Código: | M.EGI002 | Sigla: | SAD |
Áreas Científicas | |
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Classificação | Área Científica |
OFICIAL | Estatística e Investigação Operacional |
Ativa? | Sim |
Página Web: | https://www.fe.up.pt/si/disciplinas_GERAL.FormView?P_ANO_LECTIVO=2008/2009&P_CAD_CODIGO=EEC0086&P_PERIODO=2S |
Unidade Responsável: | Departamento de Engenharia e Gestão Industrial |
Curso/CE Responsável: | Mestrado em Engenharia e Gestão Industrial |
Sigla | Nº de Estudantes | Plano de Estudos | Anos Curriculares | Créditos UCN | Créditos ECTS | Horas de Contacto | Horas Totais |
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M.EGI | 115 | Plano de estudos oficial | 1 | - | 6 | 45,5 | 162 |
Docente | Responsabilidade |
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Luís Filipe Ribeiro dos Santos Guimarães | Regente |
Luís Gonçalo Rodrigues Reis Figueira | Regente |
Teóricas: | 1,50 |
Teórico-Práticas: | 2,00 |
Tipo | Docente | Turmas | Horas |
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Teóricas | Totais | 4 | 6,00 |
Luís Filipe Ribeiro dos Santos Guimarães | 2,00 | ||
Flávia Barbosa | 2,00 | ||
Luís Gonçalo Rodrigues Reis Figueira | 1,00 | ||
João Figueiredo Lopes Alves | 1,00 | ||
Teórico-Práticas | Totais | 4 | 8,00 |
Luís Filipe Ribeiro dos Santos Guimarães | 2,67 | ||
João Figueiredo Lopes Alves | 1,33 | ||
Flávia Barbosa | 2,67 | ||
Luís Gonçalo Rodrigues Reis Figueira | 1,33 |
Complementar e aprofundar os conhecimentos teóricos e a prática de diversos métodos de Apoio à Decisão. Esta unidade curricular dá seguimento ao estudo das técnicas da Investigação Operacional iniciado ao nível da Licenciatura, com ênfase na tomada de decisão em contextos de incerteza.
Aprofundar o estudo de métodos de Análise e de Estruturação de problemas, tendo em vista a resolução de problemas reais nas organizações. É dado especial relevo aos aspectos relacionados com as Cadeias de Markov, os Sistemas de Filas de Espera e a Simulação Visual Interativa. É feita uma introdução às abordagens Multi-objetivo e Multi-critério de apoio à decisão.
Promover e aprofundar aptidões inter-pessoais, nomeadamente de trabalho em grupo e de comunicação.
Esta unidade curricular promove a aquisição das competências seguintes:
Investigação Operacional
Estatística
1. CADEIAS DE MARKOV: Matriz e diagrama de transição. Análise de cadeias de Markov regulares e de cadeias de Markov absorventes. Generalizações.
2. SISTEMAS DE ESPERA: Caracterização de sistemas de espera. Sistema M/M/1. Outros sistemas Markovianos com mais de um posto de atendimento. Sistemas Markovianos com capacidade limitada e sistemas fechados. Sistemas com clientes com prioridades distintas.
3. SIMULAÇÃO: Objetivos e limitações. O método dos acontecimentos, atividades e processos. Conceitos fundamentais (entidades, filas, etc.). Criação de modelos. Introdução ao software Arena e aplicação a casos de estudo.
4. DECISÃO MULTIOBJETIVO E MULTICRITÉRIO: Conceitos fundamentais (dominância, fronteira de pareto), Técnicas para a geração de alternativas não dominadas. Métodos interativos. Técnicas de apoio à decisão multicritério.
No âmbito desta disciplina combinam-se aulas de exposição de métodos e técnicas de Investigação Operacinal, aulas de resolução de problemas (algumas das quais com o apoio de computadores), e aulas de apresentação e discussão de casos pelos alunos.
Designação | Peso (%) |
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Exame | 65,00 |
Trabalho prático ou de projeto | 35,00 |
Total: | 100,00 |
Designação | Tempo (Horas) |
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Elaboração de projeto | 34,00 |
Estudo autónomo | 86,00 |
Frequência das aulas | 42,00 |
Total: | 162,00 |
De acordo com as "Normas Gerais de Avaliação" do Conselho Pedagógico da FEUP.
A aprovação à UC exige a obtenção de uma classificação maior ou igual a 7,5 valores no trabalho de grupo de Simulação (AG+OI) e no exame final.
Na época de recurso, os pesos do exame e do trabalho de grupo usados no cálculo da classificação final são idênticos aos da época normal.
Caso de Estudo trabalhado em grupo, com produção de relatório e com apresentação final.
Os conteúdos de Simulação, avaliados no Caso de Estudo, não serão objeto de avaliação no exame final.
Os estudantes podem repetir o exame na época de recurso, mas não há possibilidade de repetição da componente de avaliação referente ao trabalho realizado em grupo.
Os estudantes que pretendam obter melhoria de classificação poderão também fazê-lo no ano letivo seguinte. A nota do trabalho de grupo será considerada identica à do ano letivo anterior no caso da repetição do exame no ano letivo seguinte.