Licenciatura em Engenharia Informática e Computação
Laboratório de Informática Avançada
Ano lectivo de 2001/2002

Trabalhos práticos

1. Regulamento

Na presente edição da disciplina de LIA pretende-se desenvolver um conjunto integrado de aplicações no domínio da saúde, comunicando entre si através Web Services sobre SOAP. Cada aplicação pode ser desenvolvida indiferentemente em plataforma Java ou Microsoft.NET, já que a tecnologia de Web Services garante a interoperabilidade entre as diferentes plataformas.

Cada aplicação disponibilizará dois tipos de interfaces:

Adicionalmente, cada aplicação poderá recorrer a Web Services disponibilizados por outras aplicações.

Os trabalhos são realizados por grupos de 4 alunos, todos da mesma turma. O trabalho de cada grupo consiste no desenvolvimento de uma das aplicações propostas, sobre uma plataforma à escolha - Java ou Microsoft.NET. Na mesma turma não podem existir dois grupos a desenvolver a mesma aplicação. No conjunto das duas turmas tem de existir pelo menos um grupo a desenvolver cada aplicação (no máximo existirão dois grupos a desenvolver cada aplicação, de turmas diferentes). Os grupos serão constituídos na primeira aula prática de cada turma, mas os grupos podem desde já submeter as suas candidaturas através do formulário disponível para o efeito na página da disciplina. Aquando da constituição de cada grupo, os alunos devem indicar provisoriamente a plataforma pretendida. No entanto, uma decisão definitiva sobre a plataforma a usar na implementação será tomada por cada grupo na 2ª fase do trabalho (definição da arquitectura e tecnologias a usar).

Para os alunos interessados em utilizar a plataforma Microsoft.NET, será promovido um seminário sobre a matéria até ao dia 15 de Março (antes de se iniciar a 2ª fase do projecto) e a plataforma será disponibilizada em computadores do laboratório do DEEC em que decorrem as aulas práticas.

O papel de cliente será assumido pelos docentes da disciplina. Compete aos clientes definir os requisitos e os Web Services (para garantir a interoperabilidade entre as aplicações), sob solicitação de cada grupo.

Oportunamente serão divulgados os mecanismos para permitir testar cada aplicação sem estar dependente dos serviços disponibilizados por aplicações desenvolvidas por outros grupos.

2. Visão geral de intervenientes e aplicações

3. Intervenientes

  • Utente
    pessoa a quem são prestados cuidados de saúde
  • Prestador de cuidados de saúde
    hospital, clínica, etc. que presta cuidados de saúde aos utentes (consultas, intervenções cirúrgicas, análises, exames, atendimento de urgência, vacinas, etc.)
  • Pagador de cuidados de saúde
    empresa seguradora (exemplo: Medis) ou subsistema de saúde (ADSE, etc.) que paga uma parte ou a totalidade os cuidados de saúde prestados aos seus beneficiários e recebe por isso contribuições dos beneficiários
  • Fornecedor
    empresa farmacêutica, farmácia, ou outra entidade que fornece produtos na área da saúde aos prestadores de cuidados ou aos próprios utentes
  • Banco
    gere contas bancárias
  • Entidade reguladora
    entidade de âmbito nacional (dependente do Ministério da Saúde) que licencia e fiscaliza as entidades envolvidas na área da saúde (prestadores, pagadores, fornecedores)
  • 4. Aplicações

