Concursos para as Pontes do Porto

por Manuel de Azeredo

Para a concepção de Pontes no Porto em apenas 3 casos se fizeram concursos públicos. No entanto, todos se revelaram da maior utilidade para se encontrar a solução que em cada momento se mostrava mais aconselhável.

Dos dois primeiros sairam as verdadeiras obras primas que são as duas pontes metálicas do Porto. O terceiro, sem que tenha resultado em nenhuma ponte pois acabou por ser anulado, veio mostar que a solução em arco já não era a mais adequada, influenciando decisivamente a concepção da ponte que veio a seceder-lhe.

Concurso para a Ponte Maria Pia
Concurso para a Ponte Luís I
Concurso para substituição da Ponte Maria Pia




Concurso para a Ponte Maria Pia

Em preparação



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Concurso para a Ponte Luís I

Em preparação

O concurso para a Ponte Luís I foi cuidadosamente preparado com um programa bem definido quanto às funcionalidades desejadas mas deixando absoluta liberdade no que respeita à solução estrutural.

É assim que em 12 de Novembro de 1880 se apresentaram 10 concorrentes com um total de 12 soluções. Todos são estrangeiros: 6 empresas francesas, 2 belgas e 2 britânicas.

Tal foi o interesse que logo no número de 15 de Dezembro da revista francesa Le Génie Civil o correspondente em Lisboa enviou uma descrição comentada das várias soluções "…et grâce aux renseignements recueillis chez les concurrents ou ailleurs, je suis à même de vous envoyer un résumé des propositions avec quelques croquis qui souffiront, je l'espère, por faire comprendre les efforts que chacun a faits."

De facto, os croquis diferem em alguns casos das soluções oficiais (que seriam publicadas na Revista de Obras Públicas e Minas com o Relatório da Comissão de apreciação), o que motivou até uma reclamação da Societé de Fives-Lille que saiu no número de 15 de Janeiro de 1881 daquela revista.

O despacho do referido correspondente em Lisboa que assina apenas F. P., em vários locais revela o tipo de preocupações que estariam por trás dos responsáveis pelo empreendimento: "…mais on sait que ces messieurs veulent un ouvrage d'art, et non une oeuvre banale." "L'opinion publique se prononce plus nettement encore…en demeure de reléguer la question du prix au second rang, en laissant dominer les conditions de goût et de science."

E ainda, a propósito precisamente da solução da Fives-Lille: "Projet peu gracieu, et que les habitants de Porto se résigneraient difficilement à voir venir leur boucher la vue de l'admirable paysage auquel ils sont habitués." Parece evidente o motivo da reclamação!

Relatório de apreciação e selecção

Transcrição de partes do artigo em Le Génie Civil

Reclamação de Fives Lille

Reclamação de Eiffel



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Concurso para substituição da Ponte Maria Pia

Em preparação

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Bibliografia

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Este texto começou a construir-se em Janeiro de 1997

Última actualização 29 de Abril de 1997