QUESTÕES DA AULA 1

COMO EXPLICA QUE A INTERNET SE TENHA ADAPTADO TÃO BEM AO CRESCIMENTO EXPONENCIAL DO NÚMERO DE COMPUTADORES A ELA LIGADOS E AO CONSEQUENTE AUMENTO DE TRÁFEGO, BEM COMO À EVOLUÇÃO TECNOLÓGICA DOS COMPUTADORES, DAS REDES E DOS PRÓPRIOS SERVIÇOS?

A Internet é a maior rede de computadores com abrangência mundial, a qual utiliza um conjunto de convenções comuns de comunicação, o protocolo TCP/IP.

O que distingue a Internet é o facto de utilizar o protocolo TCP/IP, como forma de comunicação entre máquinas, o qual devido às suas características técnicas, contribui para a razão fundamental do sucesso, compare-se com outras redes mundiais de computadores.

Além das razões técnicas, existem também razões históricas contributivas para tal sucesso, isto é, o protocolo TCP/IP nunca ter dono, aberto, permitindo a sua portabilidade, facilmente adaptável a novas arquitecturas de computadores, a novos sistemas operativos ou a novas tecnologias de comunicação.

Segundo John Quaterman o crescimento da Internet duplica por ano, desde 1998, não tendo paralelo na História das comunicações, mesmo considerando como elemento referenciador, a taxa de crescimento do telefone, o qual obriga à disponibilização de novas ferramentas, suportando a tecnologia, abrindo hipóteses, por exemplo para o comércio electrónico. O crescimento do comércio electrónico permitirá face às leis do mercado, uma evolução tecnológica da rede, permitindo que os utilizadores sejam em número cada vez maior, facto que por si só não constitui motivo de preocupação, sendo mais problemática a utilização na Internet de recursos ligados á multimédia, devido à natureza dos mesmos, potenciando um eventual congestionamento de tráfego na Internet. De um modo geral acho que neste domínio como em outros, a inovação está sempre na ordem do dia, pelo que o cenário pessimista relativo à vida da Internet sugerido pelo autor atrás referenciado, está mesmo condenado ao fracasso, atenda-se ao espírito do ditado " a necessidade aguça o engenho".

menuanteriorhomeseguinte