  • P1- Gestão de Contas
    Gestão de contas bancárias abertas por clientes(prestadores, pagadores e fornecedores) para efectuarem as suas transacções financeiras.
    Pode ser usada por utilizadores de dois tipos: clientes e bancários.
    Suporta as seguintes operações:
    • abertura de contas
      • tem de ser feito ao balcão por intermédio do bancário (interface para o utilizador);
    • transferências
      • disponibiliza interface que pode ser usado por aplicação do cliente;
      • utiliza interface disponibilizado por aplicação de gestão de contas do banco de destino para efectuar a transferência;
      • opcionalmente, o banco de destino avisa o seu cliente através de interface aplicacional por ele disponibilizado;
      • também pode ser efectuado por interface para utilizador (bancário);
    • depósitos
      • tem de ser feito ao balcão por intermédio do bancário;
    • levantamentos
      • tem de ser feito ao balcão por intermédio do bancário;
    • consulta de saldo
      • disponibiliza interface que pode ser usado por aplicação do cliente;
      • também pode ser efectuado por interface para utilizador (bancário ou cliente);
    • consulta de movimentos
      • disponibiliza interface que pode ser usado por aplicação do cliente;
      • também pode ser efectuado por interface para utilizador (bancário ou cliente);
    • fecho de contas
      • tem de ser feito ao balcão por intermédio do bancário.
  • P2 - Contabilidade
    Suporta as seguintes operações:
    • gestão de contas correntes de bancos (contas bancárias), fornecedores, clientes (utentes e pagadores) e colaboradores, com valores já pagos, já recebidos, a pagar e a receber;
    • lançamento de facturas a pagar a fornecedores, através de interface para o utilizador ou interface para aplicação de aprovisionamento;
    • lançamento de honorários a pagar a colaboradores, através de interface para o utilizador ou interface para aplicação de gestão de recursos humanos;
    • lançamento de facturas a receber/cobrar de clientes (utentes e pagadores), através de interface para o utilizador ou interface para aplicação de venda de cuidados de saúde;
    • pagamento a fornecedores por transferência bancária e recepção dos correspondentes recibos dos fornecedores
      • usa interface disponibilizado por aplicação de gestão de contas (do banco) para efectuar a transferência bancária;
      • disponibiliza interface para aplicação de vendas (do fornecedor) para receber o recibo comprovativo;
    • pagamento a colaboradores por transferência bancária;
      • usa interface disponibilizado por aplicação de gestão de contas (do banco) para efectuar a transferência bancária;
    • recebimento de clientes (utentes e pagadores), por transferência bancária, e emissão de recibo comprovativo
      • disponibiliza interface para aplicação de gestão de contas (do banco) para sinalizar as transferências bancárias;
      • usa interface disponibilizado por aplicação de gestão de acordos (do pagador) para enviar o recibo comprovativo.
  • P3 - Gestão de Recursos Humanos
    Suporta as seguintes operações:
    • registo dos recursos humanos existentes, com dados pessoais, função, serviços que pode prestar, salário (salário base mensal e salário adicional horário de acordo com o trabalho realizado), horário de trabalho, etc.;
    • registo de períodos de férias;
    • registo de faltas;
    • registo de participação em serviços prestados (serviço e tempo);
      • disponibiliza interface que pode ser usado por aplicação de produção de cuidados de saúde;
    • processamento de vencimentos;
      • faz lançamento na contabilidade, usando interface disponibilizado por aplicação de contabilidade;
    • consulta de recursos humanos disponíveis
      • disponibiliza interface que pode ser usado por aplicação de produção de cuidados de saúde;
    • relatórios de resultados;
  • P4 - Aprovisionamento
    Gestão do ciclo de vida de materiais, equipamentos e instalações necessários à produção: aquisição, armazenamento, consumo, abatimento.
    Suporta as seguintes operações:
    • registo de instalações e equipamentos (património);
    • registo de stocks de materiais de consumo;
    • encomendas a fornecedores (consumíveis);
      • interage com aplicação de vendas do fornecedor;
    • recepção de itens encomendados e respectiva factura;
      • factura chega por via de interface disponibilizado para aplicação de vendas do fornecedor;
      • factura é validada pelo utilizador quando chegam os itens encomendados;
      • factura é lançada automaticamente na contabilidade;
    • reserva de instalações e equipamentos
      • através de interface para utilizador ou para aplicação de produção de cuidados de saúde;
      • considera-se que a reserva corresponde sempre a uma utilização efectiva;
    • entrada de requisição de materiais de consumo
      • através de interface para utilizador ou para aplicação de produção;
    • satisfação de requisições de materiais de consumo
      • considere que a satisfação da requisição corresponde sempre a um consumo efectivo.
