Competências Transversais: SciTech - Desafios Transversais em Ciência e Tecnologia
Áreas Científicas |
Classificação |
Área Científica |
CNAEF |
Engenharia e técnicas afins |
Ocorrência: 2023/2024 - 1S (de 01-09-2023 a 28-02-2024)
Ciclos de Estudo/Cursos
Sigla |
Nº de Estudantes |
Plano de Estudos |
Anos Curriculares |
Créditos UCN |
Créditos ECTS |
Horas de Contacto |
Horas Totais |
SCITECH |
48 |
Plano de estudos oficial |
1 |
- |
1,5 |
12 |
40,5 |
Docência - Responsabilidades
Língua de trabalho
Português
Objetivos
Nesta formação de competências transversais procura-se que os estudantes adquiram competências no desenvolvimento de projetos de ciência e tecnologia, especificamente nas áreas de conceção de um protótipo, estudos de caso e argumentação de defesa de ideias.
Resultados de aprendizagem e competências
- Capacidade de planeamento e desenvolvimento de projeto
- Trabalho em equipa
- Gestão de materiais e orçamentação
- Capacidade de argumentação
- Apresentações públicas
- Pensamento analítico
- Criatividade
Modo de trabalho
Presencial
Programa
O programa, estruturado em três fases sequenciais, prevê a abordagem dos seguintes tópicos:
- Conceção de um protótipo
- Seminário ‘Regras, requisitos e materiais’
- Planeamento prévio do protótipo
- Utilização de materiais e ferramentas
- Montagem do produto final
- Avaliação
- Estudo de casos
- Apresentação do caso de estudo
- Análise do caso através do material disponibilizado
- Competição – desenvolvimento de soluções teóricas
- Avaliação
- Competição de debates
- Apresentação dos temas para os debates
- Seminário ‘Apresentações públicas e argumentação’
- Competição – aplicação das aprendizagens do seminário e avaliação
Bibliografia Obrigatória
Núcleo Estudantil BEST; Regulamento do SciTeCh
Núcleo Estudantil BEST; Guiões de trabalho para cada tema do programa
Métodos de ensino e atividades de aprendizagem
A metodologia de ensino-aprendizagem está baseada em métodos expositivos e ativos, em que as palestras explicativas são imediatamente seguidas de aplicação prática das aprendizagens através de exercícios que assumem a forma de construção de protótipos, apresentações orais, relatórios, etc.
No tema ‘Conceção do Protótipo’, serão disponibilizados primeiramente os guiões com todas as informações necessárias para o planeamento do protótipo, seguindo-se o estudo autónomo para realização do respetivo planeamento. Posteriormente, os participantes terão de assistir a uma palestra na qual receberão indicações sobre o uso das ferramentas a serem disponibilizadas. Depois da palestra, terão de construir um protótipo físico, com recurso a materiais sustentáveis.
No tema ‘Estudo de caso’, depois da palestra de introdução a este método, seguir-se-á a apresentação dos casos que serão realizados por cada grupo. Posteriormente, segue-se o estudo autónomo (em grupo) e análise do caso, com recurso a materiais disponibilizados. Os grupos de estudantes terão a oportunidade de analisar e resolver problemas baseados em cenários reais. Para isso, a equipa pode utilizar diversos meios de pesquisa e criatividade. No final, os participantes terão de entregar um relatório e fazer uma apresentação a um grupo de jurados que avalia a sua performance consoante determinados critérios.
No tema ‘Competição de debates’, será lecionada uma palestra sobre apresentações orais e públicas. Seguidamente, o estudante será integrado numa competição de argumentação, composta por várias rondas de debate, na qual a sua capacidade de debate e argumentação será avaliada consoante critérios previamente definidos.
Tipo de avaliação
Avaliação distribuída sem exame final
Componentes de Avaliação
Designação |
Peso (%) |
Apresentação/discussão de um trabalho científico |
33,00 |
Prova oral |
33,00 |
Trabalho prático ou de projeto |
34,00 |
Total: |
100,00 |
Componentes de Ocupação
Designação |
Tempo (Horas) |
Estudo autónomo |
28,50 |
Frequência das aulas |
12,00 |
Total: |
40,50 |
Obtenção de frequência
realização das 3 componentes de avaliação
Fórmula de cálculo da classificação final
Fórmula de cálculo da classificação final = média das classificações nas 3 avaliações