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Reingresso - 2023/2024


Aviso: Não existe definição de concursos abertos para este tipo de regime de ingresso.

Destinatários

O regime de Reingresso destina-se aos estudantes que, tendo tido uma interrupção dos estudos, pretendam inscrever-se no mesmo estabelecimento de ensino superior e ciclo de estudos em que estiveram anteriormente matriculados ou em ciclo de estudos que o tenha sucedido.

Notas prévias:

- Os estudantes de Licenciatura que no ano letivo 2022/2023 tenham estado inscritos e tenham solicitado anulação de matrícula não poderão candidatar-se a reingresso no ano letivo 2023/2024.

- Os estudantes que no ano letivo de 2022/2023 tenham estado inscritos e tenham solicitado a anulação da inscrição/desistência de frequência do ciclo de estudos não necessitam de candidatar-se a reingresso no ano letivo 2023/2024, podendo simplesmente realizar a renovação da inscrição para 2023/2024 no prazo definido para o efeito.

- De acordo com o nº3 do Artigo 5º da Lei 37/2003 de 22 de Agosto, um estudante de Mestrado Independente ou da Licenciatura em Engenharia de Minas e Geo-Ambiente que tenha prescrito para o ano de 2023/24 encontra-se impedido de se candidatar de novo a esse ou outro curso nos dois semestres seguintes.

- De acordo com o Artigo 2º do Regulamento - Regime de Prescrições para os ciclos de estudos da Universidade do Porto, os estudantes que tenham prescrito pela 2.ª vez no seu ciclo de estudos não podem solicitar o reingresso (consultar informação sobre prescrições).

Candidatura de Estudantes de Mestrado Integrado ou de cursos antecessores

Em resultado do disposto no Decreto-Lei n.º 65/2018, de 16 de agosto, a partir do ano letivo 2021/2022 a Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto deixa de ter ingressos/reingressos nos Mestrados Integrados e, em virtude da adaptação destes ciclos de estudos, foram criadas novas Licenciaturas (1os ciclos de estudos) e novos Mestrados (2os ciclos de estudos).

Consequentemente, os estudantes de Mestrado Integrado ou de cursos antecessores que tenham interrompido os seus estudos e pretendam retomá-los deverão candidatar-se a Reingresso apenas a um dos novos ciclos de estudos (Licenciatura OU Mestrado), de acordo com as seguintes orientações gerais:

  • Caso os estudantes tenham realizado todas as unidades curriculares dos três primeiros anos do seu plano de estudos (ou seja, tenham concluído a Licenciatura em Ciências de Engenharia), deverão candidatar-se a Reingresso no novo Mestrado que sucedeu ao Mestrado Integrado ou curso antecessor que haviam frequentado;
  • Caso os estudantes não tenham completado os três primeiros anos do seu plano de estudos, deverão candidatar-se a Reingresso na nova Licenciatura resultante da adequação do Mestrado Integrado ou curso antecessor que haviam frequentado. Neste caso, dependendo do número de ECTS que o estudante tenha pendente para concluir a Licenciatura, será posicionado apenas na Licenciatura (caso tenha pendente de aprovação 75 ou mais ECTS) ou na Licenciatura e no Mestrado (caso tenha pendente de aprovação na Licenciaturas menos de 75 ECTS), usufruindo do plano de transição resultante da adequação dos Mestrados Integrados.


Propinas:

Informação sobre propinas para 2023/2024 brevemente disponível.

