Formação de Monitores do Projeto FEUP
Áreas Científicas |
Classificação |
Área Científica |
CNAEF |
Engenharia e técnicas afins |
Ocorrência: 2023/2024 - 1S (edição n.º 1)
Ciclos de Estudo/Cursos
Sigla |
Nº de Estudantes |
Plano de Estudos |
Anos Curriculares |
Créditos UCN |
Créditos ECTS |
Horas de Contacto |
Horas Totais |
FMPF |
51 |
Plano de estudos oficial |
1 |
- |
1,5 |
14 |
40,5 |
Docência - Responsabilidades
Língua de trabalho
Português
Objetivos
- Conhecer os desafios da função de Monitor e o investimento exigido (no Projeto FEUP);Identificar as principais tarefas desenvolvimentais características do final da adolescência/início da idade adulta. Adequar os estilos de comunicação aos seus interlocutores, tendo em conta o papel que vão desempenhar e os diferentes contextos onde a ação se desenvolve.
- Reconhecer a inevitabilidade e (dis) funcionalidades dos conflitos no seio de um grupo; saber como geri-los construtivamente. Conhecer as características de um grupo vs. uma equipa e controlar as suas dinâmicas comportamentais mais comuns. Identificar/controlar aspetos que (des) motivam os indivíduos e aplicar estratégias de desenvolvimento do trabalho em equipa.
Resultados de aprendizagem e competências
Conhecimentos essenciais sobre as expetativas, necessidades e problemáticas experienciadas pelos estudantes que ingressam no ensino superior, assim como dos procedimentos adequados para facilitar a sua integração na FEUP.
Competências pessoais e interpessoais necessárias para exercer a função de Monitor do Projeto FEUP, apoiando as aprendizagens iniciais dos estudantes do 1º ano, previstas no âmbito daquela unidade curricular, assim como o desenvolvimento dos referidos projetos através de uma modalidade de trabalho em equipa.
Aptidões especificamente desenvolvidas para a utilização de técnicas práticas que permitam estimular a comunicação interpessoal, gerir os conflitos e as (des)motivações dos estudantes mais novos, focando-os nos procedimentos necessários para a realização dos respetivos trabalhos.
Modo de trabalho
Presencial
Programa
- Funções do Monitor no Projeto FEUP
- Desenvolvimento dos estudantes no Ensino Superior
- Comunicação interpessoal
- Atitudes comunicacionais
- Gestão de conflitos
- Trabalho em equipa
- Gestão das motivações
- Coaching individual e de equipas
Bibliografia Obrigatória
Manuel Firmino Torres; Textos de Apoio – Prof. Manuel Firmino Torres
Métodos de ensino e atividades de aprendizagem
Aulas teórico-práticas com recurso a uma articulação dos métodos expositivo, demonstrativo, interrogativo e ativo. Nesse contexto metodológico, recorre-se à utilização de diversos auxiliares audiovisuais como quadros e/ou computador com videoprojector, assim como à realização de atividades práticas e exercícios individuais específicos suporte para desenvolvimento e aperfeiçoamento das competências relativas aos diversos níveis de aplicação dos diferentes conteúdos programáticos.
Tipo de avaliação
Avaliação distribuída com exame final
Componentes de Avaliação
Designação |
Peso (%) |
Participação presencial |
40,00 |
Trabalho escrito |
60,00 |
Total: |
100,00 |
Componentes de Ocupação
Designação |
Tempo (Horas) |
Estudo autónomo |
26,50 |
Frequência das aulas |
14,00 |
Total: |
40,50 |
Obtenção de frequência
Participação ativa nas atividades propostas
Fórmula de cálculo da classificação final
40 % - participação
60 % - trabalho escrito (relatório individual)
Classificação final (20% + 20% + 60%) expressa numa escala de 0-20 valores