ALGUMAS DIFICULDADES A TER EM CONTA


Há algumas dificuldades na imposição do comércio electrónico que convém ter em conta. Estas dificuldades vão desde as especificidades da cultura web até aos problemas de segurança nas transacções que ainda se verificam, ou ainda questões ligadas à privacidade.

No que se refere à cultura web, um dos seus aspectos determinantes é a aversão que uma parte dos utilizadores, nomeadamente da WWW, tem em relação à utilização desta para fins comerciais. Isto para além da presunção de gratuitidade que supõem.

Em relação à segurança, o problema que nos vem imediatamente ao pensamento é o da segurança na transmissão de dados, por exemplo o número do cartão de crédito. Evidentemente, esta questão é psicológica também, talvez mais psicológica que real, sobretudo quando já existem ferramentas de encriptação e de segurança na transmissão de dados em funcionamento, mas não deixa de se reflectir negativamente na atitude de muitos consumidores, quando confrontados com o pedido de envio desses dados para efectuar uma compra na Internet.

Finalmente, a questão da privacidade. Quando se compra uma revista no quiosque, ou determinado bem no supermercado, e pago em dinheiro, essa transação é absolutamente anónima e não fica qualquer registo do nome do comprador. O mesmo não acontece quando uma compra é efectuada utilizando outro meio de pagamento, e por maioria de razão quando essa compra é efectuada através da Internet. Também aqui, terá de haver evolução, por forma a tornar mais fácil o comércio na Internet.



«-- Anterior »----« Início »----« Seguinte --»