RESPOSTAS ÀS PERGUNTAS COLOCADAS NA AULA 4 - GOII

 

1 - Como explica que a Internet se tenha adaptado tão bem ao crescimento exponencial do número de computadores a ela ligados e ao consequente aumento de tráfego, bem como à evolução tecnológica dos computadores, das redes e dos próprios serviços.

A Internet cresce exponencialmente. De dez em dez meses, o número de utilizadores duplica, e estão espalhados por todo o mundo. Sendo uma rede de computadores (e cada uma dessas redes pode ter topologias diferentes), que comunicam entre si( ligadas por routers, bridges e switches) , utiliza uma linguagem comum - a família dos protocolos TCP/IP (transmission Control Protocol/Internet Protocol) e é a flexibilidade a robustez "desta família" que tem permitido acompanhar a evolução tecnológica dos computadores, da rede e dos próprios serviços.

Com efeito, a Internet usa uma tecnologia de comunicação baseada na comutação de pacotes e toda a informação é transferida desta forma, através de pacotes, os chamados datagramas, ora estes, tal como a correspondência postal, também têm destinatário e remetente que por sua vez têm endereços, tal como o computador (máquina), que são números únicos na rede.

Assim, o computador remetente divide a mensagem ou o documento em pacotes e envia-os, um de cada vez, através da Internet. Por sua vez, o destinatário reconstitui a mensagem ou o documento original a partir dos pacotes que lhe chegam. E aqui é de salientar que pacotes provenientes de computadores muito diversos e destinados a outros computadores distintos circulam na rede ao mesmo tempo.

Porém, a partilha da rede é eficiente. A título de exemplo, podemos referir que entre dois computadores podem transferir-se mais de 1000 pacotes por segundo. O que do ponto de vista do utilizador parece instantâneo.

Ao nível de protocolos, o TCP/IP é um sistema de rede organizado em níveis: quatro no total . aplicação, transporte, rede e interface ao meio. E é o TCP que resolve vários problemas que podem ocorrer na rede: congestionamento de pacotes, avaria de hardware num troço da rede, garante o ordenamento dos pacotes. Em termos conceptuais, o TCP permite que dois programas de computador comuniquem através da Internet de uma forma análoga à maneira como decorre uma conversa telefónica.

A eficiência da Internet situa-se ainda ao nível dos endereços. O sistema é universal porque permite que um dado nó comunique com qualquer outro nó ligado à rede e isso é possível porque foi estabelecido um método consensual de identificação dos computadores. No caso da Internet, a cada computador está associado um endereço de 32 bits - Endereço IP - que é único em toda a Internet. Daí que há um órgão da Internet Society que coordena a atribuição de endereços - IANA (Internet Assigned Numbers Authority) - http://www.iana.org/iana-

Esta entidade delega noutras a administração da atribuição de endereços únicos na Internet, por exemplo no InterNIC - Internet Network Information Center) - http://rs.internic.net.

Os endereços têm duas partes: uma que identifica a rede e outra que identifica o nó nessa mesma rede.

  

 

2 - O que entende por DNS?

DNS ou Domain Name System é o serviço que converte nomes lógicos, ditos nomes de domínios, em endereços IP.

Este é um dos serviços da Internet que mais contribuem para que a sua utilização seja amigável. É o serviço que permite que os nós de uma rede (geralmente computadores) sejam referidos por nomes lógicos, em lugar de endereços numéricos (endereços IP); nomes que são familiares às pessoas que pela primeira vez ou ainda pouco contactaram com a Internet, ao contrário dos números, que nada dizem ao eventual utilizador da rede.

O DNS é uma base de dados distribuída de nomes, que apresenta uma estrutura hierárquica em árvore. A colecção de todos os nomes nesta estrutura chama-se domain name space - espaço de nomes em domínios. Assim, tal como o nome de uma pessoa inclui o nome próprio e o apelido - o nome de um computador na Internet também inclui partes adicionais que identificam a organização ou a entidade a que pertence.

 Este serviço é ainda capaz de converter endereços IP em endereços lógicos.

 

3 - Ao surgir, na década de 80, o DNS marcou a transição, na Internet, de um modelo de administração centralizado, para um modelo de administração distribuído. Comente esta afirmação.

Ao DNS está associado um modelo de administração, da rede, distribuído. È um serviço de base de dados distribuída de nomes, estruturado hierarquicamente em árvore.

Nos primórdios da Internet, sendo a rede muito restrita (quase só de utilização militar), o problema da distribuição de endereços, ao longo da rede, não se colocava. É a expansão da Internet noutros domínios, por exemplo: ao comércio, aos estabelecimentos de ensino, às organizações e instituições da sociedade civil, aos cidadãos em geral que "obriga" a divisão da rede de maneira a facilitar o acesso à informação.

Desta forma, aparece o DNS que divide hierarquicamente a rede em árvore, com a informação sobre os endereços distribuída pelos ramos. A gestão completa desta estrutura não pode ser atribuída a nenhuma entidade, uma vez que o IANA delega essa competência a outras entidades (por exemplo: entidades regionais - que gerem um ramo dessa árvore) e estas, por sua vez ainda, podem também fazer delegações de sub-ramos da área a elas delegada.

 

4 - No contexto do serviço DNS, o que entende por zona? Que implicações tem este conceito na gestão do espaço de nomes?

 A zona é a unidade administrativa básica do DNS.

Um aspecto importante do DNS é a delegação de responsabilidade. É que não existe nenhuma entidade que faça a gestão de toda a árvore (de domínios). Essa responsabilidade é delegada pelo IANA - Internet Assigned Numbers Authority - para outras entidades, por exemplo de âmbito regional, que por sua vez delegam essa mesma responsabilidade muitas vezes até ao nível de uma organização (zona).

Tal significa que na Internet, um computador tem no endereço e no seu nome lógico diferentes partes que correspondem a indicadores que identificam a organização ou entidade a que pertencem, posicionados hierarquicamente.

 

Exemplo: garfield FEUP => garfield.fe.up.pt

Assim o DNS lista todos os nomes da hierarquia, desde o domínio de topo (pt), à direita até ao próprio nome da máquina (garfield). Nomes estes que são separados pelo caracter (.).

O conceito de zona, ao nível da gestão do espaço de nomes, torna a rede mais descentralizada, com maior autonomia facilitando a comunicação.

 

5 - Quando utiliza a ferramenta nslookup para interrogar um servidor de nomes, a resposta deste pode incluir a informação Non-authoritative answer. O que significa esta informação?

 A ferramenta nslookup permite perguntar para a rede quais são os servidores de nomes disponíveis. Pode ainda questionar um servidor de nomes para saber qual o seu endereço numérico e o seu endereço lógico.

Ora havendo uma organização hierárquica dos servidores de nomes, o mesmo é dizer que um servidor de nomes só tem autoridade para responder sobre computadores que lhe são hierarquicamente inferiores, daqueles que é servidor. Assim, se a pergunta é colocada sobre um nome, a um servidor que não seja superior hierarquicamente, este procura encaminhá-la para o seu próprio servidor.

O servidor interrogado, quando encontra alguma resposta, responde com a mensagem de non-authoritatite answer, isto é, a resposta ao pedido feito está fora da sua área de autoridade.