Saltar para:
Logótipo
Você está em: Início > Cooperação > Duplos Diplomas e Co-Tutela Internacional

Cooperação

Duplos Diplomas e Cotutela Internacional

Uma das apostas da cooperação internacional da FEUP traduz-se na formalização de acordos com instituições de Ensino Superior estrangeiras para a atribuição de duplos diplomas, bem como de acordos para doutoramento em regime de cotutela.
No âmbito desses acordos, o estudante da FEUP beneficia da possibilidade de obter dois diplomas, um da U.Porto/FEUP, e o outro da instituição estrangeira onde realizará parte dos seus estudos para completar o respetivo grau.
No final ficará com os dois graus das duas instituições, podendo exercer a sua atividade profissional nos países em que esse diploma é reconhecido, e seguindo os procedimentos das respetivas associações que regulam o exercício de atividade profissional  nesses países.

LEGISLAÇÃO U.PORTO:
Normas U.Porto: Mútuo Reconhecimento de Formação - Duplas ou Múltiplas Titulações de Mestrado 


MESTRADO

#ENGENHARIA DE SERVIÇOS E GESTÃO

- acordo com a Ghent University (Bélgica)

O MESG – Mestrado em Engenharia de Serviços e Gestão da FEUP estabeleceu dois acordos de cooperação com as instituições acima referidas que prevêem a atribuição do grau de mestre pelas duas instituições.

Os estudantes interessados nesta possibilidade deverão manifestar esse interesse junto da instituição onde foram inicialmente admitidos até ao final do primeiro semestre do primeiro ano de mestrado.

A Tese final de mestrado deverá ser proposta com responsabilidade partilhada entre as duas instituições e deverá haver uma supervisão conjunta. O estudante interessado deverá passar o segundo ano do Mestrado na outra instituição parceira, sendo que no final do ciclo de estudos irá receber o grau de Mestre pela U.Porto/FEUP e também pela instituição parceira. 

Mais informações: direção de curso e Prof.ª Gabriela Beirão


#VISÃO POR COMPUTADOR

Mestrado internacional conjunto com as universidades da Galiza (Espanha): Santiago de Compostela, Vigo, e Corunha. 

Mais informações: página do mestrado

DOUTORAMENTO

DOUTORAMENTO EM COTUTELA (com qualquer Instituição de Ensino Superior do mundo que atribua Grau de Doutor)

De acordo com o Regulamento de Doutoramento em Regime de Cotutela Internacional da U.Porto, a U.Porto prevê a possibilidade de realização de um doutoramento em cotutela internacional. Trata-se de uma situação em que num determinado momento o doutorando irá estar inscrito simultaneamente na U.Porto e noutra Instituição de Ensino Superior como um estudante regular de Doutoramento, passando pelos respetivos processos de admissão no respetivo Programa Doutoral/Doutoramento em cada instituição, e seguindo os procedimentos para matrícula em cada uma delas.

Para ser considerado neste regime, o período mínimo a passar numa das duas instituições tem de ser obrigatoriamente 9 meses.

A Cotutela internacional implica que, no decorrer do primeiro ano de doutoramento (ou no máximo no segundo ano), seja estabelecido um acordo entre as duas instituições de ensino superior onde se define as questões anteriormente descritas, e ainda outros aspetos, como seja o pagamento das propinas em cada uma delas (que pode ser proporcional ao período a passar em cada instituição), o local de defesa da tese (que será só numa das duas instituições, mas reconhecido por ambas as partes), a constituição do júri, a língua da tese, etc.

No regime de Cotutela Internacional o estudante obterá assim dois graus de Doutor, um pela U.Porto e outro pela instituição parceira (esta questão ficará também definida no acordo).

Existe um modelo já aprovado pela Reitoria para o estabelecimento desse acordo, em duas línguas, em Português, a aplicar no caso dos países de Língua Portuguesa, e em Inglês, a aplicar para o restante mundo. Também pode ser utilizado o modelo de acordo da outra instituição, mas esse carece de análise e aprovação prévia pelos serviços competentes na U. Porto (Reitoria). Os interessados deverão contactar a COOP para o email international@fe.up.pt para manifestar interesse e solicitar o modelo de acordo definido pela Reitoria.

PROCEDIMENTOS: contactar a Direção do Programa Doutoral/Doutoramento em cada instituição (U.Porto/FEUP e outra instituição) para saber se reune os requisitos para admissão, e deverá também assegurar  diretamente (ou através do respetivo orientador de doutoramento) os contactos com a instituição parceira para a definição do texto final do acordo de cotutela. Na FEUP a COOP será o serviço de apoio nestes processos, e articulará com a Reitoria da U.Porto.


DOUTORAMENTOS EM PARCERIA COM OS E.U.A.
(no âmbito do programa GoPORTUGAL, promovido pela Fundação para a Ciência e a Tecnologia)

(os interessados deverão contactar diretamente o secretariado de cada Programa)

CMU – Portugal: Carnegie Mellon University

MIT – Portugal: Massachusetts University of Technology

UTA – Portugal: University of Texas in Austin


Recomendar Página Voltar ao Topo
Copyright 1996-2024 © Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto  I Termos e Condições  I Acessibilidade  I Índice A-Z  I Livro de Visitas
Última actualização: 2023-07-19 I  Página gerada em: 2024-05-19 às 04:22:48 | Política de Utilização Aceitável | Política de Proteção de Dados Pessoais | Denúncias