Ficha de Disciplina
Ano: 4º
Semestre: 2º
Créditos: 2
Horas/Semana: 1h teórica, 3h práticas
Nº de Turmas: 1 teórica, 2 práticas
Aulas Teóricas: João Pascoal de Faria (JPF), Professor Auxiliar
Aulas Práticas: Ademar Aguiar (AMA), Assistente e João Correia Lopes (JCL), Professor Auxiliar
Possibilitar a aplicação e integração dos conhecimentos adquiridos
anteriormente pelos alunos em disciplinas nas áreas de Engenharia de
Software, Bases de Dados, Interfaces Gráficas, Compiladores, Sistemas
Operativos, Linguagens de Programação e Inteligência Artificial. Dotar
os alunos da capacidade de aplicar um processo de Engenharia de
Software ao desenvolvimento completo de uma aplicação.
Levantamento de requisitos, projecto, implementação, documentação e
apresentação de uma aplicação.
Estudo e aplicação de processos de desenvolvimento de software.
Estudo complementar e aplicação da linguagem de modelação UML
("Unified Modeling Language").
Metodologia da Disciplina
As aulas teóricas serão usadas para a apresentação e acompanhamento
dos projectos e para a exposição dos processos de desenvolvimento de
software e de conceitos complementares da linguagem de modelação
UML.
As aulas práticas serão usadas para o desenvolvimento do
projecto, através do uso dos sistemas e linguagens escolhidos para a
implementação da aplicação.
O desenvolvimento do projecto será dividido em 3 fases: (1) levantamento e
especificação de requisitos, resultando num "Relatório de Especificação
de Requisitos"; (2) projecto de alto nível, resultando num "Relatório de
Projecto de Alto Nível" e num "Protótipo" implementando uma parte da
aplicação para validar a arquitectura; (3) projecto detalhado,
implementação e teste da aplicação, resultando num "Relatório de
Desenvolvimento" e um "Produto" incluindo o pacote de instalação,
manual de utilizador e código fonte.
O trabalho é realizado em grupos de 4 alunos com divisão de tarefas
planeadas semanalmente.
Cada grupo deve manter um sítio Web contendo toda a informação e
artefactos relacionados com o trabalho.
- The Unified Modeling Language User Guide, G. Booch, J. Rumbaugh, I. Jacobson, Addison Wesley, 1998, ISBN=0201571684
- The Rational Unified Process: an introduction, Philippe Kruchten, Addison Wesley, 1999, ISBN=0201604590
- Software Engineering, Ian Sommerville, 6th Edition, Addison-Wesley, 2000, ISBN=
- UML, Metodologias e Ferramentas CASE, Alberto Silva e Carlos Videira, Centro Atlântico, 2001, ISBN=9728426364
Não existem exames.
Será avaliado o trabalho de projecto através da documentação apresentada, da aplicação desenvolvida e do desempenho nas aulas:
- avaliação do Relatório de Especificação de Requisitos, a entregar
até ao dia 15 de Março, com o peso de 20% da nota
final;
- avaliação do Relatório de Projecto de Alto Nível e do Protótipo,
a entregar até ao dia 12 de Abril, com peso de 20%
da nota final;
- avaliação do Relatório de Desenvolvimento, a entregar até ao dia
24 de Maio, com peso de 15% da nota final;
- avaliação do Produto e do sítio Web, a entregar até ao dia 24
de Maio, e a demonstrar na semana de 31 de Maio, com
peso de 30% da nota final;
- avaliação do desempenho individual com peso de 15% da nota
final.
Existe uma nota mínima de 40% a qualquer destes itens.
Melhorias de classificação para este ano lectivo envolverão trabalho
adicional para o projecto apresentado; melhorias de classificação
pedidas no ano lectivo seguinte envolverão a realização de um novo projecto.