Código: | L.EEC004 | Sigla: | PROG |
Áreas Científicas | |
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Classificação | Área Científica |
OFICIAL | Informática |
Ativa? | Sim |
Unidade Responsável: | Departamento de Engenharia Informática |
Curso/CE Responsável: | Licenciatura em Engenharia Eletrotécnica e de Computadores |
Sigla | Nº de Estudantes | Plano de Estudos | Anos Curriculares | Créditos UCN | Créditos ECTS | Horas de Contacto | Horas Totais |
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L.EEC | 326 | Plano Oficial | 1 | - | 6 | 52 | 162 |
Docente | Responsabilidade |
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Gil Manuel Magalhães de Andrade Gonçalves | Regente |
Teóricas: | 2,00 |
Práticas Laboratoriais: | 2,00 |
Tipo | Docente | Turmas | Horas |
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Teóricas | Totais | 2 | 4,00 |
Rui Pedro Ferreira Pinto | 2,00 | ||
Gil Manuel Magalhães de Andrade Gonçalves | 2,00 | ||
Práticas Laboratoriais | Totais | 12 | 24,00 |
Leonardo Gomes Capozzi | 4,00 | ||
Daniel Gouveia Costa | 4,00 | ||
Rui Pedro Ferreira Pinto | 6,00 | ||
Isabel Cristina Rio-Torto de Oliveira | 4,00 | ||
Gil Manuel Magalhães de Andrade Gonçalves | 2,00 | ||
Inês Margarida Nicolau Soares | 4,00 |
Este é o curso introdutório de programação realizado por todos os estudantes no primeiro semestre do primeiro ano, por isso o seu objetivo é proporcionar aos novos estudantes as competências fundamentais para a programação de computadores. A linguagem de programação C é a adotada, uma vez que é amplamente utilizada em engenharia.
Após a conclusão do curso, os estudantes devem ser capazes de:
A unidade curricular desenvolve-se em aulas teóricas e práticas. Nas aulas teóricas faz-se a exposição dos principais tópicos teóricos e exemplos de aplicação. Nas aulas práticas, os estudantes planeiam, escrevem, testam e corrigem programas simples no terminal. Para além das aulas previstas, os alunos podem frequentar períodos de estudo acompanhado. Todo o material pedagógico da disciplina está disponível no ambiente Moodle da FEUP e uma parte da avaliação dos alunos também é efectuada nesse ambiente.
Designação | Peso (%) |
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Participação presencial | 5,00 |
Teste | 80,00 |
Trabalho escrito | 15,00 |
Total: | 100,00 |
Designação | Tempo (Horas) |
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Estudo autónomo | 110,00 |
Frequência das aulas | 52,00 |
Total: | 162,00 |
Os estudanres não podem exceder o limite de faltas permitido às aulas e devem obter pelo menos 50% da nota de frequência máxima estipulada (F na fórmula de classificação abaixo).
Nota Final = 0,5 F + 0,5 MT
Componente F = 0,6 UT + 0,3 PE + 0,1 P, onde UT é a média das notas dos 3 microtestes realizados nas aulas, PE é a componente de problemas de aplicação da matéria e P é a nota atribuída pela participação nas aulas.
Componente MT = 0,4 MT1 + 0,6 MT2, onde MT1 e MT2 são as notas dos 2 minitestes
A Nota Final só é válida caso o estudante obtenha, pelo menos 40% da nota máxima possível na componente MT e pelo menos 50% na componente F.
A componente F não pode exceder a componente MT em mais de 5 valores em 20 (condição de coerência)
Características das provas:
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Nas épocas especiais previstas por lei, a avaliação, global, consiste num exame com a duração de duas horas, constituído por um conjunto de questões de resposta múltipla e pelo pedido de concretização de programas em C. Os estudantes abrangidos pelos regimes especiais poderão sempre optar por uma avaliação normal, a par da dos estudantes regulares.
A melhoria da classificação poderá ser realizada através de um exame incidindo sobre toda a matéria; esse exame permitirá melhorar a classificação obtida na componente MT, com um peso total de 10 valores (50%), mantendo-se a classificação de avaliação distribuída já obtida na componente F (50%). A melhoria de classificação da componente F pode ser feita no ano letivo seguinte, repetindo os respetivos elementos de avaliação.
Aos estudantes exige-se empenho na aprendizagem e um comportamento honrado; casos de desonestidade académica serão apresentados ao Director do Curso (lembra-se a existência de legislação concreta sobre este assunto, e.g. art. 14º da Deliberação n.o 1536/2005 da reitoria da U.Porto, DR. nº 225 de 23.Nov.2005). Os docentes estarão disponíveis para esclarecer dúvidas sobre a matéria e dar aos estudantes o apoio que lhes possibilite a obtenção de um bom aproveitamento.