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Apresentação
Sigla: DAPI
Ano: 1º (PRODEI) | 5º (MIEIC)
Semestre: 1º
Créditos: 7,5 ECTS (PRODEI) | 6 ECTS (MIEIC)
Horas/Semana: 3h
Nº de Turmas: 1
Docentes:
Cristina Ribeiro (MCR);
João Correia Lopes (JCL)
Língua de Ensino
Português
Objectivos, Competências e Resultados de aprendizagem
No final desta unidade curricular o estudante deverá ser capaz de:
- Identificar os usos das linguagens de anotação em documentos, em repositórios de dados e no suporte a aplicações;
- Analisar um documento XML e verificar a sua conformidade a um modelo;
- Criar modelos para documentos XML;
- Interpretar os resultados do processamento de documentos com as tecnologias baseadas em XML;
- Usar uma base de dados com armazenamento nativo de XML e tirar partido das suas funções de interrogação;
- Comparar a organização de dados em modelo de anotação com o modelo relacional e traduzir dados entre modelos;
- Produzir um modelo de anotação para dados de um domínio de aplicação, armazenar um conjunto de dados e interrogá-los;
- Descrever os modelos usados na recuperação de informação, e em particular na recuperação na web;
- Reconhecer as diversas tarefas que são consideradas recuperação de informação;
- Aplicar as medidas de avaliação da recuperação de informação à comparação de ferramentas de pesquisa na web;
- Relacionar os documentos na web com a meta-informação que os descreve e relaciona;
- Tratar as ontologias como fornecedoras de ferramentas de descrição;
- Explorar as aplicações que manipulam descrições de informação na web semântica e criar conjuntos de metadados para um domínio;
- Comparar serviços baseados na web semântica e outras abordagens mais simples para a descrição de recursos.
Programa
- Introdução a XML e tecnologias associadas: modelos e validação de documentos; processamento com XPath e interrogação com XQuery.
- Armazenamento de XML: bases de dados XML nativas; armazenamento de XML em bases de dados objecto-relacional.
- Pesquisa de informação de base textual; modelos de recuperação; avaliação; recuperação de informação na web.
- Descrição de informação: linguagens da Web semântica; RDF, RDF-Schema, OWL; ontologias para dados de um domínio.
Bibliografia Principal
- Anders Møller, Michael I. Schwartzbach, An Introduction to XML and Web Technologies, Addison Wesley, January 2006, 568 pp, ISBN: 0-321-26966-7. [Biblioteca]
- Akmal B. Chaudri, Awais Rashid, Roberto Zicari (Eds.), XML Data Management: Native XML and XML-Enabled Database Systems, Addison Wesley Professional, March, 2003, ISBN: 0-201-84452-4. [Biblioteca]
- Christopher D. Manning, Prabhakar Raghavan and Hinrich Schütze, Introduction to Information Retrieval, Cambridge University Press. 2008, ISBN=978-0-521-86571-5. [Biblioteca]
Métodos de Ensino
Os tempos lectivos são usadas para exposição de matéria teórica, com referência à bibliografia relevante, desenvolvimento de exemplos relacionados, discussão de leituras propostas e resolução pelos estudantes de exercícios propostos.
Software
Palavras Chave
Modo de Avaliação
Avaliação distribuída com exame final.
Componentes de Avaliação e Ocupação Registadas
Descrição | Tipo | Tempo (horas) | Data de Conclusão |
---|---|---|---|
Aulas da unidade curricular (estimativa) | Aulas | 39 | |
Entrega #1 | Trabalho | 25 | 2009-10-21 |
Entrega #2 | Trabalho | 25 | 2009-11-18 |
Entrega #3 | Trabalho | 25 | 2009-12-16 |
Exame | 2 | 2010-01-10 | |
Estudo | 46 | 2010-01-10 | |
Total: | 162 |
Obtenção de Frequência
A unidade curricular tem uma componente de avaliação prática que é o resultado da realização dos trabalhos, a entregar antes das respectivas datas limite fixadas no plano da unidade curricular.
São admitidos a exame os estudantes que obtenham 50% em cada um dos elementos da avaliação prática.
A aprovação na unidade curricular está condicionada à obtenção de classificação superior a 40% no exame.
Cálculo da Classificação Final
A classificação final é calculada usando a fórmula: NOTA = 60% Trabalho + 40% Exame.
A componente Trabalho é o resultado da avaliação prática e pode ser obtida:
- realizando três trabalhos de acordo com os guiões propostos;
- propondo um projecto para o semestre e realizando entregas e apresentações de resultados nos mesmos prazos que os dos trabalhos.
As entregas relativas ao Trabalho têm todas o mesmo valor.
A opção pelo projecto e o seu plano de trabalho têm de ser acordados com os docentes.
Provas e Trabalhos Especiais
Não há provas nem trabalhos especiais.
Avaliação Especial (TE, DA, ...)
A avaliação distribuída, realizada durante o semestre de funcionamento da unidade curricular, é exigida a todos os estudantes, independentemente do regime de inscrição.
Os trabalhadores-estudantes têm de comparecer às apresentações dos trabalhos.
Melhoria de Classificação Final/Distribuída
A nota de exame pode ser melhorada em época de recurso.
A nota da componente distribuída pode ser melhorada na ocorrência seguinte da unidade curricular.