Relatório

 Apreciação Crítica da Biblioteca
da Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto

            Autores:         João Pinho Ribeiro
                                  
Rui Pedro Correia

I) Introdução

               No relatório aqui apresentado são apontadas diversas “incorrecções” que foram observadas aquando da nossa “visita” à biblioteca. Dado que a mesma ainda se encontra em fase de acabamentos, é natural que algumas das críticas apontadas já estejam ou venham a ser corrigidas muito em breve. Achamos, no entanto, importante indicá-las pois pode dar-se o caso de algumas delas não terem sido, até agora, constatadas.
              O relatório encontra-se dividido em duas grandes partes, onde se focam, respectivamente, os aspectos relacionados com o funcionamento do edifício em si, e os relacionados com os serviços prestados pela biblioteca.
              De forma a tentarmos que este trabalho seja útil para uma melhoria dos serviços prestados pela biblioteca, decidimos colocar algumas sugestões, as quais serão apresentadas ao longo da descrição das “incorrecções”, sempre que for conveniente.

 II) Funcionamento do edifício Biblioteca

             Elevadores

            Incoerência entre andares dos elevadores e dos pisos.
  
         Queixas por parte de alguns alunos do “ruído incomodativo” provocado pelos elevadores aquando da chegada ao piso.

             Gabinetes individuais / salas de trabalho

            Devia haver salas para trabalhos de grupo isoladas acústicamente das áreas de pesquisa.
            Caso um dos gabinetes situados nos cantos do edifício tenha a janela aberta, o gabinete adjacente a este (também no canto) não tem possibilidade de abertura da janela.

            Sugestão: Colocação de 2 cadeiras por gabinete; transformação de alguns gabinetes em salas para trabalhos em grupo; colocação de cestos de lixo nos gabinetes.

            Terraço

            A porta de acesso estava aberta (só quem intervém nas obras deveria estar autorizado a circular nessa divisão do edifício).
           
As lages do chão estavam soltas.

            Sugestão: Bar de Verão no terraço.

            Depósito fechado (piso –1)

            Ao aproximarmo-nos da porta de acesso ao mesmo, o alarme disparou (não chegamos a tocar na porta).

            Sugestão: Colocação de uma barreira

             Áreas de pesquisa (1º ao 4º andar)

            No chão, as tampas das tomadas parecem frágeis.
            Devido à existência de um hall central comum aos andares das áreas de pesquisa, com muitos utilizadores, a propagação do ruído torna-se incómoda.
           
Nas mesas com computadores de pesquisa o espaço para pousar livros ou cadernos dos utilizadores é limitado

            Sugestão: água disponível nos diversos pisos; Casas de banho por piso ou grupo de 2 pisos

Acesso ao exterior

            Sugestão: Instalação de um telefone público.

           Casas de banho (piso –1)

            Não tinham luz eléctrica; faltavam os dísticos indicativos.

            Entrada

            A funcionária do guichet de entrada queixou-se de frio em virtude de as portas estarem constantemente abertas, provocando correntes de ar.

             Escadas de serviço

            Enorme quantidade de “puriscas” no chão.

            Sugestão: colocação de cinzeiros

            Segurança

            Após a passagem da porta que conduzia às escadas de serviço, não se vislumbrava qualquer seta indicativa da saída (estas setas estavam colocadas nos patamares intermédios das escadas, sendo por isso menos visíveis).
            Não foram encontrados quaisquer painéis com a indicação das saídas de emergência.

   III) Os serviços prestados pela Biblioteca

             Folheto da Biblioteca

            No ponto 10 dos serviços disponibilizados pela biblioteca, menciona-se a base de dados, Eventline – nenhum dos funcionários da biblioteca nos soube indicar como aceder a esta base de dados.
           
No ponto 14 menciona-se a realização de acções de formação para os utilizadores da biblioteca – “está-me a dar uma novidade”, foi a resposta de um funcionário quando lhe foram perguntadas informações sobre este assunto.

              Leitores

            Sugestão: a inscrição, para os alunos, como leitores de biblioteca poderia ser processada automaticamente aquando da matrícula do aluno.

             Hall de entrada / Guichet de atendimento

            Falta um póster, bem visível, apresentando as regras gerais de utilização da biblioteca.

