Código: | M.EGI015 | Sigla: | IOGE |
Áreas Científicas | |
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Classificação | Área Científica |
OFICIAL | Economia e Gestão Empresarial |
Ativa? | Sim |
Unidade Responsável: | Departamento de Engenharia e Gestão Industrial |
Curso/CE Responsável: | Mestrado em Engenharia e Gestão Industrial |
Sigla | Nº de Estudantes | Plano de Estudos | Anos Curriculares | Créditos UCN | Créditos ECTS | Horas de Contacto | Horas Totais |
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M.EGI | 33 | Plano de estudos oficial | 1 | - | 6 | 52 | 162 |
Docente | Responsabilidade |
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Américo Lopes de Azevedo | Regente |
Teóricas: | 2,00 |
Teórico-Práticas: | 2,00 |
Tipo | Docente | Turmas | Horas |
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Teóricas | Totais | 1 | 2,00 |
Américo Lopes de Azevedo | 2,00 | ||
Teórico-Práticas | Totais | 1 | 2,00 |
Américo Lopes de Azevedo | 2,00 |
Transmitir aos alunos os fundamentos e os principais conceitos inerentes à função organizativa e de gestão. Propcura-se proporcionar uma visão integrada dos principais modelos organizacionais, do papel da gestão (do gestor) e dos instrumentos de gestão necessários para desenhar, desenvolver e implementar com sucesso uma dada estrutura organizacional adequada a um modelo de negócio específico.
É igualmente objectivo, desenvolver nos alunos a percepção de como a empresa pode interatuar com a sua envolvente externa (ambiente geral e específico) e, com base na posição atual, como planear (formular) estratégias adequadas ao seu desenvolvimento futuro. É dada ênfase ao desenho organizacional, aos principais mecanismos de controlo e às abordagens para melhoria organizacional.
No final os estudantes devem ser capazes de:
OBJ1 - Descrever os fundamentos associados ao sistema conceptual da organização.
OBJ2 - Enumerar os vários sub-sistemas que compõem uma organização. Descrever o ambiente organizacional. OBJ3 - Descrever os conceitos e princípios do desenho organizativo.
OBJ4 - Enumerar e descrever as formas principais que uma organização pode adoptar.
OBJ5 - Compreender, explicar e desenvolver o sistema de planeamento e controlo de gestão.
OBJ6 - Compreender a importância da atração do capital humano no âmbito do desenvolvimento das organizações. OBJ7 – Compreender os fundamentos subjacentes aos comportamentos humanos que conduzem ao desempenho profissional nas organizações.
OBJ8 – Ser capaz de utilizar o conhecimento inerente à resolução criativa de problemas para liderar equipas de forma mais eficaz.
1 – Fundamentos
Organização e a função de Gestão.
Evolução cronológica.
A Organização e o Meio Ambiente.
2 – Desenho Organizacional
Abordagens mecanicistas e orgânicas.
Estruturas e modelos.
3 – Planeamento e Tomada de Decisão
Níveis de planeamento, processo de planeamento e ferramentas
4 – Controlo de Gestão
Processo e principais ferramentas
A lecionação desta disciplina baseia-se nas seguintes atividades complementares de ensino e de aprendizagem, e correspondente avaliação:
Designação | Peso (%) |
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Exame | 40,00 |
Trabalho escrito | 40,00 |
Participação presencial | 20,00 |
Total: | 100,00 |
Designação | Tempo (Horas) |
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Estudo autónomo | 63,00 |
Frequência das aulas | 49,00 |
Trabalho de campo | 50,00 |
Total: | 162,00 |
Frequência das aulas da disciplina previstas teóricas e teórica/práticas (em conformidade com o definido nas normas gerais de avaliação) e realização dos trabalhos práticos previstos.
Classificação Final = 0,40*EF + 0,20*AP1 + 0,20*AP2 + 0,20*QC
Sendo:
EF: exame final
AP1: avaliação prática - Avaliação resultante trabalhos práticos #1realizado em grupo;
AP2: avaliação prática - Avaliação resultante trabalhos práticos #2 realizado em grupo;
QC: avaliação de participação nas aulas - avaliação resultante dos quizzes submetidas (relativas a cada um dos casos de estudo previstos)
A aprovação na disciplina também pressupõe a obtenção das seguintes classificações mínimas:
- exame final: mínimo de 40%
- trabalho prático em grupo: mínimo de 40%
No caso de haver uma diferença superior a 4 valores (numa escala 0 a 20) nas classificações obtidas nos trabalhos práticos (individuais e/ou de equipa) e na prova escrita, então, a classificação superior será diminuída até que a diferença seja de 4 valores.
Todos os trabalhos recebidos após a data definida sofrerão uma penalização ao nível da avaliação.
A frequência das aulas é fundamental. Se por motivo de força maior tiverem de faltar a alguma das aulas é expectável que informem com antecedência os docentes envolvidos.
- exame final, sem consulta
- dois trabalhos práticos, realizados em grupo
- notas de leitura para cada um dos casos, pequeno documento com as ideias principais relativas ao caso a ser discutido em sala
(a avaliação dos trabalhos pode incluir uma sessão de discussão)
Os estudantes que se candidatem a exame de conclusão de curso não serão dispensados da realização de um conjunto de os trabalhos práticos a definir, caso a caso, pelos .
Não aplicável
Apenas a componente escrita (exame) pode ser objecto de melhoria;
Os Estudantes que se candidatem a exame de conclusão de curso não serão dispensados da realização de um conjunto de os trabalhos práticos a definir, caso a caso, pelos docentes.
Qualquer comportamento considerado inaceitável (p.e. fraude, plágio) não será tolerado e resultará num processo disciplinar.