Saltar para:
Logótipo
Você está em: Início > CTEFP01

Competências transversais para engenharia: formação pedagógica

Código: CTEFP01     Sigla: CTEFP

Áreas Científicas
Classificação Área Científica
CNAEF Engenharia e técnicas afins

Ocorrência: 2023/2024 - 2S (edição n.º 1) Ícone do Moodle

Ativa? Sim
Unidade Responsável: Departamento de Engenharia e Gestão Industrial
Curso/CE Responsável: Competências transversais para a engenharia: formação pedagógica

Ciclos de Estudo/Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Anos Curriculares Créditos UCN Créditos ECTS Horas de Contacto Horas Totais
CTEFP 12 Plano Oficial 1 - 1,5 14 40,5
PDEEC 5 Plano de estudos oficial 1 - 1,5 14 40,5

Docência - Responsabilidades

Docente Responsabilidade
José Fernando da Costa Oliveira Regente

Docência - Horas

Teórico-Práticas: 1,00
Tipo Docente Turmas Horas
Teórico-Práticas Totais 1 1,00
José Fernando da Costa Oliveira 1,00

Língua de trabalho

Português - Suitable for English-speaking students

Objetivos

Finalidade do curso

O curso visa a aquisição/desenvolvimento de competências básicas para o ensino/lecionação, no contexto do Ensino Superior.

Trata-se, portanto, de uma formação inicial, básica e intensiva, para doutorandos e investigadores que tenham entrado recentemente na carreira docente ou que perspetivem, a curto prazo, colaborar na lecionação de UCs no Ensino Superior.

Objetivos de aprendizagem

  • Refletir sobre suas próprias práticas pedagógicas (particularmente sobre os métodos de ensino e práticas de avaliação)
  • Calcular ECTS
  • Definir objetivos de aprendizagem e distingui-los de competências
  • Discutir os princípios da aprendizagem activa
  • Assumir as vantagens de adotar novas abordagens pedagógicas (alinhamento construtivista) e novas estratégias e métodos de ensino
  • Aplicar estratégias pedagógicas de acordo com especificidades contextuais
  • Selecionar métodos e técnicas de avaliação apropriados aos objetivos e competências definidos

Resultados de aprendizagem e competências

Competência do RDF-Researcher Development Framework (Vitae)


  • Domínio C (envolvimento, influência, impacto), subdomínio D3 (envolvimento e impacto), competência: Ensino

Modo de trabalho

Presencial

Programa


  • Mod 1 - preparação pedagógica de uma unidade curricular

  • Mod 2 - objetivos de aprendizagem e competências

  • Mod 3 -  estratégias de ensino para grandes turmas

  • Mod 4 -  introdução à avaliação da aprendizagem

Bibliografia Obrigatória

Anderson, L. W., & Krathwohl D. R. ; A Taxonomy for Learning, Teaching and Assessing : A Revision of Bloom’s Taxonomy of Educational Objectives, Complete Edition. New York: Longman., 2001
Kennedy, D ; Writing and Using Learning Outcomes – A Practical Guide, 2007
Davis, B.G; Tools for teaching, 2009 (https://www.indiana.edu/~istr695/readingsfall2013/Tools%20For%20Teaching.pdf )
R Felder; Prof.R Felder’s video on active learning (https://www.youtube.com/watch?v=1J1URbdisYE)
Despacho n. 1535/2018; Regulamento de Avaliação dos Discentes da Universidade do Porto
Nicol, DJ and Macfarlane-Dick, D; Formative assessment and self-regulated learning: a model and seven principles of good feedback practice, STUDIES IN HIGHER EDUCATION 31 (2) , pp.199-218, 2006

Métodos de ensino e atividades de aprendizagem

Este é um curso de 1,5ECTS o que significa que tem um total de 40,5 horas.

Dessas, apenas 14h serão de contacto/em sala de aula (5 aulas de 2,5h/3h), pelo que as restantes horas serão para preparação para as aulas, organização e revisão dos materiais, terminar os exercícios propostos nas aulas e aprofundar os conhecimentos.

Todas as aulas terão um exercício prático. No final da formação, os estudantes terão de submeter um mini-relatório.

Serão colocados online, alguns materiais.

Tipo de avaliação

Avaliação distribuída com exame final

Componentes de Avaliação

Designação Peso (%)
Trabalho escrito 100,00
Total: 100,00

Componentes de Ocupação

Designação Tempo (Horas)
Estudo autónomo 26,50
Frequência das aulas 14,00
Total: 40,50

Obtenção de frequência

entrega dos 4 trabalhos relativos aos 4 módulos

Fórmula de cálculo da classificação final

4 X TI X 0,2 + 1 R X 0,2

TI - Trabalho Individual
R - Relatório
Recomendar Página Voltar ao Topo
Copyright 1996-2024 © Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto  I Termos e Condições  I Acessibilidade  I Índice A-Z  I Livro de Visitas
Página gerada em: 2024-06-02 às 16:19:43 | Política de Utilização Aceitável | Política de Proteção de Dados Pessoais | Denúncias