Relatório
Apreciação Crítica da Biblioteca
da Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto
Autores:
João Pinho Ribeiro
Rui
Pedro Correia
No relatório aqui apresentado são apontadas diversas “incorrecções”
que foram observadas aquando da nossa “visita” à biblioteca. Dado que a
mesma ainda se encontra em fase de acabamentos, é natural que algumas das críticas
apontadas já estejam ou venham a ser corrigidas muito em breve. Achamos, no
entanto, importante indicá-las pois pode dar-se o caso de algumas delas não
terem sido, até agora, constatadas.
O
relatório encontra-se dividido em duas grandes partes, onde se focam,
respectivamente, os aspectos relacionados com o funcionamento do edifício em
si, e os relacionados com os serviços prestados pela biblioteca.
De
forma a tentarmos que este trabalho seja útil para uma melhoria dos serviços
prestados pela biblioteca, decidimos colocar algumas sugestões, as quais serão
apresentadas ao longo da descrição das “incorrecções”, sempre que for
conveniente.
Elevadores
Incoerência entre andares dos elevadores e dos pisos.
Queixas por parte de alguns alunos do “ruído incomodativo” provocado
pelos elevadores aquando da chegada ao piso.
Gabinetes individuais / salas de trabalho
Devia haver salas para trabalhos de grupo isoladas acústicamente das áreas
de pesquisa.
Caso um dos
gabinetes situados nos cantos do edifício tenha a janela aberta, o gabinete
adjacente a este (também no canto) não tem possibilidade de abertura da
janela.
Sugestão: Colocação de 2 cadeiras por gabinete; transformação de
alguns gabinetes em salas para trabalhos em grupo; colocação de cestos de lixo
nos gabinetes.
Terraço
A porta de acesso estava aberta (só quem intervém nas obras deveria
estar autorizado a circular nessa divisão do edifício).
As lages do chão estavam soltas.
Sugestão: Bar de Verão no terraço.
Depósito fechado (piso –1)
Ao aproximarmo-nos da porta de acesso ao mesmo, o alarme disparou (não
chegamos a tocar na porta).
Sugestão: Colocação de uma barreira
Áreas de pesquisa (1º ao 4º andar)
No chão, as tampas das tomadas parecem frágeis.
Devido à existência
de um hall central comum aos andares das áreas de pesquisa, com muitos
utilizadores, a propagação do ruído torna-se incómoda.
Nas
mesas com computadores de pesquisa o espaço para pousar livros ou cadernos dos
utilizadores é limitado
Sugestão: água disponível nos diversos pisos; Casas de banho por piso
ou grupo de 2 pisos
Acesso ao exterior
Sugestão: Instalação de um telefone público.
Casas de banho (piso –1)
Não tinham luz eléctrica; faltavam os dísticos indicativos.
Entrada
A funcionária do guichet de entrada queixou-se de frio em virtude de as
portas estarem constantemente abertas, provocando correntes de ar.
Escadas de serviço
Enorme quantidade de “puriscas” no chão.
Sugestão: colocação de cinzeiros
Segurança
Após a passagem da porta que conduzia às escadas de serviço, não se
vislumbrava qualquer seta indicativa da saída (estas setas estavam colocadas
nos patamares intermédios das escadas, sendo por isso menos visíveis).
Não foram
encontrados quaisquer painéis com a indicação das saídas de emergência.
III) Os serviços prestados pela Biblioteca
Folheto da Biblioteca
No ponto 10 dos serviços disponibilizados pela biblioteca, menciona-se a
base de dados, Eventline – nenhum dos funcionários da biblioteca nos
soube indicar como aceder a esta base de dados.
No ponto 14
menciona-se a realização de acções de formação para os utilizadores da
biblioteca – “está-me a dar uma novidade”, foi a resposta de um funcionário
quando lhe foram perguntadas informações sobre este assunto.
Leitores
Sugestão: a inscrição, para os alunos, como leitores de biblioteca
poderia ser processada automaticamente aquando da matrícula do aluno.
Hall de entrada / Guichet de atendimento
Falta um póster, bem visível, apresentando as regras gerais de utilização
da biblioteca.
Sugestão: esse póster poderia também incluir os prazos de entrega das
obras requisitadas.
