Programa do MIEIC para a Semana da FEUP (27-31.Out.2008)

Ferramentas Criativas de Software Livre

A Audiência Zero é uma associação cultural fundada em 2005 com o objectivo de criar um espaço público de integração, intervenção e desenvolvimento, onde pessoas com objectivos semelhantes possam reunir esforços que possibilitem a realização conjunta de projectos artísticos, culturais e educacionais.

Desde a sua criação, a associação já lançou vários projectos, entre eles o portal EntreCultura (http://www.entrecultura.net) e o Centro de Criatividade e Tecnologia (http://www.audienciazero.org/cct), um projecto que visa promover a criatividade de base tecnológica através da partilha de activa conhecimentos, com uma aposta forte no uso e divulgação de ferramentas livres.

O programa regular de workshops do CCT foi recentemente complementado com o lançamento do Laboratório de Criação Digital (http://www.audienciazero.org/lcd) que providencia um espaço livre para a criação digital e a partilha de conhecimentos.

Nesta sessão, alguns formadores que colaboram com o CCT irão apresentar algumas facetas distintas que a criatividade digital pode assumir e demonstrar algumas das ferramentas de criação, tanto de software como hardware, livres e open-source, que estão disponíveis hoje em dia.

Visão por Computador

Eduardo Marques, Audiência Zero

31.Out.08, 6ªf, 16h30, FEUP, sala B015

Esta sessão tem como intuito mostrar o uso de uma disciplina, originalmente científica, como suporte para a produção de conteúdos e projectos artísticos, por forma a responder a necessidades sociais, conceptuais e científicas. O processo de evolução desta disciplina e o seu comportamento multidisciplinar serão apresentados como factores relevantes para a sua investigação. Para culminar, irão ser apresentadas algumas instituições, complexos académicos, artistas e projectos de renome na área.

Eduardo Marques é fundador, director artístico e programador de Computação Gráfica na empresa doubleMV - Investigação e Desenvolvimento, Lda (http://www.doublemv.com). É formador no CCT (Centro de Criatividade e Tecnologia) e organizador do LCD (Laboratório de Criação Digital).

Diapositivos