Saltar para:
Logótipo
Você está em: Início > M.EMAT002

Gestão da Qualidade

Código: M.EMAT002     Sigla: GQ

Áreas Científicas
Classificação Área Científica
OFICIAL Gestão

Ocorrência: 2023/2024 - 1S Ícone do Moodle

Ativa? Sim
Página Web: https://moodle.up.pt/course/view.php?id=1271
Unidade Responsável: Departamento de Engenharia Metalúrgica e de Materiais
Curso/CE Responsável: Mestrado em Engenharia de Materiais

Ciclos de Estudo/Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Anos Curriculares Créditos UCN Créditos ECTS Horas de Contacto Horas Totais
M.EMAT 30 Plano de estudos oficial 1 - 6 45,5 162

Docência - Responsabilidades

Docente Responsabilidade
Laura Maria Melo Ribeiro Regente

Docência - Horas

Teórico-Práticas: 3,50
Tipo Docente Turmas Horas
Teórico-Práticas Totais 1 3,50
Laura Maria Melo Ribeiro 3,00
Manuel Joaquim da Silva Oliveira 0,50

Língua de trabalho

Inglês

Objetivos

Esta unidade curricular assenta numa estrutura que permite aos estudantes adquirir conhecimentos em gestão da qualidade e perceber o papel dos sistemas de gestão da qualidade na melhoria do desempenho global das organizações.

Nos primeiros módulos aborda-se a evolução da qualidade no contexto da gestão empresarial, de modo a que os estudantes fiquem a perceber a importância dos sistemas de gestão da qualidade no desempenho global das organizações. A compreensão deste assunto fica completa no terceiro módulo, onde são analisados os requisitos definidos na norma ISO 9001 e o processo de avaliação dos sistemas de gestão da qualidade no contexto do Sistema Português da Qualidade. Os últimos módulos, nos quais se discute a metodologia do planeamento da qualidade e onde se explora a aplicação de ferramentas e técnicas estatísticas, contribuem para desenvolver a capacidade de análise e resolução de problemas e, ainda, de planeamento da melhoria da qualidade.

Resultados de aprendizagem e competências

Pretende-se que os estudantes:

• dominem os fundamentos e os requisitos dos sistemas de gestão da qualidade; compreendam as vantagens da implementação e analisem o processo de avaliação desses sistemas;

• sejam capazes de planear a qualidade na conceção e desenvolvimento do produto e no processo de fabrico, recorrendo a ferramentas da qualidade;

• apliquem de uma forma estruturada as ferramentas de melhoria e técnicas estatísticas na resolução de problemas em contexto empresarial;

• desenvolvam competências de pesquisa bibliográfica utilizada na na análise de casos e problemas propostos;

• desenvolvam a capacidade de trabalho em grupo, de comunicação oral e pensamento crítico.

Modo de trabalho

Presencial

Programa

1. A evolução do conceito qualidade

2. Princípios da gestão da qualidade

3. Requisitos aplicados aos sistemas de gestão da qualidade

4. Planeamento da qualidade no design e desenvolvimento do produto; aplicação das metodologias Quality Function Deployment e Failure Mode and Effect Analysis

5. Planeamento da qualidade na fabricação.

6. Ferramentas de melhoria da qualidade; análise da capacidade de processos; controlo estatístico de processos.

Bibliografia Obrigatória

_; NP EN ISO 9000:2015, IPQ
De Feo Joseph A.; Juran.s quality handbook. ISBN: 978-1-25-964361-3
_; NP EN ISO 9001:2015, IPQ
_; NP EN ISO 9004:2011, IPQ
Laura ribeiro; Teacher powerpoints

Bibliografia Complementar

A. V. Feigenbaum ; Total quality control, 1991 (658.56/FEIa/TOT3 (PISO1))
Oakland, John S.; Total quality management. ISBN: 0-7506-0993-1
Instituto Português da Qualidade; Gestão do sucesso sustentado de uma organização

Métodos de ensino e atividades de aprendizagem

Nas aulas faz-se a apresentação dos temas através da projeção de slides e vídeos, relacionam-se os assuntos com conhecimentos tecnológicos e de gestão adquiridos noutras unidades curriculares e promove-se a discussão de casos práticos industriais. Ao longo do semestre, são propostos casos e problemas práticos que os estudantes, de forma autónoma, analisam com base em pesquisa bibliográfica e discutem em grupo, sendo os resultados apresentados oralmente e discutidos com a turma e o professor. Prevê-se a realização de uma visita de estudo a uma unidade industrial com o propósito de se comparar requisitos da norma ISO 9001 com os processos do sistema de gestão da qualidade da empresa e a realização de uma palestra com oradores especialistas no tema da qualidade e/ou temáticas afins.

Palavras Chave

Ciências Tecnológicas > Engenharia > Engenharia de materiais
Ciências Tecnológicas > Engenharia > Engenharia de processos > Controlo de processos

Tipo de avaliação

Avaliação distribuída sem exame final

Componentes de Avaliação

Designação Peso (%)
Participação presencial 35,00
Teste 65,00
Total: 100,00

Componentes de Ocupação

Designação Tempo (Horas)
Estudo autónomo 56,50
Frequência das aulas 45,50
Trabalho escrito 60,00
Total: 162,00

Obtenção de frequência

Participação obrigatória na visita de estudo e na palestra a organizar.

Fórmula de cálculo da classificação final

Testes (média de 2 testes obrigatórios) - 65 % 

Resolução de trabalhos propostos nas aulas - 35 %

Provas e trabalhos especiais

A avaliação de casos especiais é feita por exame escrito com peso de oitenta por cento e de um trabalho de pesquisa bibliográfica com um peso de vinte por cento na classificação final; é exigida uma classificação mínima de oito valores em vinte a cada parte como condição necessária à aprovação na disciplina.

Avaliação especial (TE, DA, ...)

A avaliação de casos especiais é feita por exame escrito com peso de oitenta por cento e de um trabalho de pesquisa bibliográfica com um peso de vinte por cento na classificação final; é exigida uma classificação mínima de oito valores em vinte a cada parte como condição necessária à aprovação na disciplina.

Melhoria de classificação

Realização de um exame de recurso para melhoria da classificação dos testes.

Recomendar Página Voltar ao Topo
Copyright 1996-2024 © Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto  I Termos e Condições  I Acessibilidade  I Índice A-Z  I Livro de Visitas
Página gerada em: 2024-06-02 às 22:50:13 | Política de Utilização Aceitável | Política de Proteção de Dados Pessoais | Denúncias