Organização do Grupo de Projecto
Cada grupo deverá organizar-se por forma a responsabilizar-se pelo
cumprimento adequado de todas as fases do ciclo de vida de um projecto
de software, incluindo trabalho para fora (outsourcing) e
auditorias.
Isto pressupõe que, em cada grupo, deverão ser visíveis, na
execução do trabalho, os papéis a seguir indicados.
Um mesmo elemento do grupo pode desempenhar mais do que um papel e
o mesmo papel pode ser desempenhado por mais do que uma pessoa, com a
excepção do Gestor de projecto que desempenha exclusivamente essa
tarefa.
Gestor de Projecto
Responsável por toda a planificação e coordenação do projecto.
Adjunto do Gestor de Projecto
Ajuda e substitui, na sua ausência, o gestor de projecto na planificação e coordenação do projecto.
Este papel é desempenhado de forma rotativa por todos os membros do projecto, com a
excepção do gestor.
Secretário
Responsável pela manutenção do sítio do projecto onde se armazena
toda a documentação e outros artefactos relativos ao projecto, pela
elaboração de agendas e actas das reuniões efectuadas pelos elementos
do grupo, pela elaboração do folheto publicitário do produto
desenvolvido e pelo controlo de versões dos artefactos produzidos.
Elabora a versão final do Manual do Utilizador.
Analista
Responsável pela elaboração do Relatório de Especificação de
Requisitos, do Manual de Testes e da realização dos testes finais.
Arquitecto
Responsável pela elaboração do Relatório de Projecto.
Programador
Responsável pela codificação/implementação, execução do trabalho para fora,
elaboração do Relatório de Desenvolvimento e realização de testes
unitários.
Elabora uma versão preliminar do Manual do Utilizador.
Controlo de qualidade
Responsável pela elaboração do manual de qualidade, que define as
normas de qualidade, e pela imposição dessas normas.
Colabora com os analistas e arquitectos no planeamento dos testes,
e acompanha o analista na execução dos testes finais.
Colabora com os programadores na elaboração do Manual do Utilizador.
Auditor
Responsável por auditar o funcionamento doutros grupos.