Saltar para:
Logótipo
Você está em: Início > PRODEC019

Estruturas Pré-Esforçadas

Código: PRODEC019     Sigla: EPF

Áreas Científicas
Classificação Área Científica
OFICIAL Engenharia Civil - Estruturas

Ocorrência: 2023/2024 - 2S Ícone do Moodle

Ativa? Sim
Unidade Responsável: Departamento de Engenharia Civil
Curso/CE Responsável: Programa Doutoral em Engenharia Civil

Ciclos de Estudo/Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Anos Curriculares Créditos UCN Créditos ECTS Horas de Contacto Horas Totais
PRODEC 1 Plano de estudos oficial a partir de 2007/08 1 - 5 45 135

Docência - Responsabilidades

Docente Responsabilidade
António Abel Ribeiro Henriques Regente

Docência - Horas

Teóricas: 3,00
Tipo Docente Turmas Horas
Teóricas Totais 1 3,00
António Abel Ribeiro Henriques 3,00

Língua de trabalho

Português - Suitable for English-speaking students

Objetivos

Aprofundamento dos conceitos sobre os modelos de comportamento do betão estrutural e sobre o dimensionamento de estruturas de betão. Aprendizagem dos métodos e técnicas de análise, dimensionamento e execução de estruturas laminares de betão (paredes e lajes) e de estruturas pré-esforçadas de betão.

Resultados de aprendizagem e competências

Descrever os principais conceitos relacionados com a análise e dimensionamento de estruturas com comportamento que se afasta dos modelos de peça linear. Relacionar os modelos de comportamento de elementos de betão à tração e à compressão com as metodologias específicas de dimensionamento. Identificar diferentes técnicas de pré-esforço em estruturas de betão e respetivas metodologias de análise e dimensionamento; Calcular e desenvolver soluções estruturais com base nos métodos abordados apoiando-se na regulamentação de estruturas, nacional e europeia. Apresentar peças desenhadas que ilustrem as soluções obtidas.

Modo de trabalho

Presencial

Programa

Capítulo 1 - Modelos de comportamento e de dimensionamento do betão estrutural
Propriedades dos materiais. Modelos de comportamento de elementos estruturais à tração e à compressão. Compressão localizada. Betão confinado. Dimensionamento de elementos de parede, de laje e de casca. Ensaios de laboratório.
Capítulo 2 - Dimensionamento de Regiões descontínuas
Método dos modelos de escoras e tirantes. Análise e geometria do modelo. Dimensionamento dos nós. Consolas curtas. Vigas parede.
Capítulo 3 - Estruturas pré-esforçadas
Tecnologia do pré-esforço. Ações equivalentes. Dimensionamento de secções. Dimensionamento de vigas isostáticas. Cálculo das perdas de pré-esforço. Estruturas hiperestáticas. Faseamento construtivo.
Capítulo 4 - Análise e dimensionamento de lajes
Tipos de lajes e seu comportamento. Métodos de cálculo de esforços. Dimensionamento à flexão. Dimensionamento ao punçoamento. Lajes pré-esforçadas com cabos não aderentes. Disposições construtivas.

DEMONSTRAÇÃO DA COERÊNCIA DOS CONTEÚDOS PROGRAMÁTICOS COM OS OBJETIVOS DA UNIDADE CURRICULAR:
A presente unidade curricular, Estruturas Pré-Esforçadas, permite completar a formação relacionada com a análise e dimensionamento do betão estrutural e que incidirá no estudo de estruturas não abordadas anteriormente com a devida profundidade, nomeadamente, as estruturas laminares de betão (paredes e lajes) e as estruturas pré-esforçadas de betão.

 

Bibliografia Obrigatória

Joaquim A. Figueiras; Compilação de textos e notas de apoio às aulas
Comité Euro-International du Béton; CEB-FIP model code 1990. ISBN; 0-7277-1696-4
Féderation Internationale du Béton; Structural concrete. ISBN;2-88392-041-X (vol. 1)
Collins, Michael P; Prestressed concrete structures. ISBN: 0-13-691635-X
CEN - Comité Europeu de Normalização; Norma Europeia - Eurocódigo 2;Projecto de estruturas de betão, Abril 2004
Leonhardt, Fritz; Construções de concreto (Concreto Protendido - Vol. 5)

Métodos de ensino e atividades de aprendizagem

A apresentação e discussão de toda a matéria são efetuadas nas aulas teóricas e teórico-práticas com a explicação da teoria e dos modelos e a resolução de problemas práticos. Os trabalhos práticos propostos são discutidos e as dúvidas esclarecidas nas aulas práticas. Trabalhos de laboratório, visitas a obras e conferências completam a aprendizagem.

DEMONSTRAÇÃO DA COERÊNCIA DAS METODOLOGIAS DE ENSINO COM OS OBJETIVOS DE APRENDIZAGEM DA UNIDADE CURRICULAR:
Calcular e desenvolver soluções estruturais com base nos métodos abordados apoiando-se nos Eurocódigos estruturais. Apresentar peças desenhadas que ilustrem as soluções obtidas. Discutir e comparar diferentes soluções estruturais e hierarquizá-las de forma a analisar as mais adequadas. Discutir as propostas regulamentares com base nos conhecimentos adquiridos na interpretação dos modelos de comportamento estrutural. Recomendar e formular alternativas às propostas que são correntemente utilizadas de modo a formular soluções mais realistas. Recomendar novas propostas que ultrapassem insuficiências dos procedimentos adotados. Aquisição de competências para a elaboração do projeto de estruturas, que estão relacionadas com a análise e dimensionamento de elementos laminares de betão, elementos submetidos a forças concentradas elevadas, estruturas pré-esforçadas e respetivo faseamento construtivo e de aspetos específicos relacionados com as lajes, designadamente, as lajes fungiformes.

Tipo de avaliação

Avaliação distribuída sem exame final

Componentes de Avaliação

Designação Peso (%)
Trabalho escrito 100,00
Total: 100,00

Componentes de Ocupação

Designação Tempo (Horas)
Estudo autónomo 60,00
Trabalho escrito 60,00
Total: 120,00

Obtenção de frequência

A obtenção de classificação final exige o cumprimento de assiduidade à unidade curricular, conforme estabelecido nas regras de avaliação da FEUP.

Fórmula de cálculo da classificação final

Classificação do trabalho (100%)

Recomendar Página Voltar ao Topo
Copyright 1996-2024 © Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto  I Termos e Condições  I Acessibilidade  I Índice A-Z  I Livro de Visitas
Página gerada em: 2024-06-02 às 21:36:28 | Política de Utilização Aceitável | Política de Proteção de Dados Pessoais | Denúncias