      • pode ser simultâneo com a entrada da requisição
    • consultas diversas
  • P5 - Venda de cuidados de saúde
    Suporta as seguintes operações:
    • manutenção do catálogo de serviços (cuidados de saúde - consultas, intervenções cirúrgicas, exames e análise, etc.; horários)
    • manutenção da tabela de preços geral (por serviço e por unidade de utilização de recursos no serviço);
    • consulta do catálogo de serviços;
    • registo de acordos com pagadores (acordo estipula preços especiais combinados e regras de comparticipação - percentagem, plafond e franquia);
    • registo de utentes;
    • aceitação e marcação de pedidos de prestação de cuidados;
      • interage com aplicação de produção para efeito de marcação;
    • facturação a pagadores e utentes;
      • interage com aplicação de produção para saber que serviços foram prestados e que recursos foram utilizados;
      • interage com aplicação de contabilidade para lançar a factura (como ordem de cobrança/recebimento);
      • se não existir acordo com pagador, utente paga tudo, podendo depois eventualmente obter reembolso junto do seu subsistema ou seguradora;
    • relatórios de resultados.
  • P6 - Produção de cuidados de saúde
    Suporta as seguintes operações:
    • configuração dos serviços prestados, em termos de tipos e quantidades/tempos de recursos normalmente exigidos;
    • agendamento de serviços a prestar e reserva/requisição de recursos de acordo com as disponibilidades e exigências do serviço;
      • interage com aplicação de aprovisionamento;
    • registo de serviços prestados e recursos utilizados/consumidos;
      • interage com aplicação de vendas para comunicar informação para facturação;
      • interage com aplicação de recursos humanos para informar tempos relevantes para processamento de vencimentos/honorários;
    • registo de dados clínicos;
    • relatórios e consultas diversas.
  • P7 - Gestão de beneficiários
    Suporta as seguintes operações:
    • inscrição de beneficiários;
    • recebimento de contribuições de beneficiários;
      • interage com banco para recebimento por transferência bancária;
    • pagamento de reembolsos (despesas pagas integralmente pelo beneficiário);
      • interage com banco para pagamentos por transferência bancária;
    • contabilização de despesas (conta corrente);
    • relatórios de resultados.
  • P8 - Gestão de acordos com prestadores
    Suporta as seguintes operações:
    • registo dos acordos estabelecidos com prestadores (tabelas de preços, regras de comparticipação - percentagens, plafonds, franquias);
    • recepção de facturas aos prestadores tipicamente mensais, mas desriminadas por beneficiário;
    • pagamento de facturas por transferência bancária;
    • recepção de recibo comprovativo;
    • consulta de acordos com prestadores;
      • interessa a beneficiários;
    • relatórios de resultados.
  • P9 - Registo pessoal de saúde
    Mantém dados de saúde (administrativos e clínicos) que podem andar com o utente:
    • identificação;
    • entidade pagadora;
    • marcações;
    • grupo sanguíneo;
    • alergias;
    • problemas de saúde actuais e passados;
    • etc.
  • P10 - Gestão de licenciamentos
    • Registo de entidades licenciadas:
      • bancos;
      • profissionais de saúde;
      • prestadoras de cuidados de saúde;
      • pagadoras de cuidados de saúde;
      • fornecedores de produtos na área da saúde (farmácias, laboratórios, etc.).
    • Portal da saúde com directório de entidades licenciadas, por regiões.
    • Recepção de resultados das entidades licenciadas.
    • Relatórios estatísticos.
  • P11 - Vendas
    Suporta as seguintes operações:
    • manutenção do catálogo de produtos;
    • manutenção da tabela de preços;
    • consulta do catálogo de produtos;
    • registo de clientes;
    • conta corrente de clientes e bancos;
    • aceitação de encomendas;
      • disponibiliza interface que pode ser usado por aplicação do cliente;
    • satisfação de encomendas e facturação;
      • utiliza interface disponibilizado por aplicação do cliente para enviar a factura;
    • recebimento e emissão do recibo;
      • disponibiliza interface que pode ser usado por aplicação do banco para sinalizar as transferências bancárias;
      • usa interface disponibilizado por aplicação do cliente para enviar o recibo comprovativo;
    • venda imediata (encomenda, factura e recibo ao mesmo tempo);
    • relatórios de resultados.
  • P12 - Arquivo
    Um arquivo tem uma composição hierárquica (colecção, volume, artigo, etc.). Sobre nó da árvore é guardada meta-informação numa base de dados. A meta-informação é organizada em valores de atributos. Usam-se sempre os mesmos atributos em todos os nós da árvore. Pretendem-se desenvolver métodos de pesquisa apropriados para esta estrutura.
    Cliente: Profª Cristina Ribeiro
  • P13 - Base de dados de terminologia
    Ver: terminologia.pdf.
    Cliente: Prof Gabriel David
  • 5. Requisitos não funcionais

    Serão valorizadas preocupações relativas a gestão de transacções e segurança.