Vagas

Curso/CE Fase Vagas Ano Curricular
Licenciatura em Bioengenharia 1
2
3
Licenciatura em Engenharia Civil 1
2
3
Licenciatura em Engenharia de Materiais 1
2
3
Licenciatura em Engenharia de Minas e Geo-Ambiente 1
2
3
Licenciatura em Engenharia do Ambiente 1
2
3
Licenciatura em Engenharia e Gestão Industrial 1
2
3
Licenciatura em Engenharia Eletrotécnica e de Computadores 1
2
3
Licenciatura em Engenharia Informática e Computação 1
2
3
Licenciatura em Engenharia Mecânica 1
2
3
Licenciatura em Engenharia Química 1
2
3
Mestrado em Bioengenharia 1
2
3
Mestrado em Ciência da Informação 1
2
3
Mestrado em Engenharia Biomédica 1
2
3
Mestrado em Engenharia Civil 1
2
3
Mestrado em Engenharia de Materiais 1
2
3
Mestrado em Engenharia de Minas e Geo-Ambiente 1
2
3
Mestrado em Engenharia de Segurança e Higiene Ocupacionais 1
2
3
Mestrado em Engenharia de Serviços e Gestão 1
2
3
Mestrado em Engenharia de Software 1
2
3
Mestrado em Engenharia do Ambiente 1
2
3
Mestrado em Engenharia e Ciência de Dados 1
2
3
Mestrado em Engenharia e Gestão Industrial 1
2
3
Mestrado em Engenharia Eletrotécnica e de Computadores 1
2
3
Mestrado em Engenharia Informática e Computação 1
2
3
Mestrado em Engenharia Mecânica 1
2
3
Mestrado em Engenharia Química 1
2
3
Mestrado em Estruturas de Engenharia Civil 1
2
3
Mestrado em Gestão da Mobilidade Urbana 1
Mestrado em Inovação e Empreendedorismo Tecnológico 1
2
3
Mestrado em Multimédia 1
2
3
Mestrado em Planeamento e Projecto Urbano 1
2
3
Mestrado em Projeto Integrado na Construção de Edifícios 1
2
3
Mestrado em Visão por Computador 1
2
3
Programa Doutoral em Engenharia Biomédica 1
2
3
4
Programa Doutoral em Engenharia Civil 1
2
3
4
Programa Doutoral em Engenharia da Refinação, Petroquímica e Química 1
Programa Doutoral em Engenharia de Minas e Geo-Recursos 1
2
3
4
Programa Doutoral em Engenharia do Ambiente 1
2
3
4
Programa Doutoral em Engenharia e Gestão Industrial 1
2
3
4
Programa Doutoral em Engenharia e Políticas Públicas 1
2
3
4
Programa Doutoral em Engenharia Electrotécnica e de Computadores 1
2
3
4
Programa Doutoral em Engenharia Física 1
2
3
4
Programa Doutoral em Engenharia Informática 1
2
3
4
Programa Doutoral em Engenharia Mecânica 1
2
3
4
Programa Doutoral em Engenharia Metalúrgica e de Materiais 1
2
3
4
Programa Doutoral em Engenharia Química e Biológica 1
2
3
4
Programa Doutoral em Materiais e Processamento Avançados 1
2
3
4
Programa Doutoral em Media Digitais 1
2
3
4
Programa Doutoral em Planeamento do Território 1
2
3
4
Programa Doutoral em Segurança e Saúde Ocupacionais 1
2
3
4
Programa Doutoral em Sistemas de Transportes 1
2
3
4
Programa Doutoral em Sistemas Sustentáveis de Energia 1
2
3
4
Programa Doutoral em Telecomunicações 1

O reingresso não está sujeito a limitações quantitativas de vagas.

