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Projeto 1

Código: EAPE05     Sigla: PROJ1

Áreas Científicas
Classificação Área Científica
CNAEF Engenharia e técnicas afins

Ocorrência: 2023/2024 - 1T (edição n.º 1)

Ativa? Sim
Unidade Responsável: Departamento de Engenharia Civil
Curso/CE Responsável: Estudos Avançados em Projeto em Engenharia

Ciclos de Estudo/Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Anos Curriculares Créditos UCN Créditos ECTS Horas de Contacto Horas Totais
EAPE 24 Plano de estudos oficial 1 - 15 23 405

Docência - Horas

Estágio: 0,00

Língua de trabalho

Português e inglês

Objetivos

A integração em equipas lideradas por investigadores experientes, em torno de problemas de investigação e de inovação, tipicamente financiadas em contexto competitivo e muitas vezes em colaboração com outras entidades de investigação ou empresariais, nacionais e internacionais, conduz ao desenvolvimento de competências mais sofisticadas como a análise, síntese e avaliação em contexto de problemas abertos na área específica e a uma maior maturidade enquanto investigador e enquanto profissional.

A oportunidade de trabalhar em laboratórios de investigação e utilizar os respetivos equipamentos constitui a melhor forma de absorver o respetivo know-how.

Resultados de aprendizagem e competências

Perfil 1:
PERFIL ENGENHARIA METALÚRGICA E DE MATERIAIS
Aprofundamento de competências em Engenharia através de uma metodologia de aprendizagem baseada em projeto, nos domínios de: metais, polímeros, cerâmicos, compósitos e biomateriais, produção e processamento de metais, fundição, tratamentos térmicos, corrosão e aplicação de revestimentos, projeto de componentes, inspeção, ensaios e certificação de sistemas, gestão ambiental e tratamento de resíduos, gestão de operações e melhoria contínua.

Regista-se aqui a intervenção das Unidades de Investigação da FCT: LAETA e INEB, que serão responsáveis pelo desenvolvimento/acolhimento da aprendizagem baseada em projeto.

Perfil 2:
PERFIL ENGENHARIA INFORMÁTICA
Aprofundamento de competências em Engenharia Informática, Ciências da Informação e Media Digitais, através de uma metodologia de aprendizagem baseada em projeto, nos domínios de: arquiteturas e sistemas de computação, computação gráfica e media digitais interativos, ciências e tecnologias da programação, engenharia de software, sistemas de informação, sistemas Inteligentes, ou em domínios afins.

Regista-se aqui a intervenção das Unidades de Investigação da FCT: INESC-TEC, LIACC, que serão responsáveis pelo desenvolvimento/acolhimento da aprendizagem baseada em projeto.

Perfil 3:
PERFIL ENGENHARIA MECÂNICA
Aprofundamento de competências em Engenharia Mecânica através de uma metodologia de aprendizagem baseada em projeto, nos domínios de: Automação, Desenho Industrial, Fluidos e Energia, Materiais e Processos de Fabrico, Matemática e Métodos Numéricos em Engenharia, Mecânica Aplicada e domínios afins.

Regista-se aqui a intervenção da Unidades de Investigação da FCT: LAETA, que será responsável pelo desenvolvimento/acolhimento da aprendizagem baseada em projeto.

Perfil 4:
PERFIL ENGENHARIA E GESTÃO INDUSTRIAL
Aprofundamento de competências em Engenharia e Gestão Industrial através de uma metodologia de aprendizagem baseada em projeto, nos domínios de: Métodos Quantitativos Aplicados à Gestão; Gestão de Operações; Gestão de Informação; Gestão de Empresas; Tecnologia e Inovação; Engenharia e Gestão de Serviços

Regista-se aqui a intervenção da Unidades de Investigação da FCT: INESC-TEC, que será responsável pelo desenvolvimento/acolhimento da aprendizagem baseada em projeto.

Perfil 5:
PERFIL ENGENHARIA ELECTROTÉCNICA E COMPUTADORES
Aprofundamento de competências em Automação, Sistemas de Energia, Telecomunicações, Eletrónica, e Computadores, através de uma metodologia de aprendizagem baseada em projeto, nos domínios de: Automação e Robótica; Conversão de Energia; Fundamentos da Eletrotecnia; Fundamentos das Comunicações; Instalações Elétricas; Matemática; Mercados de Eletricidade e Regulação; Processamento de Informação e Aprendizagem Computacional; Processamento de Sinal; Redes e Serviços de Comunicações; Redes e Sistemas de Energia; Sistemas Digitais e Arquitetura de Computadores; Sistemas e Controlo
Sistemas Embarcados; Tecnologia e Circuitos Eletrónicos; Tecnologias das Comunicações; Tecnologias e Sistemas Multimédia; Tecnologias para Aplicações Biomédicas, ou em domínios afins.

