Licenciatura em Engenharia Informática e Computação

Aulas Práticas: João Correia Lopes, JCL, Professor Auxiliar
 João Pascoal de Faria, JPF, Professor Auxiliar

Objectivos da Disciplina

Possibilitar a aplicação e integração dos conhecimentos adquiridos anteriormento pelos alunos em disciplinas nas áreas de Engenharia de Software, Bases de Dados, Interfaces Gráficas, Compiladores, Sistemas Operativos, Linguagens de Programação e Inteligência Artificial. Dotar os alunos da capacidade de aplicar um processo de Engenharia de Software ao desenvolvimento completo de uma aplicação.

Conteúdo da Disciplina

Levantamento de requisitos, projecto, implementação, documentação e apresentação de uma aplicação. Identificação das ferramentas adequadas à implementação da aplicação e sua utilização. Estudo e aplicação da metodologia "Rational Unified Process". Estudo complementar e aplicação da linguagem de modelização UML ("Unified Modeling Language").

Metodologia da Disciplina

As aulas teóricas serão usadas para a apresentação e acompanhamento dos projectos e para a exposição da metodologia "Rational Unified Process" e de conceitos complementares da linguagem de modelização UML. As aulas práticas serão usadas para o desenvolvimento do projecto, através do uso dos sistemas e linguagens escolhidos para a implementação da aplicação.

Bibliografia Obrigatória

Bibliografia Recomendada

Não existem exames.
Será avaliado o trabalho de projecto através da documentação apresentada, da aplicação desenvolvida e do desempenho nas aulas: Existe uma nota mínima de 50% a qualquer destes itens.

Melhorias de classificação para este ano lectivo envolverão trabalho adicional para o projecto apresentado; melhorias de classificação pedidas no ano lectivo seguinte envolverão a realização de um novo projecto.

João Pascoal de Faria
Fri Feb 16 11:50:53 2001