Teófilo SEYRIG

19 de Fevereiro de 1843 - 5 de Julho de 1923

por Manuel de Azeredo

Vida e Obra










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François Gustave Théophile Seyrig nasceu em Berlim, Prussia em 19 de Fevereiro de 1843 (11 anos mais tarde que Eiffel).
Em Agosto de 1861 presta provas de admissão para ingresso na Ecole Centrale des Arts et Manufactures em Paris, com altas classificações.

De acordo com os ficheiros daquela Escola, o seu pai, "mécanicien" vivia nessa altura em Bruxelas.

Théophile Seyrig

Uma nota "très bon élève" acompanha o registo das suas elevadas classificações nos 3 anos que constituiu o seu curso de Engenharia, spécialité mécanicien.

Seyrig terá terminado o seu curso em 1864 ou 1865 e permaneceu em Paris durante praticamente toda a sua vida. Em 1869 associa-se a Gustavo Eiffel fundando os dois a casa Eiffel et Cie.

Esta associação de dois homens brilhantes irá dar frutos que principalmente Eiffel irá recolher.

A primeira grande obra é a Ponte Maria Pia cujo concurso vencem destacadamente com uma solução extraordinariamente inovadora para a época (podem comparar-se as quatro propostas).

Ponte Maria Pia

A concepção de uma tal solução estrutural deve atribuir-se a Seyrig que desempenhava as funções de chefe da equipa de projecto. Há muitos indícios de que de facto é sua a ideia de usar um arco metálico para vencer o vão de 160 m do rio Douro, solução impensável até então.

A posição de segundo plano que Seyrig ocupou desde o início da associação com Eiffel, mas muito particularmente no êxito alcançado pela Ponte Maria Pia, está certamente na origem do seu rompimento com Eiffel.

É assim que se dá a rotura e aparece a partir de 1879 como Administrador delegado da Société de Constructions de Willebroeck, a tempo de, com esta empresa, se apresentar como concorrente ao novo concurso para uma ponte metálica para o Porto.




Ponte D. Luís





Curiosa competição esta entre os ex-sócios.

Em simultâneo dois grandes concursos internacionais. Um, a nova ponte para o Douro; o outro, uma ponte em Szeged, na Hungria, para substituir a que fora destruída em consequência de graves inundações em 1879.



Eiffel, derrotado no Porto, vence em Szeged com uma ponte concebida pelo húngaro Janos Feketehazy

As tecnologias necessárias para a realização da travessia do Douro tinham-se vulgarizado e apresentam-se a concurso 12 propostas, duas com a assinatura de Seyrig, uma das quais veio a sair vencedora, não por ser a mais barata, mas por ser efectivamente a melhor! É a Ponte Luís I.
Em "Cent ans de la vie de l'Ecole Centrale - 1829-1929", Léon Guillet, ao referir antigos alunos da escola que se tornaram ilustres, dedica a Seyrig 12 linhas apenas mas que sintetizam bem a sua vida:

Th. SEYRIG (promotion 1865) dirigea tout d'abord le bureau d'études de la Société Eiffel et Cie et participa ainsi aux grands travaux faits à cette époque. Après 1879, il étudia et construisit de nombreux ouvrages soit seul, soit comme associé ou conseil des Sociétés de Willebroek, d'Anzin, d'Haumont et de Cockerill. Son projet pour le pont sur la Theiss à Szegedin fut primé (1880) et il construisit le second pont sur le Douro. En Espagne, en Belgique, en Éthiopie, il fit de très nombreux ouvrages.

Th. SEYRIG fut aussi un archéologue consommé et un astronome.

Il a écrit de nombreuses monographies sur les ponts, un précis de statique graphique et donna, avec Swante Arrhénius, des ouvrages sur lÉvolution des mondes et le destin des étoiles.

Très attaché à l'École qui l'avait formé et dont il est une belle figure, il dirigea vers elle deux de ses fils e l'un de ses petits-fils.

Aos poucos, os traços da vida de Seyrig vão-se clarificando.

Nos finais do século XIX estava muito em voga o registo de patentes. Em 1881 é publicada a notícia da atribuição a Levisey e Seyrig do brevet "Perfectionnements à la pose des rails pour voies ferrées". É, porém, provável que tenha solicitado outros registos.

Fez parte do "Comité Supérieur de Rédaction" da revista "Le Génie Civil" e em 1881 é nomeado membro do Comité da Société des Ingénieurs Civils em que participa activamente. Temos o relato de uma extensiva discussão do problema da fadiga dos materiais em que foi o principal animador (Le Génie Civil Tome I nº 20, 15 Aout 1881).

Os interesses na Arqueologia e na Astronomia revelam uma personalidade culta e aberta com perspectivas muito para além da esfera profissional. É neste aspecto relevante o artigo Portraits composés. - L'homme normal. (ver bibliografia).

Os familiares

Dos dois filhos engenheiros referidos por Léon Guillet, um deles deve ser William Seyrig que aparece entre 1893 e 1894 a assinar vários artigos de divulgação na revista Le Génie Civil.

