Para a concepção de Pontes no Porto em apenas 3 casos se fizeram concursos públicos. No entanto, todos se revelaram da maior utilidade para se encontrar a solução que em cada momento se mostrava mais aconselhável.
Dos dois primeiros sairam as verdadeiras obras primas que são
as duas pontes metálicas do Porto. O terceiro, sem que
tenha resultado em nenhuma ponte pois acabou por ser anulado,
veio mostar que a solução em arco já não
era a mais adequada, influenciando decisivamente a concepção
da ponte que veio a seceder-lhe.
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O concurso para a Ponte Luís I foi cuidadosamente preparado com um programa bem definido quanto às funcionalidades desejadas mas deixando absoluta liberdade no que respeita à solução estrutural.
É assim que em 12 de Novembro de 1880 se apresentaram 10 concorrentes com um total de 12 soluções. Todos são estrangeiros: 6 empresas francesas, 2 belgas e 2 britânicas.
Tal foi o interesse que logo no número de 15 de Dezembro da revista francesa Le Génie Civil o correspondente em Lisboa enviou uma descrição comentada das várias soluções " et grâce aux renseignements recueillis chez les concurrents ou ailleurs, je suis à même de vous envoyer un résumé des propositions avec quelques croquis qui souffiront, je l'espère, por faire comprendre les efforts que chacun a faits."
De facto, os croquis diferem em alguns casos das soluções oficiais (que seriam publicadas na Revista de Obras Públicas e Minas com o Relatório da Comissão de apreciação), o que motivou até uma reclamação da Societé de Fives-Lille que saiu no número de 15 de Janeiro de 1881 daquela revista.
O despacho do referido correspondente em Lisboa que assina apenas F. P., em vários locais revela o tipo de preocupações que estariam por trás dos responsáveis pelo empreendimento: " mais on sait que ces messieurs veulent un ouvrage d'art, et non une oeuvre banale." "L'opinion publique se prononce plus nettement encore en demeure de reléguer la question du prix au second rang, en laissant dominer les conditions de goût et de science."
E ainda, a propósito precisamente da solução
da Fives-Lille: "Projet peu gracieu, et que les habitants
de Porto se résigneraient difficilement à voir venir
leur boucher la vue de l'admirable paysage auquel ils sont habitués."
Parece evidente o motivo da reclamação!
Relatório de apreciação e selecção
Transcrição de partes do artigo em Le Génie Civil
Reclamação de Fives Lille
Reclamação de Eiffel
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Este texto começou a construir-se em Janeiro de 1997
Última actualização 29 de Abril de 1997