Código: | M.EMAT002 | Sigla: | GQ |
Áreas Científicas | |
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Classificação | Área Científica |
OFICIAL | Gestão |
Ativa? | Sim |
Página Web: | https://moodle.up.pt/course/view.php?id=1271 |
Unidade Responsável: | Departamento de Engenharia Metalúrgica e de Materiais |
Curso/CE Responsável: | Mestrado em Engenharia de Materiais |
Sigla | Nº de Estudantes | Plano de Estudos | Anos Curriculares | Créditos UCN | Créditos ECTS | Horas de Contacto | Horas Totais |
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M.EMAT | 30 | Plano de estudos oficial | 1 | - | 6 | 45,5 | 162 |
Docente | Responsabilidade |
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Laura Maria Melo Ribeiro | Regente |
Teórico-Práticas: | 3,50 |
Tipo | Docente | Turmas | Horas |
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Teórico-Práticas | Totais | 1 | 3,50 |
Laura Maria Melo Ribeiro | 3,00 | ||
Manuel Joaquim da Silva Oliveira | 0,50 |
Esta unidade curricular assenta numa estrutura que permite aos estudantes adquirir conhecimentos em gestão da qualidade e perceber o papel dos sistemas de gestão da qualidade na melhoria do desempenho global das organizações.
Nos primeiros módulos aborda-se a evolução da qualidade no contexto da gestão empresarial, de modo a que os estudantes fiquem a perceber a importância dos sistemas de gestão da qualidade no desempenho global das organizações. A compreensão deste assunto fica completa no terceiro módulo, onde são analisados os requisitos definidos na norma ISO 9001 e o processo de avaliação dos sistemas de gestão da qualidade no contexto do Sistema Português da Qualidade. Os últimos módulos, nos quais se discute a metodologia do planeamento da qualidade e onde se explora a aplicação de ferramentas e técnicas estatísticas, contribuem para desenvolver a capacidade de análise e resolução de problemas e, ainda, de planeamento da melhoria da qualidade.
Pretende-se que os estudantes:
• dominem os fundamentos e os requisitos dos sistemas de gestão da qualidade; compreendam as vantagens da implementação e analisem o processo de avaliação desses sistemas;
• sejam capazes de planear a qualidade na conceção e desenvolvimento do produto e no processo de fabrico, recorrendo a ferramentas da qualidade;
• apliquem de uma forma estruturada as ferramentas de melhoria e técnicas estatísticas na resolução de problemas em contexto empresarial;
• desenvolvam competências de pesquisa bibliográfica utilizada na na análise de casos e problemas propostos;
• desenvolvam a capacidade de trabalho em grupo, de comunicação oral e pensamento crítico.
1. A evolução do conceito qualidade
2. Princípios da gestão da qualidade
3. Requisitos aplicados aos sistemas de gestão da qualidade4. Planeamento da qualidade no design e desenvolvimento do produto; aplicação das metodologias Quality Function Deployment e Failure Mode and Effect Analysis
5. Planeamento da qualidade na fabricação.
6. Ferramentas de melhoria da qualidade; análise da capacidade de processos; controlo estatístico de processos.
Nas aulas faz-se a apresentação dos temas através da projeção de slides e vídeos, relacionam-se os assuntos com conhecimentos tecnológicos e de gestão adquiridos noutras unidades curriculares e promove-se a discussão de casos práticos industriais. Ao longo do semestre, são propostos casos e problemas práticos que os estudantes, de forma autónoma, analisam com base em pesquisa bibliográfica e discutem em grupo, sendo os resultados apresentados oralmente e discutidos com a turma e o professor. Prevê-se a realização de uma visita de estudo a uma unidade industrial com o propósito de se comparar requisitos da norma ISO 9001 com os processos do sistema de gestão da qualidade da empresa e a realização de uma palestra com oradores especialistas no tema da qualidade e/ou temáticas afins.
Designação | Peso (%) |
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Participação presencial | 35,00 |
Teste | 65,00 |
Total: | 100,00 |
Designação | Tempo (Horas) |
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Estudo autónomo | 56,50 |
Frequência das aulas | 45,50 |
Trabalho escrito | 60,00 |
Total: | 162,00 |
Participação obrigatória na visita de estudo e na palestra a organizar.
Testes (média de 2 testes obrigatórios) - 65 %
Resolução de trabalhos propostos nas aulas - 35 %
A avaliação de casos especiais é feita por exame escrito com peso de oitenta por cento e de um trabalho de pesquisa bibliográfica com um peso de vinte por cento na classificação final; é exigida uma classificação mínima de oito valores em vinte a cada parte como condição necessária à aprovação na disciplina.
A avaliação de casos especiais é feita por exame escrito com peso de oitenta por cento e de um trabalho de pesquisa bibliográfica com um peso de vinte por cento na classificação final; é exigida uma classificação mínima de oito valores em vinte a cada parte como condição necessária à aprovação na disciplina.
Realização de um exame de recurso para melhoria da classificação dos testes.