Regista-se aqui a intervenção das Unidades de Investigação da FCT: INESC-TEC, SYSTEC e IT, que serão responsáveis pelo desenvolvimento/acolhimento da aprendizagem baseada em projeto.

Perfil 6:
PERFIL ENGENHARIA DE MINAS E GEOAMBIENTE

A metodologia principal é a aprendizagem baseada em projeto. O orientador é responsável por estabelecer um plano de trabalho inicial no contexto de um projeto de investigação e inovação, integrado numa equipa, num dos seguintes domínios: Prospeção e Exploração de Georrecursos, Processamento e Reciclagem de Georrecursos, Geoambiente, Segurança e Higiene Ocupacionais.

Regista-se aqui a intervenção da Unidades de Investigação da FCT: CERENA e LAETA, que serão responsáveis pelo desenvolvimento/acolhimento da aprendizagem baseada em projeto.

Perfil 7:
PERFIS DE ENGENHARIA QUÍMICA, BIOLÓGICA E AMBIENTAL
Aprofundamento de competências em Engenharia Química, Biológica e Ambiental através de uma metodologia de aprendizagem baseada em projeto, nos domínios de Química, Fenómenos de Transporte, Termodinâmica, Química-Física e Materiais, Engenharia das Reações e Processos de Separação, Matemática e Métodos Numéricos em Engenharia, Engenharia de Sistemas e Produto, Projeto e Gestão, Ambiente, Energia, Bioengenharia, ou em domínios afins.

Regista-se aqui a intervenção das Unidades de Investigação da FCT: CEFT, LEPABE e LSRE-LCM, que serão responsáveis pelo desenvolvimento/acolhimento da aprendizagem baseada em projeto.

Perfil 8:
PERFIL ENGENHARIA CIVIL
Aprofundamento de competências em Engenharia CIVIL através de uma metodologia de aprendizagem baseada em projeto, nos domínios de: Construções Civis; Estruturas; Geotecnia; Hidráulica, Recursos Hídricos e Ambiente; Matemática e Métodos Numéricos em Engenharia; Materiais de Construção; Planeamento do Território e Ambiente; Vias de Comunicação e Transportes, ou em domínios afins.

Regista-se aqui a intervenção das Unidades de Investigação da FCT: CONSTRUCT, CITTA e CIIMAR, que serão responsáveis pelo desenvolvimento/acolhimento da aprendizagem baseada em projeto.

Perfil 9:
ENGENHARIA FÍSICA
Aprofundamento de competências em Engenharia Física através de uma metodologia de aprendizagem baseada em projeto, nos domínios de: Física dos materiais, Física dos plasmas, Física nuclear, Astrofísica, Física da Matéria condensada, Física computacional, Didática da Física.

Regista-se aqui a intervenção das Unidades de Investigação da FCT: CEFT – Centro de Estudos de Fenómenos de Transporte, CENTRA – Centro de Astrofísica e Gravitação, CF-UM-UP – Centro de Física das Universidades do Minho e do Porto, IPFN – Instituto de Plasmas e Fusão Nuclear, LAETA – Laboratório Associado de Energia, Transportes e Aeronáutica e CFisUC – Centro de Física da Universidade de Coimbra, que serão responsáveis pelo desenvolvimento/acolhimento da aprendizagem baseada em projeto.

Transversalmente aos perfis atrás mencionados, pretende-se um reforço das competências transversais ao nível de estudos avançados, bem como a aquisição de competências de trabalho em equipas multidisciplinares e de gestão de projetos.

Modo de trabalho

Presencial

Programa

Desenvolvimento de atividades em projeto de investigação e inovação de acordo com um plano de trabalho individual.

Bibliografia Obrigatória

Supervisor; Diversos (A indicar pelo orientador de cada estudante, conforme os objetivos e plano de trabalhos específicos.)

Métodos de ensino e atividades de aprendizagem

A metodologia principal é a aprendizagem baseada em projeto. O orientador é responsável por estabelecer um plano de trabalho inicial, dividido em quatro sub-projetos, no contexto de um projeto de investigação e inovação, integrado numa equipa. O estudante desenvolve as atividades previstas no plano de trabalho e no final de cada módulo, elabora um relatório do trabalho efetuado na correspondente unidade curricular de Projeto, o qual é avaliado pelo orientador e homologado pelo diretor de curso.

Tipo de avaliação

Avaliação distribuída sem exame final

Componentes de Avaliação

Designação Peso (%)
Participação presencial 10,00
Trabalho prático ou de projeto 90,00
Total: 100,00

Componentes de Ocupação

Designação Tempo (Horas)
Elaboração de relatório/dissertação/tese 8,00
Trabalho de investigação 397,00
Total: 405,00

Obtenção de frequência

Os estudantes que não apresentarem o relatório final serão reprovados por falta de frequência.

Fórmula de cálculo da classificação final

Avaliação de um relatório final relativo à atividade realizada, tendo presente o plano de trabalhos individual.
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