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Competências Transversais: SciTech - Desafios Transversais em Ciência e Tecnologia

Código: SCITECH01     Sigla: SCITECH

Áreas Científicas
Classificação Área Científica
CNAEF Engenharia e técnicas afins

Ocorrência: 2023/2024 - 1S (de 01-09-2023 a 28-02-2024)

Ativa? Sim
Unidade Responsável: Secção de Hidráulica, Recursos Hídricos e Ambiente
Curso/CE Responsável: Competências Transversais: SciTech - Desafios Transversais em Ciência e Tecnologia

Ciclos de Estudo/Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Anos Curriculares Créditos UCN Créditos ECTS Horas de Contacto Horas Totais
SCITECH 48 Plano de estudos oficial 1 - 1,5 12 40,5

Docência - Responsabilidades

Docente Responsabilidade
João Pedro Gomes Moreira Pêgo Regente

Docência - Horas

Orientação Tutorial: 0,00
Seminários: 0,00
Outra: 1,00
Tipo Docente Turmas Horas
Outra Totais 1 1,00
João Pedro Gomes Moreira Pêgo 1,00

Língua de trabalho

Português

Objetivos

Nesta formação de competências transversais procura-se que os estudantes adquiram competências no desenvolvimento de projetos de ciência e tecnologia, especificamente nas áreas de conceção de um protótipo, estudos de caso e argumentação de defesa de ideias.

Resultados de aprendizagem e competências


  • Capacidade de planeamento e desenvolvimento de projeto

  • Trabalho em equipa

  • Gestão de materiais e orçamentação

  • Capacidade de argumentação

  • Apresentações públicas

  • Pensamento analítico

  • Criatividade

Modo de trabalho

Presencial

Programa

O programa, estruturado em três fases sequenciais, prevê a abordagem dos seguintes tópicos:

  • Conceção de um protótipo
    • Seminário ‘Regras, requisitos e materiais’
    • Planeamento prévio do protótipo
    • Utilização de materiais e ferramentas
    • Montagem do produto final
    • Avaliação
  • Estudo de casos
    • Apresentação do caso de estudo
    • Análise do caso através do material disponibilizado
    • Competição – desenvolvimento de soluções teóricas
    • Avaliação
  • Competição de debates 
    • Apresentação dos temas para os debates
    • Seminário ‘Apresentações públicas e argumentação’
    • Competição – aplicação das aprendizagens do seminário e avaliação

Bibliografia Obrigatória

Núcleo Estudantil BEST; Regulamento do SciTeCh
Núcleo Estudantil BEST; Guiões de trabalho para cada tema do programa

Métodos de ensino e atividades de aprendizagem

A metodologia de ensino-aprendizagem está baseada em métodos expositivos e ativos, em que as palestras explicativas são imediatamente seguidas de aplicação prática das aprendizagens através de exercícios que assumem a forma de construção de protótipos, apresentações orais, relatórios, etc.

No tema ‘Conceção do Protótipo’, serão disponibilizados primeiramente os guiões com todas as informações necessárias para o planeamento do protótipo, seguindo-se o estudo autónomo para realização do respetivo planeamento. Posteriormente, os participantes terão de assistir a uma palestra na qual receberão indicações sobre o uso das ferramentas a serem disponibilizadas. Depois da palestra, terão de construir um protótipo físico, com recurso a materiais sustentáveis.
No tema ‘Estudo de caso’, depois da palestra de introdução a este método, seguir-se-á a apresentação dos casos que serão realizados por cada grupo. Posteriormente, segue-se o estudo autónomo (em grupo) e análise do caso, com recurso a materiais disponibilizados. Os grupos de estudantes terão a oportunidade de analisar e resolver problemas baseados em cenários reais. Para isso, a equipa pode utilizar diversos meios de pesquisa e criatividade. No final, os participantes terão de entregar um relatório e fazer uma apresentação a um grupo de jurados que avalia a sua performance consoante determinados critérios.

No tema ‘Competição de debates’, será lecionada uma palestra sobre apresentações orais e públicas. Seguidamente, o estudante será integrado numa competição de argumentação, composta por várias rondas de debate, na qual a sua capacidade de debate e argumentação será avaliada consoante critérios previamente definidos.

Tipo de avaliação

Avaliação distribuída sem exame final

Componentes de Avaliação

Designação Peso (%)
Apresentação/discussão de um trabalho científico 33,00
Prova oral 33,00
Trabalho prático ou de projeto 34,00
Total: 100,00

Componentes de Ocupação

Designação Tempo (Horas)
Estudo autónomo 28,50
Frequência das aulas 12,00
Total: 40,50

Obtenção de frequência

realização das 3 componentes de avaliação

Fórmula de cálculo da classificação final

Fórmula de cálculo da classificação final = média das classificações nas 3 avaliações
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