Apresentação
Ano: 1º
Semestre: 1º
Créditos: ?
ECTS: ?
Horas/Semana: ?
Regente:
Alexandre Júlio Machado Leite (AML)
Objectivos
Esta disciplina tem por objectivo:
- Facilitar a integração na FEUP dos novos estudantes do primeiro ano, actuando nos pilares “saber estudar” e “socialização pelo trabalho em grupo”
Resultados de Aprendizagem
No final do período destinado ao Projecto FEUP, os estudantes deverão:
- RES_01 — Conhecer o espaço FEUP e utilizar os serviços comuns CICA, SICC, SERAC e SDI.
- RES_02 — Demonstrar capacidades diversificadas de comunicação eficaz (relatório de projecto, apresentação oral apoiada em TICs e elaboração de poster de síntese).
- RES_03 — Demonstrar capacidades de pesquisa, organização e síntese de informação; reflexão individual e em grupo; gestão do tempo, incluindo hierarquização e estabelecimento de prioridades na realização de tarefas.
- RES_04 — Demonstrar capacidades de integração, envolvimento e acção em grupo de trabalho. Em particular, demonstrar competências de comunicação eficaz dentro do grupo; capacidade de envolvimento nas tarefas propostas; capacidade de sujeitar à apreciação e discussão, opiniões e propostas de trabalho; flexibilidade no relacionamento interpessoal com os diferentes elementos do grupo; capacidade de interiorizar e respeitar as regras estabelecidas dentro do grupo.
Métodos de Ensino
Aprendizagem e treino em ambiente de trabalho realizado em grupo.
Os docentes nomeados supervisores para o Projecto FEUP, propõem os temas de projecto, divisíveis em dois trabalhos, cada um destes atribuído a um grupo de 6 estudantes, seleccionados aleatoriamente de entre os inscritos em dois cursos diferentes.
Cada grupo é acompanhado por um monitor. Os monitores são estudantes da FEUP, seleccionados pelos docentes supervisores. Cada grupo realiza o seu trabalho, elabora o relatório, apresenta e defende os resultados perante um júri e colabora com o segundo grupo do mesmo tema na elaboração do poster de síntese.
Durante o decurso do Projecto FEUP, são realizadas acções de formação sobre “boas práticas” na elaboração de relatórios, apresentações orais e posters, gestão do tempo, “aprendizagem eficaz” e dinâmica de grupos.
No final, realiza-se o “Congresso FEUP”, onde, em sessões paralelas, são feitas e avaliadas as apresentações.
Modo de Avaliação
RES_01 | RES_02 | RES_03 | RES_04 | |
Relatório de projecto | X | |||
Apresentação oral c/ TICs | X | |||
Poster | X | |||
Autoavaliação | X | X | X | X |
Avaliação pelos pares | X | X | ||
Avaliação pelos monitores | X | X | X | |
Avaliação pelos supervisores | X | X | X |