Saltar para:
Logótipo
Você está em: Início > Portal do Candidato > Possibilidades de Financiamento

Candidatos

Possibilidades de Financiamento


Bolsas de Estudo

A atribuição de bolsas de estudo pelo governo português é feita de acordo com o Regulamento de Atribuição de Bolsas de Estudo aos Estudantes do Ensino Superior e é da responsabilidade dos SASUP - Serviços de Ação Social da Universidade do Porto. A atual lei reconhece que têm direito a usufruir da Ação Social Escolar apenas os cidadãos nacionais, dos estados-membros da União Europeia, apátridos e oriundos de países com os quais há protocolos de cooperação.

No momento da inscrição, o estudante indica se vai ou não concorrer a bolsa - assinala no módulo de inscrição ou entrega Declaração de Compromisso de Honra.

Quando saírem os resultados das candidaturas a bolsa (listagem disponibilizada na internet no site do Serviços de Ação Social da Universidade do Porto) :

  • Os estudantes cujo pedido de bolsa seja indeferido deverão efetuar o pagamento das prestações em falta no prazo de 30 dias úteis consecutivos à publicitação do despacho de indeferimento;
  • Os estudantes bolseiros procederão ao pagamento das prestações em falta no prazo de 30 dias úteis consecutivos à regularização do pagamento da bolsa de estudos.

Para obter informações sobre outras bolsas consulte os seguintes websites:


Programa RETOMAR

Criado recentemente, o programa RETOMAR pretende permitir o regresso à educação e formação de estudantes que queiram completar formações anteriormente iniciadas, incentivando, desta forma o regresso de antigos estudantes que abandonaram o ciclo de estudos antes da sua conclusão. Para além disso, esta nova medida pretende combater o abandono escolar no ensino superior.

Este programa atribuirá uma bolsa no valor de 1200 euros anuais, paga ao estudante numa única prestação, e um apoio à graduação, pago à instituição de Ensino Superior, no valor anual de 300 euros.

Se tem menos de 30 anos de idade e gostava de ter mais uma oportunidade no Ensino Superior, candidate-se até ao dia 10 de outubro através da plataforma RETOMAR.

Conheça a legislação aqui.


Bolsas de Mérito

Estas bolsas são atribuídas pelas instituições de ensino superior aos estudantes com aproveitamento excecional, independentemente dos seus rendimentos, de acordo com a legislação em vigor. O valor da bolsa é de 5 vezes o salário mínimo.


Prémio de Incentivo

Este prémio é atribuído pela Universidade do Porto, de acordo com a legislação em vigor e o Regulamento da UP. O valor do prémio é o equivalente ao da propina.


Bolsas I&D

As bolsas de investigação (BI) destinam-se a licenciados, mestres ou doutores, para obtenção de formação científica em projetos de investigação ou em instituições científicas e tecnológicas no País.

A duração da bolsa é, em regra, anual, prorrogável até ao máximo de três anos, não podendo ser concedida por períodos inferiores a três meses consecutivos.

Aqui poderá consultar os concursos abertos para bolsas de investigação e bolsas de iniciação científica.

Crédito Bancário para estudantes

Existe em Portugal um sistema específico de Empréstimos a Estudantes e Bolseiros do Ensino Superior que permite a obtenção de melhores condições, de financiamento junto de instituições bancárias, de acordo com a legislação aplicável. Beneficiando da taxa de juro mínima, estes empréstimos têm um spread máximo de 1%, que será reduzido para os estudantes com melhor aproveitamento escolar.

Este sistema acresce aos mecanismos de Ação Social Escolar e é fortemente marcado pelo princípio da universalidade. Permite também, em parceria com o Banco Santander, o apoio específico a alunos abrangidos por programas de mobilidade internacional, nomeadamente para estadias no estrangeiro no âmbito do Programa ERASMUS e outros programas de intercâmbio internacional de estudantes.

Consulte os Protocolos de Adesão ao Sistema de Empréstimos.

Saiba mais aqui.


Estágios Remunerados para estudantes dos PALOP

Através do Projeto FEUPSocial, o G.A.S.Porto, em parceria com a FEUP e demais empresas parceiras, proporcionam a oportunidade de estudantes FEUP, sobretudo dos PALOP e Timor, realizarem um estágio de verão, recebendo em troca uma bolsa que cobre o valor da propina de um ano dos seus estudos. Estes estágios podem envolver diferentes áreas profissionais, não estando limitados à Engenharia.


Trabalhar e estudar

Os estudantes que trabalhem para financiar os seus estudos poderão ser elegíveis à obtenção do estatuto de trabalhador estudante. Este estatuto confere um conjunto de benefícios que permitem a conciliação entre as duas atividades. Para mais informações, consulte esta página.

    Trabalho esporádico

    O trabalho não permanente pode ser também uma forma de os estudantes conseguirem obter algum financiamento para as suas despesas. Os fins de semana e as férias são períodos em que muitos estudantes aproveitam para se dedicarem a uma atividade remunerada.

    Dentro da FEUP, existe ainda a possibilidade de se candidatarem à equipa de técnicos e hospedeiros, gerida pelo Centro de Eventos, e que presta apoio nas centenas de eventos que têm lugar na FEUP ao longo do ano letivo.

Recomendar Página Voltar ao Topo
Copyright 1996-2024 © Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto  I Termos e Condições  I Acessibilidade  I Índice A-Z  I Livro de Visitas
Última actualização: 2014-09-30 I  Página gerada em: 2024-05-08 às 18:56:10 | Política de Utilização Aceitável | Política de Proteção de Dados Pessoais | Denúncias