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Marketing

Código: M.EIC020     Sigla: MK

Áreas Científicas
Classificação Área Científica
OFICIAL Métodos Quantitativos e Gestão

Ocorrência: 2023/2024 - 2S Ícone do Moodle

Ativa? Sim
Unidade Responsável: Departamento de Engenharia e Gestão Industrial
Curso/CE Responsável: Mestrado em Engenharia Informática e Computação

Ciclos de Estudo/Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Anos Curriculares Créditos UCN Créditos ECTS Horas de Contacto Horas Totais
M.EIC 29 Plano de estudos oficial 1 - 6 39 162

Docência - Responsabilidades

Docente Responsabilidade
Maria Gabriela Beirão dos Santos Regente

Docência - Horas

Teórico-Práticas: 3,00
Tipo Docente Turmas Horas
Teórico-Práticas Totais 1 3,00
Maria Gabriela Beirão dos Santos 3,00

Língua de trabalho

Português - Suitable for English-speaking students

Objetivos

A unidade curricular tem por objectivo desenvolver competências na área da Gestão de Marketing, integrando uma sólida componente teórica, baseada na apresentação e discussão de conceitos e metodologias, com a sua aplicação ao desenvolvimento de um plano de marketing e à discussão de casos de estudo.

Resultados de aprendizagem e competências

No final da unidade curricular, os estudantes devem ser capazes de:
1. Compreender o papel do Marketing na gestão das organizações;
2. Compreender e aplicar os principais conceitos e instrumentos de Marketing ao desenvolvimento de estratégias e planos de Marketing nas organizações.
3. Compreeender e aplicar os conceitos de Marketing à gestão do relacionamento com os clientes.
4. Utilizar os conceitos e intrumentos do Marketing para apoiar o desenvolvimento e oferta de produtos e serviços de base tecnológica.
5. Utilizar os conceitos e intrumentos de Marketing para compreender os factores de mercado.
6. Ser capazes de desenvolver trabalho em equipa.

Modo de trabalho

Presencial

Programa

1. INTRODUÇÃO
1.1. Conceitos fundamentais de Marketing
1.2. Estratégias e planos de Marketing

2. O MEIO ENVOLVENTE E O MERCADO
2.1. Sistemas de informação e estudos de marketing
2.2. Criação de valor, satisfação e fidelização
2.3. Gestão do relacionamento com o cliente (CRM)

3. DESENVOLVIMENTO DE ESTRATÉGIAS DE MARKETING
3.1. Segmentação 
3.2. Identificação dos mercados alvo
3.3. Posicionamento

4. A ESTRATÉGIA DE PRODUTO OU SERVIÇO
4.1. A estratégia de produtos e serviços
4.2. A marca
4.3. O ciclo de vida dos produtos e marcas

5. POLÍTICA DE PREÇOS
5.1. Definição da política de preços
5.2. Relação entre preço, procura e custos

6. CANAIS DE DISTRIBUIÇÃO
6.1. Canais de distribuição e redes de distribuição
6.2. Novos canais de distribuição

7. ESTRATÉGIA DE COMUNICAÇÃO
7.1. Meios de comunicação personalizada e em massa
7.2. Gestão integrada de planos de comunicação

8. PESSOAS, PROCESSOS E EVIDÊNCIA FÍSICA NO MARKETING DE SERVIÇOS

Bibliografia Obrigatória

Kotler Philip; Marketing management. ISBN: 978-0-273--75..6-0

Bibliografia Complementar

Wilson Alan 070; Services marketing. ISBN: 978-0-07-7131715
Lovelock Christopher; Services marketing. ISBN: 0-13-611874-7
Kotler, Philip 070; Principles of marketing. ISBN: 0-273-64662-1

Métodos de ensino e atividades de aprendizagem

As aulas teórico-práticas envolverão apresentação de conceitos e instrumentos de marketing, discussão de casos de estudo, e apresentação e discussão do trabalho de grupo a realizar pelos alunos.

Tipo de avaliação

Avaliação distribuída com exame final

Componentes de Avaliação

Designação Peso (%)
Exame 30,00
Participação presencial 10,00
Trabalho escrito 60,00
Total: 100,00

Componentes de Ocupação

Designação Tempo (Horas)
Elaboração de projeto 30,00
Estudo autónomo 36,00
Frequência das aulas 56,00
Trabalho de investigação 13,00
Total: 135,00

Obtenção de frequência

A avaliação de frequência envolverá a realização de um plano de marketing e um estudo de caso, a realizar em grupo: 

1. Apresentação da estratégia de Marketing (10% da nota final) 
2. Apresentação oral do Plano de Marketing (10% da nota final)
3. Relatório escrito do Plano de Marketing (20% da nota final) 
4. Apresentação e discussão do estudo de caso (20%)
5. Participação individual nas aulas, nos quizzes de aula e discussão dos casos de estudo (10% da nota final) 

Nota mínima de 37,5% em cada um dos componentes de avaliação.

A classificação individual de frequência de cada elemento do grupo de trabalho poderá variar entre -2 e +2 valores de acordo com os resultados da heteroavaliação.

Fórmula de cálculo da classificação final

Classificação Final=0,1*participação nas aulas+0,2*duas apresentações do plano de marketing+0,2*relatorio do plano de marketing+0,2*estudo de caso+0,3*exame

Presença obrigatória na apresentação do caso e estudo e trabalho de grupo, caso não compareçam serão penalizados.

A classificação individual de frequência de cada elemento do grupo de trabalho será ajustada entre -2 e +2 valores de acordo com os resultados da heteroavaliação do trabalho de grupo. 

Nota mínima de 37,5% em cada uma das componentes de avaliação.

O exame é sem consulta. 

 

Provas e trabalhos especiais

A avaliação de frequência envolverá o desenvolvimento de um plano de marketing e a análise e discussão de um caso de estudo. O plano de Marketing poderá centrar-se num novo plano para uma empresa já existente, num plano de introdução de um novo produto ou serviço de uma empresa já existente (por ex. software), ou no desenvolvimento de um novo produto e na criação de uma nova empresa. Este trabalho vai ser desenvolvido ao longo de todo o semestre, à medida que os diferentes conceitos e instrumentos de Marketing vão sendo apresentados e discutidos nas aulas.

Avaliação especial (TE, DA, ...)

Avaliação idêntica ao caso normal. 
Embora a frequência da totalidade das aulas não seja obrigatória, a presença nas aulas práticas nos três momentos de apresentação e discussão da componente de avaliação de frequência é obrigatória, mesmo para os estudantes em regime especial. 

Melhoria de classificação

A classificação da componente relativa ao exame pode ser melhorada no recurso da época normal em que foi obtida a aprovação, ou na época normal do ano lectivo seguinte.

A classificação de frequência  será considerada no caso da repetição do exame no mesmo ano letivo ou no ano letivo seguinte.

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