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Projeto: POCI-01-0247-FEDER-039894

Designação do projeto: iPBRAIL - iPBRAIL - Innovative Precast Bridges for RAILways
Código do projeto: POCI-01-0247-FEDER-039894
Região de Intervenção: Norte, Centro, Lisboa
Instituição proponente/ Promotor líder/ Entidade coordenadora: Mota-Engil SGPS
Parceiro(s) / Co-promotor(es) / Instituição(ões) participante(s): Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto
Data de aprovação: 2020-01-20
Data de início: 2020-03-31
Data de conclusão: 2023-06-30
Custo Elegível do Projeto
Custo Total Elegível: 944.887,71 EUR
Custo Elegível na Universidade do Porto: 475.515,49 EUR
Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto: 475.515,49 EUR
Apoio Financeiro Global
União Europeia - FEDER: 609.315,43 EUR
Apoio Financeiro à Universidade do Porto
Total da Universidade do Porto: 356.636,61 EUR
União Europeia | União Europeia - FEDER | Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto: 356.636,61 EUR
Objetivos, atividades e resultados esperados/atingidos
Objetivos e Atividades O principal objetivo do projeto consiste no desenvolvimento de novos produtos pré-fabricados em betão, para pontes ferroviárias, tirando partido das potencialidades oferecidas pelos novos materiais do tipo HPFRC e UHPFRC. Para atingir os objetivos propostos, o projeto envolve 7 Atividades:
A Atividade 1 compreende todas as tarefas relacionadas com a gestão técnica do projeto.
A Atividade 2 envolve a definição dos requisitos regulamentares, da capacidade de produção e dos domínios de aplicação.
As Atividades 3 e 4 incluem as atividades relacionadas com a conceção e a otimização dos novos produtos pré-fabricados para tabuleiros e pilares de pontes ferroviárias.
A Atividade 5 compreende a construção de protótipos e provetes.
A Atividade 6 envolve a realização de testes e ensaios dos provetes e protótipos construídos na Atividade 5.
A Atividade 7 refere-se à promoção e divulgação dos resultados do projeto. Resultados Esperados/Atingidos
1) Conceber uma nova gama de longarinas de tabuleiros que permita: eliminar as armaduras ordinárias nas zonas correntes de vigas; diminuir o congestionamento de armaduras em zonas críticas, como é o caso da zona de ancoragem do pré-esforço por pré-tensão.
2) Conceber um novo sistema para materializar a continuidade entre longarinas de tabuleiros que tire partido do elevado desempenho dos novos materiais quando solicitado por tensões de tração e da sua muito reduzida permeabilidade.
3) Conceber uma solução de pilar em pórtico que garanta desempenho adequado face a elevadas solicitações de corte como as que decorrem de ações devidas ao tráfego ou sismos.
4) Conceber um novo sistema de ligação entre segmentos pré-fabricados de pilares para a selagem de varões de continuidade e realização da camada de interface em simultâneo com uma configuração de encaixe passível de pré-fabricação e facilitadora dos processos de montagem.
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