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Sistemas de Apoio à Decisão

Código: M.EGI002     Sigla: SAD

Áreas Científicas
Classificação Área Científica
OFICIAL Estatística e Investigação Operacional

Ocorrência: 2023/2024 - 1S Ícone do Moodle

Ativa? Sim
Página Web: https://www.fe.up.pt/si/disciplinas_GERAL.FormView?P_ANO_LECTIVO=2008/2009&P_CAD_CODIGO=EEC0086&P_PERIODO=2S
Unidade Responsável: Departamento de Engenharia e Gestão Industrial
Curso/CE Responsável: Mestrado em Engenharia e Gestão Industrial

Ciclos de Estudo/Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Anos Curriculares Créditos UCN Créditos ECTS Horas de Contacto Horas Totais
M.EGI 115 Plano de estudos oficial 1 - 6 45,5 162

Docência - Responsabilidades

Docente Responsabilidade
Luís Filipe Ribeiro dos Santos Guimarães Regente
Luís Gonçalo Rodrigues Reis Figueira Regente

Língua de trabalho

Inglês

Objetivos

Complementar e aprofundar os conhecimentos teóricos e a prática de diversos métodos de Apoio à Decisão. Esta unidade curricular dá seguimento ao estudo das técnicas da Investigação Operacional iniciado ao nível da Licenciatura, com ênfase na tomada de decisão em contextos de incerteza.

Aprofundar o estudo de métodos de Análise e de Estruturação de problemas, tendo em vista a resolução de problemas reais nas organizações. É dado especial relevo aos aspectos relacionados com as Cadeias de Markov, os Sistemas de Filas de Espera e a Simulação Visual Interativa. É feita uma introdução às abordagens Multi-objetivo e Multi-critério de apoio à decisão.

Promover e aprofundar aptidões inter-pessoais, nomeadamente de trabalho em grupo e de comunicação.

Resultados de aprendizagem e competências

Esta unidade curricular promove a aquisição das competências seguintes:

  • Estruturar abordagens para situações complexas de decisão com recurso a métodos quantitativos;
  • Identificar e selecionar as técnicas da investigação operacional que melhor se adequam à resolução dos problemas concretos nas organizações;
  • Dominar os aspetos algorítmicos e computacionais associados às técnicas da Investigação Operacional estudadas nesta unidade curricular;
  • Trabalhar e cooperar em equipa.

Modo de trabalho

Presencial

Pré-requisitos (conhecimentos prévios) e co-requisitos (conhecimentos simultâneos)

Investigação Operacional
Estatística

Programa

1. CADEIAS DE MARKOV: Matriz e diagrama de transição. Análise de cadeias de Markov regulares e de cadeias de Markov absorventes. Generalizações.

2. SISTEMAS DE ESPERA: Caracterização de sistemas de espera. Sistema M/M/1. Outros sistemas Markovianos com mais de um posto de atendimento. Sistemas Markovianos com capacidade limitada e sistemas fechados. Sistemas com clientes com prioridades distintas.

3. SIMULAÇÃO: Objetivos e limitações. O método dos acontecimentos, atividades e processos. Conceitos fundamentais (entidades, filas, etc.). Criação de modelos. Introdução ao software Arena e aplicação a casos de estudo.

4. DECISÃO MULTIOBJETIVO E MULTICRITÉRIO: Conceitos fundamentais (dominância, fronteira de pareto), Técnicas para a geração de alternativas não dominadas. Métodos interativos. Técnicas de apoio à decisão multicritério. 

Bibliografia Obrigatória

Ana Camanho; Conteúdos de apoio à Unidade Curricular disponíveis no Moodle, 2021
Beatriz Carrapatoso; Conteúdos sobre o tema de Simulação disponíveis no Moodle., 2021

Bibliografia Complementar

Winston Wayne L.; Operations research. ISBN: 0-534-20971-8
Hillier Frederick S.; Introduction to management science. ISBN: 0-07-119554-8
Hillier Frederick S.; Introduction to operations research. ISBN: 007-123828-X
José Soeiro Ferreira, Rui Oliveira (Eds); Investigação Operacional em ação, IUC, 2014. ISBN: 978-989-26-0737-5

Métodos de ensino e atividades de aprendizagem

No âmbito desta disciplina combinam-se aulas de exposição de métodos e técnicas de Investigação Operacinal, aulas de resolução de problemas (algumas das quais com o apoio de computadores), e aulas de apresentação e discussão de casos pelos alunos.

Software

AnyLogic

Palavras Chave

Ciências Físicas > Matemática > Matemática aplicada > Investigação operacional
Ciências Sociais

Tipo de avaliação

Avaliação distribuída com exame final

Componentes de Avaliação

Designação Peso (%)
Exame 65,00
Trabalho prático ou de projeto 35,00
Total: 100,00

Componentes de Ocupação

Designação Tempo (Horas)
Elaboração de projeto 34,00
Estudo autónomo 86,00
Frequência das aulas 42,00
Total: 162,00

Obtenção de frequência

De acordo com as "Normas Gerais de Avaliação" do Conselho Pedagógico da FEUP.

Fórmula de cálculo da classificação final

Fórmula de Cálculo da Classificação final:
Classificação Final = 0.65*EF + 0.35*(AG+OI).

Sendo:
EF: Exame Final
AG: Avaliação do trabalho de Grupo - Avaliação do trabalho realizado pelo grupo no software Arena, tendo por base a qualidade do modelo implementado em Arena, o relatório produzido e a apresentação oral do trabalho (em escala 0 a 20 val).
OI: Offset Individual - Desempenho individual dentro da equipa, cuja nota é atribuída pelos docentes da Unidade Curricular, tendo por base a média das avaliações dadas pelos pares (colegas do grupo). Esse offset individual pode variar entre ±2, devendo o somatório dos Offset_Individual para todos os elementos de uma equipa estar compreendido entre -1 e +1.

A aprovação à UC exige a obtenção de uma classificação maior ou igual a 7,5 valores no trabalho de grupo de Simulação (AG+OI) e no exame final.

Na época de recurso, os pesos do exame e do trabalho de grupo usados no cálculo da classificação final são idênticos aos da época normal.

Provas e trabalhos especiais

Caso de Estudo trabalhado em grupo, com produção de relatório e com apresentação final.

Os conteúdos de Simulação, avaliados no Caso de Estudo, não serão objeto de avaliação no exame final.

Trabalho de estágio/projeto

Não se aplica.

Avaliação especial (TE, DA, ...)

Para os estudantes com estatutos e condições especiais (dirigentes associativos, atletas de alto rendimento, necessidades educativas especiais) mantem-se o peso do exame igual a 65% e o peso do trabalho em grupo igual a 35%.

Melhoria de classificação

Os estudantes podem repetir o exame na época de recurso, mas não há possibilidade de repetição da componente de avaliação referente ao trabalho realizado em grupo.

Os estudantes que pretendam obter melhoria de classificação poderão também fazê-lo no ano letivo seguinte. A nota do trabalho de grupo será considerada identica à do ano letivo anterior no caso da repetição do exame no ano letivo seguinte.

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