem ser capazes de:
1. Compreender o papel do gestor e da gestão na empresa, bem como a sua evolução.
2. Compreender e explorar as tecnologias de informação como elemento potenciador da Gestão.
3. Compreender o papel das áreas funcionais de gestão e a forma como se interligam na estratégia da empresa.
4. Aplicar um conjunto de conceitos, métodos e ferramentas de Gestão nas áreas financeira, de marketing, operações e estratégia para analisar problemas, identificar alternativas e tomar decisões de gestão.
5. Aplicar os métodos e ferramentas da Gestão à análise de empresas e identificação de melhorias.
6. Recordar e caracterizar os componentes de um modelo de negócio e a forma como se articulam para criar, entregar e capturar valor.
7. Aplicar as ferramentas conceptuais do ponto anterior para desenvolver e analisar modelos de negócio e estratégias empreendedoras.

Modo de trabalho

Presencial

Programa


  1. A GESTÃO E O SEU CONTEXTO 

  2. GESTÃO DE ÁREAS FUNCIONAIS 


2.1. Gestão Financeira 


2.2. Marketing 


2.3. Gestão de Operações 


3.GESTÃO ESTRATÉGICA 


3.1. Gestão estratégica e competitividade     



  1. EMPREENDEDORISMO – DA IDEIA AO NEGÓCIO


4.1. Modelo de Negócio e Aprendizagem e Experimentação Estratégicas


4.2. Alinhamento Produto-Mercado – Proposta de Valor e Segmentos de Clientes


4.3. A Ligação aos Clientes – Relacionamento com os Clientes, Canais de Distribuição e Modelos de Receitas


4.4. Operações – Atividades Chave, Recursos Chave, Parceiros Chave e Estrutura de Custos


4.5. Estratégia Empreendedora – Uma Lógica Integradora

Bibliografia Obrigatória

Ricky W. Griffin; Management. ISBN: 978-1-305-50129-4
Steve Blank; The startup owner.s manual. ISBN: 978-0-9849993-0-9
Alexander Osterwalder; Business model generation. ISBN: 978-0-470-87641-1

Bibliografia Complementar

Philip Kotler; Principles of marketing. ISBN: 1-292-22017-1
António Borges; Elementos de contabilidade geral. ISBN: 978-989-8058-41-6

Métodos de ensino e atividades de aprendizagem

As aulas serão usadas para a apresentação de conceitos, apresentação de casos e discussão de casos, havendo casos de discussão e casos de avaliação:
Os casos de discussão serão disponibilizados aos alunos na semana anterior e serão discutidos em aula, sem avaliação sumativa.
Os 3 casos de avaliação serão disponibilizados no início do semestre, e os alunos deverão realizar um relatório de 20 slides e fazer a discussão em aula, contando o relatório e discussão para a avaliação de frequência. 


Avaliação distribuída com exame final:

- 60% da classificação final -  apresentação e discussão de três casos de estudo (trabalho de grupo);
- 15% da classificação final -  participação individual na discussão dos casos;
- 25% da classificação final – exame final.


Nota mínima de 37,5% em cada uma das componentes de avaliação.

Tipo de avaliação

Avaliação distribuída com exame final

Componentes de Avaliação

Designação Peso (%)
Participação presencial 15,00
Exame 25,00
Trabalho prático ou de projeto 60,00
Total: 100,00

Componentes de Ocupação

Designação Tempo (Horas)
Elaboração de projeto 45,00
Estudo autónomo 40,00
Frequência das aulas 39,00
Trabalho escrito 38,00
Total: 162,00

Obtenção de frequência

No início do semestre, os alunos deverão organizar-se em grupos, sendo que toda a avaliação de frequência será realizada por grupo:

•60% da classificação final- Apresentação e discussão de três casos de estudo.
•15% da classificação final- participação individual na discussão dos casos. 


A classificação individual de frequência de cada elemento do grupo de trabalho poderá variar entre -2 e +2 valores de acordo com os resultados da heteroavaliação.

Minimum classification of 37,5% in each of the evaluation components.

Fórmula de cálculo da classificação final

Nota final= 0,6*(apresentação e discussão em grupo de casos)  + 0,15*(participação individual na discussão dos casos) + 0,25*nota de exame.

Os alunos que não comparecerem na aula de discussão do caso terão zero valores na componente de discussão do caso, que representa 50% da avaliação do caso.

A classificação individual de frequência de cada elemento do grupo de trabalho será ajustada entre -2 e +2 valores de acordo com os resultados da heteroavaliação do trabalho de grupo.

O exame é sem consulta.

Nota mínima de 37,5% em cada uma das componentes de avaliação.

Provas e trabalhos especiais

Nas épocas especiais a classificação final será obtida da seguinte forma:
1. deverão realizar um trabalho individual a ser definido pelos docentes
2. deverão sujeitar-se a um exame oral sobre o tema do trabalho.
3. realizar um exame.

nota final= 0,4*(relatório e apresentação oral do trabalho individual) + 0,6*nota de exame.

Classificação mínima de 37,5% em cada uma das componentes de avaliação

Avaliação especial (TE, DA, ...)

Os estudantes em regime especial que não possam frequentar as aulas obterão a nota de frequência da seguinte forma:
1. deverão realizar um trabalho individual a ser definido pelos docentes
2. deverão sujeitar-se a um exame oral sobre o tema do trabalho.
3. Muito embora a frequência da totalidade das aulas não seja obrigatória, a presença nas aulas práticas nos três momentos de apresentação e discussão da componente de avaliação de frequência é obrigatória, mesmo para os estudantes em regime especial.
4. Os trabalhadores estudantes deverão contactar os docentes no início das aulas para definir o plano de trabalhos.

Melhoria de classificação

A melhoria da parte do exame obedecerá ao regulamento em vigor.
A melhoria da componente de frequência será realizada no ano seguinte.
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