Utilizando palavras da própria funcionária do guichet de atendimento
quando lhe foram pedidas informações sobre a requisição de gabinetes
individuais: “isto (a secretária) está uma bagunça”.
GAUTI
Pouca informação disponível sobre as suas funções (presta serviços
à biblioteca, aos leitores ou a ambos?).
Não funciona
no mesmo horário que a biblioteca.
Piso 5 – Depósito
Não é possível efectuar a pesquisa on-line de obras, bem como
tirar fotocópias.
Há livros sem
catalogação/localização.
Pisos 1 a 4 – Áreas de pesquisa
Faltam títulos indicativos dos temas dos livros armazendos em diversas
estantes.
Sugestão: seria útil em cada andar a colocação de expositores visíveis
(estilo quiosque de jornais) com as edições mais recentes das revistas
relacionadas com o tema do andar em causa – a informação corrente fica mais
acessível e apelativa.
Pesquisa on-line
Sugestão: seria útil colocar umas folhinhas pequenas junto aos
computadores para que os alunos tomassem nota das cotas dos livros.
Sistema de pesquisa informático contém termos desconhecidos ao
utilizador leigo (Ex.: classificação CDU; na pesquisa de obras, o que
significa Tridimensional no Tipo de Documento?); e não permite obter toda a
informação importante imediatamente (Ex.: apenas com a experiência - ou
provavelmente com a ajuda do funcionário - é que um utilizador descobre que após
a pesquisa de um livro, tem de carregar no link exemplares para descobrir se o
livro está ou não disponível).
Sugestões: colocação de um Help On-line (apesar da existência de
folhetos informativos no local); alteração do termo “refrescar” pelo
“actualizar”; ao apresentar a cota do livro, o sistema poderia indicar qual
o andar onde o mesmo se encontra.
Testes ao sistema
Pesquisa de um livro:
O livro por nós pesquisado ainda não estava correctamente catalogado
– só o funcionário é que o conseguiu encontrar.
Requisição/reserva de um livro via Biblioteca.fe.up.pt e bibfeup.fe.up.pt:
Ao realizar em casa uma pesquisa que foi feita na biblioteca via
biblioteca.fe.up.pt os resultados são diferentes – muito menos livros disponíveis.
Em casa, depois de escolher o livro ao fazer clique na palavra
Exemplar, o sistema conduz a um quadro onde é pedido o Login e password. Para
que serve esta opção? Não conseguimos resposta.
Ao fazer a reserva por email - bibfeup.fe.up.pt, esta não
funcionou- não foi possível ver se a reserva tinha dado entrada. No entanto
disponibilizaram-se gentilmente para resolver o problema.
Pesquisa de um CD:
O CD, de acordo com o sistema de pesquisa, estava disponível, e na
realidade estava requisitado!
Não é fácil
relacionar os CD´s com as respectivas estantes.
Muitos dos CD´s
existentes nas estantes não têm informação sobre o seu conteúdo.
Gabinetes
individuais
Não existe um limite de dias para requisição dos gabinetes. Por cada
requisição gasta-se uma folha de papel.
Sugestão: definição de um regulamento de utilização dos gabinetes;
requisição processada informáticamente.
Ponto de Encontro
Sugestões: colocação de revistas e jornais diários para consulta dos
utentes; colocação de música de fundo ou aparelhos áudio; disponibilização
de diversos jogos (Trivial Pursuit, Xadrez, etc.).
Apesar de neste trabalho termos focado apenas os aspectos mais
“imperfeitos” da Biblioteca, devemos salientar a excelente impressão com
que ficamos do funcionamento e dos serviços prestados pela mesma. Assim, não
poderíamos deixar de salientar a simpatia e a disponibilidade demonstrada pelos
funcionários, a quantidade de obras e bases de dados existentes, o sistema de
pesquisa on-line, a enorme quantidade de computadores disponíveis, e
todas as comodidades que o edifício oferece aos seus utilizadores (não é à
toa que já é conhecido no mundo académico como o ‘Sheraton’).
Resta-nos esperar que, com a execução deste trabalho, tenhamos contribuído
para uma melhoria futura dos serviços prestados pela biblioteca.