            Sugestão: esse póster poderia também incluir os prazos de entrega das obras requisitadas.

            Utilizando palavras da própria funcionária do guichet de atendimento quando lhe foram pedidas informações sobre a requisição de gabinetes individuais: “isto (a secretária) está uma bagunça”.

             GAUTI

            Pouca informação disponível sobre as suas funções (presta serviços à biblioteca, aos leitores ou a ambos?).
            Não funciona no mesmo horário que a biblioteca.

             Piso 5 – Depósito

            Não é possível efectuar a pesquisa on-line de obras, bem como tirar fotocópias.
            Há livros sem catalogação/localização.

             Pisos 1 a 4 – Áreas de pesquisa

            Faltam títulos indicativos dos temas dos livros armazendos em diversas estantes.

            Sugestão: seria útil em cada andar a colocação de expositores visíveis (estilo quiosque de jornais) com as edições mais recentes das revistas relacionadas com o tema do andar em causa – a informação corrente fica mais acessível e apelativa.

             Pesquisa on-line

            Sugestão: seria útil colocar umas folhinhas pequenas junto aos computadores para que os alunos tomassem nota das cotas dos livros.

            Sistema de pesquisa informático contém termos desconhecidos ao utilizador leigo (Ex.: classificação CDU; na pesquisa de obras, o que significa Tridimensional no Tipo de Documento?); e não permite obter toda a informação importante imediatamente (Ex.: apenas com a experiência - ou provavelmente com a ajuda do funcionário - é que um utilizador descobre que após a pesquisa de um livro, tem de carregar no link exemplares para descobrir se o livro está ou não disponível).

            Sugestões: colocação de um Help On-line (apesar da existência de folhetos informativos no local); alteração do termo “refrescar” pelo “actualizar”; ao apresentar a cota do livro, o sistema poderia indicar qual o andar onde o mesmo se encontra.

             Testes ao sistema

                        Pesquisa de um livro:

            O livro por nós pesquisado ainda não estava correctamente catalogado – só o funcionário é que o conseguiu encontrar.

                       Requisição/reserva de um livro via Biblioteca.fe.up.pt e bibfeup.fe.up.pt:

            Ao realizar em casa uma pesquisa que foi feita na biblioteca via biblioteca.fe.up.pt os resultados são diferentes – muito menos livros disponíveis.
  
         Em casa, depois de escolher o livro ao fazer clique na palavra Exemplar, o sistema conduz a um quadro onde é pedido o Login e password. Para que serve esta opção? Não conseguimos resposta.
  
         Ao fazer a reserva por email - bibfeup.fe.up.pt, esta não funcionou- não foi possível ver se a reserva tinha dado entrada. No entanto disponibilizaram-se gentilmente para resolver o problema. 

                        Pesquisa de um CD:

            O CD, de acordo com o sistema de pesquisa, estava disponível, e na realidade estava requisitado!
            Não é fácil relacionar os CD´s com as respectivas estantes.
            Muitos dos CD´s existentes nas estantes não têm informação sobre o seu conteúdo.

           Gabinetes individuais

            Não existe um limite de dias para requisição dos gabinetes. Por cada requisição gasta-se uma folha de papel.

            Sugestão: definição de um regulamento de utilização dos gabinetes; requisição processada informáticamente.

             Ponto de Encontro

            Sugestões: colocação de revistas e jornais diários para consulta dos utentes; colocação de música de fundo ou aparelhos áudio; disponibilização de diversos jogos (Trivial Pursuit, Xadrez, etc.).

IV) Conclusões

             Apesar de neste trabalho termos focado apenas os aspectos mais “imperfeitos” da Biblioteca, devemos salientar a excelente impressão com que ficamos do funcionamento e dos serviços prestados pela mesma. Assim, não poderíamos deixar de salientar a simpatia e a disponibilidade demonstrada pelos funcionários, a quantidade de obras e bases de dados existentes, o sistema de pesquisa on-line, a enorme quantidade de computadores disponíveis, e todas as comodidades que o edifício oferece aos seus utilizadores (não é à toa que já é conhecido no mundo académico como o ‘Sheraton’).

            Resta-nos esperar que, com a execução deste trabalho, tenhamos contribuído para uma melhoria futura dos serviços prestados pela biblioteca.

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