Implementações de E.R.P.'s -  C a s o s   d e   I n s u c e s s o
 
A documentação dos casos de insucesso na implementação de E.R.P.'s encontram-se essencialmente em publicações periódicas (on-line e não só). Nos sites de empresas implementadores que conheço não encontro reportado qualquer caso de implementações mal sucedidas.

As razões dos desastres dos projectos de implementação de E.R.P.'s, tipicamente tomando vários meses e grande volume de recursos humanos e financeiros), variam de caso para caso. É, no entanto, frequente que se relacionem com a má identificação de necessidades ou levantamento incorrecto de pressupostos, por exemplo.

Os casos que se apresentam de seguida são exemplos de desastres na implementação destas soluções. O primeiro caso "If at first you don't succed" relata o caso de uma (tentativa de) implementação desastrosa e da recuperação dos estragos. 

O segundo caso  "Anatomy of a failure" apresenta, com testemunhos de uma das envolvidas, a história de um projecto de implementação (não concretizado) de um Data Warehouse (apesar de um Data Warehouse não constituir, per si, um E.R.P. as semelhanças entre projectos de implementação de um E.R.P. e de um DW em pontos como, por exemplo, riscos ou razões de desastre de implementação, justificam a inclusão deste caso nesta série de exemplos).
 
 

«««« »»»»


 





 

I f   a t   f i r s t   y o u   d o n ' t   s u c c e e d . . .  (acima)
A Kaman Corporation decidiu investir dezenas de milhares de dolares num projecto crítico que envolvia a renovação do sistemas existentes, desde financeiros à gestão de recursos humanos.  Devido a diversos problemas(atraso na comercialização do software utilizado, desajuste entre necessidades e funcionalidades oferecidas pelo software, etc.) o projecto tornou-se um desastre financeiro. Apesar disso, a administração decidiu dar um voto de confiança aos seus gestores, que já tinham liderado diversos projecto bem sucedidos, criando espaço para que se recuperasse do desastre.

Mais informação sobre este caso de insucesso aqui
 

A n a t o m y   o f   a   f a i l u r e (acima)
 
A implementação de um data Warehouse, não constituindo, per si, um E.R.P., é um projecto complexo e delicado com muitos risco associados que tem muito em comum com a implementação de E.R.P.. É necessário ter em conta múltiplos factores desde necessidades de utilizadores ao modelo de negócio, desde legado de sistemas até à qualidade da fonte dos dados. O desastre ocorreu na Close Call (nome fictício), devido a uma mistura (explosiva) de mau timming, expectativas irrealistas de alocação de recursos e prazos de entrega, falta de envolvimentos dos utilizadores, falta de clareza na definição dos objectivos de negócio.

Mais informações sobre este caso de insucesso aqui