Licenciatura em Engenharia Informática e Computação

Horas/Semana: 1h teórica, 3h práticas
Nº de Turmas: 1 teórica, 2 práticas
Aulas Teóricas: João Pascoal de Faria (JPF), Professor Auxiliar
Aulas Práticas: Ademar Aguiar (AMA), Assistente e João Correia Lopes (JCL), Professor Auxiliar

Objectivos da Disciplina

Possibilitar a aplicação e integração dos conhecimentos adquiridos anteriormente pelos alunos em disciplinas nas áreas de Engenharia de Software, Bases de Dados, Interfaces Gráficas, Compiladores, Sistemas Operativos, Linguagens de Programação e Inteligência Artificial. Dotar os alunos da capacidade de aplicar um processo de Engenharia de Software ao desenvolvimento completo de uma aplicação.

Conteúdo da Disciplina

Levantamento de requisitos, projecto, implementação, documentação e apresentação de uma aplicação. Estudo e aplicação de processos de desenvolvimento de software. Estudo complementar e aplicação da linguagem de modelação UML ("Unified Modeling Language").

Metodologia da Disciplina

As aulas teóricas serão usadas para a apresentação e acompanhamento dos projectos e para a exposição dos processos de desenvolvimento de software e de conceitos complementares da linguagem de modelação UML. As aulas práticas serão usadas para o desenvolvimento do projecto, através do uso dos sistemas e linguagens escolhidos para a implementação da aplicação.

O desenvolvimento do projecto será dividido em 3 fases: (1) levantamento e especificação de requisitos, resultando num "Relatório de Especificação de Requisitos"; (2) projecto de alto nível, resultando num "Relatório de Projecto de Alto Nível" e num "Protótipo" implementando uma parte da aplicação para validar a arquitectura; (3) projecto detalhado, implementação e teste da aplicação, resultando num "Relatório de Desenvolvimento" e um "Produto" incluindo o pacote de instalação, manual de utilizador e código fonte.

O trabalho é realizado em grupos de 4 alunos com divisão de tarefas planeadas semanalmente. Cada grupo deve manter um sítio Web contendo toda a informação e artefactos relacionados com o trabalho.

Bibliografia Recomendada

Não existem exames.
Será avaliado o trabalho de projecto através da documentação apresentada, da aplicação desenvolvida e do desempenho nas aulas: Existe uma nota mínima de 40% a qualquer destes itens.

Melhorias de classificação para este ano lectivo envolverão trabalho adicional para o projecto apresentado; melhorias de classificação pedidas no ano lectivo seguinte envolverão a realização de um novo projecto.