Deve ser neto o arqueólogo e numismata Henri Seyrig que nasceu em Héricourt, França e morreu em 1973 na Suiça aonde fundou uma reputada escola de história da Antiguidade.

Mais mais célebre dos Seyrig, talvez bisneta, é a actriz Delphine Seyrig cujo filme mais conhecido é "L'Année dernière à Marienbad" em que contracena com Jean Louis Trantignan.

Mas Teófilo Seyrig é acima de tudo o construtor.

A Ponte Luís I será a sua obra prima, que nunca se cansará de referir, como por exemplo na 2ª parte que acrescentou à tradução que fez da Estática Gráfica de Muller-Breslau, em que descreve pormenorizadamente, como exemplo de aplicação, a operação de fecho do arco desta ponte.

É também o grande esquecido da engenharia civil do final do séclo XIX. Foi ignorado na recente e magnífica exposição "L'Art de l'Ingénieur" levada a cabo no Centro Pompidou em Paris, em que a engenharia francesa é, naturalmente, exaltada. No excelente catálogo de cerca de 600 páginas em grande formato, apenas vagas referências, sempre a propósito da ponte Maria Pia, na qualidade de mero colaborador de Eiffel.

Chegou a hora de o Mundo, a França e, muito particularmente, a cidade do Porto lhe prestarem a merecida homenagem!

Bibliografia de Seyrig

Os escritos assinados por Seyrig que até agora descobri, são os que constam na lista seguinte, em que se destacam a vermelho os de maior importância.

  1. Les procédés de montage des ponts métalliques - extrait du compte rendu sténographique de Congrès International du Génie Civil, tenu à Paris du 5 au 14 Août 1878 - Imprimerie Nationale - Paris.
  2. Les ascenceurs hydrauliques - extrait des mémoires de la Société des Ingénieurs Civils - Paris E. Cariomont et V. Renault - 1883
  3. Les Phares flottants. Le Génie Civil Tome III nº 9, 1 Mars 1883. Neste artigo Seyrig descreve pormenorizadamente a concepção de balizas luminosas flutantes mas não é claro que se trate de um projecto seu. No final do artigo diz apenas terem sido construidas por outrem.
  4. Dynamomètre Statique Enregistreur destiné à la mesure des efforts dans les constructions métalliques. Descrição de um aparelho inventado por Fraenkel e que deve ter utilizado em obras suas. Le Génie Civil Tome IV nº 25, 19 Avril 1884.
  5. Cronique et Informations. Portraits composés. - L'homme normal. Artigo acerca de um trabalho de psicólogos que terá impressionado Seyrig. Le Génie Civil Tome VII nº 16, 15 Août 1885.
  6. Muller-Breslau e T. Seyrig - Éléments de Statique Graphique appliquée aux constructions. Librairie Polytechnique Baudry et Cie, Éditeurs - Paris 1886. Seyrig traduziu a obra de Muller-Breslau e acrescentou-lhe uma 2ª parte com desenvolvimento idêntico, dedicada às vigas contínuas
  7. Pont-écluse a travée mobile. Não é um trabalho seu. Trata-se de uma descrição crítica. Le Génie Civil Tome XII nº 17, 25 Février 1888.
  8. Statique graphique des systèmes triangulés - I - exposés théoriques; II - exemples d'applications. Encycl. des Aide-mémoires. Gauthier-Villars Ed. et Masson et Cie, Ed., Paris. É um livro em dois volumes, 150 e 190 páginas, respectivamente, sem data mas que pode seguramente atribuir-se ao ano de 1898
  9. As Pontes Metálicas. Trente années de Progrès dans la Construction des Ponts Métaliques. Revista de Obras Públicas e Minas, Tomo XXX nºs 357 e 358, Setembro e Outubro, 1899. O título é mesmo assim, parte em português, parte em francês. O texto é francês. Deve tratar-se de uma transcrição.
  10. Arrhenius, Svante - L'évolution des mondes - Tradução de T. Seyrig. Ed. Libr. Polytechn. Ch. Béranger, Paris, 1910.
  11. Pont sur la Meuse entre Seraing et Jemeppe - extrait du 1er fascicule des annales des travaux publics de Belgique - Bruxelles, 1911
  12. Les nouveaux Ponts de Selzaete sur le canal de Gaud a Terneuzen - extrait des annales des travaux publics de Belgique - Bruxelles. Goemaere, Imprimerie du Roi, Editeur - 1913
  13. Notice sur un système nouveau de ponts portatifs - Système T. Seyrig - Paris.
  14. Arrhenius, Svante - Le destin des étoiles - Tradução de T. Seyrig. Paris.

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Bibliografia

O autor agradece as preciosas informações fornecidas pela Srª Nicole Magnoux, responsável pelo Centro de Documentação da École Centrale de Paris

L'auteur veut manifester sa reconaissance a Mme Nicole Magnoux, responsable du Centre de Documentation de l'Ecole Centrale de Paris


Este texto começou a construir-se em Janeiro de 1998 e está em evolução. Só periodicamente a versão disponível é actualizada.

Última actualização 13 de Janeiro de 1998


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