Candidaturas

Prazos

  1.ª Fase 2.ª Fase 3.ª Fase 4.ª Fase
(aplicável apenas a Programas Doutorais)
Apresentação das candidaturas De 16 janeiro a 23 fevereiro 2023 De 24 fevereiro a 27 abril 2023 De 28 abril a 8 agosto 2023 De 26 de outubro a 23 de novembro de 2023
Afixação dos resultados provisórios 10 de março 2023 17 de maio 2023 N/A 15 de dezembro de 2023
Audiência prévia De 13 a 24 março 2023 De 18 a 31 maio 2023 N/A De 16 de dezembro de 2023 a 04 de janeiro de 2024
Afixação dos resultados definitivos 30 de março 2023 07 de junho 2023 4 de setembro de 2023 12 de janeiro de 2024
Apresentação de reclamações De 31 março a 21 abril 2023 De 09 a 29 junho 2023 De 05 a 24 setembro 2023 De 15 de janeiro a 02 de fevereiro 2024
Publicação da decisão de reclamações 28 de abril 2023 06 de julho 2023 03 de outubro 2023 09 de fevereiro de 2024
Realização de matrículas online De 04 a 12 abril 2023 De 13 a 22 junho 2023 De 06 a 18 setembro 2023 De 18 a 30 janeiro de 2024
Pedido de creditação de formação anterior / experiência profissional Até 12 abril 2023 Até 22 junho 2023 Até 18 setembro 2023 Até 30 janeiro de 2024
Publicação dos resultados da creditação

15 dias úteis após o final do período de matrículas ou da conclusão da instrução do processo de creditação

15 dias úteis após o final do período de matrículas ou da conclusão da instrução do processo de creditação

15 dias úteis após o final do período de matrículas ou da conclusão da instrução do processo de creditação

15 dias úteis após o final do período de matrículas ou da conclusão da instrução do processo de creditação

Alteração da inscrição resultante do processo de creditação Até 10 dias úteis após publicação do resultado da creditação Até 10 dias úteis após publicação do resultado da creditação Até 10 dias úteis após publicação do resultado da creditação Até 10 dias úteis após publicação do resultado da creditação


* No caso dos Mestrados o prazo para realização de matrículas online termina a 21 de julho de 2023.

Critérios de seriação

Uma vez que o regime de Reingresso não está sujeito a limitações quantitativas de vagas, não se aplicam critérios de seriação.

 

Documentos a entregar

  • Documento de identificação (Cartão de Cidadão/Bilhete de Identidade/ Passaporte) ou declaração contendo os dados de identificação (obrigatório);
  • Certidão das unidades curriculares realizadas (a ser apresentada pelos candidatos que não tenham informação visualizável no Sistema de Informação da FEUP) (opcional);
  • Fotografia (opcional).

 

Emolumentos

A candidatura está sujeita ao pagamento, não reembolsável, de 55 euros.

Procedimento para geração de Referências Multibanco:
1. Clique na imagem Associar referência MB para pagamento associada ao emolumento de candidatura.
2. Confirme os dados apresentados e clique em "Atribuir", ficando automaticamente com a referência associada.
3. Clique em "Voltar à conta corrente" para ver a referência gerada.

No caso de pagamentos efetuados a partir do estrangeiro, deverá realizar uma transferência bancária, com as despesas por conta do ordenante, utilizando os dados do documento anexo.
Seguidamente, deverá enviar o comprovativo da transferência para acesso.ingresso@fe.up.pt e tesouraria@fe.up.pt com os seguintes dados:
- Nome do ordenante e nome do candidato, morada, país, número de identificação fiscal e indicação da finalidade do pagamento (candidatura).

Nota:
- Após a data limite para apresentação das candidaturas os candidatos dispõem de mais 2 dias para garantir o pagamento do correspondente emolumento, condição necessária para que a candidatura se torne efetiva. Terminado esse prazo, serão indeferidas liminarmente as candidaturas cujos emolumentos não tenham sido pagos.

 

Procedimentos

Procedimento para submissão da candidatura

  1. Escolha o ciclo de estudos/curso e o regime de acesso pretendido (Concursos de Ingresso).
  2. Selecione “Apresentar candidatura”. Uma vez que já foi estudante da FEUP, deverá validar-se com o utilizador e senha de estudante. Caso já tenham expirado, envie um e-mail para helpdesk@fe.up.pt identificando-se e solicitando novas credenciais de acesso. Por questões técnicas, não é aconselhável utilizar endereços de e-mail Hotmail ou Yahoo.
  3. Preencha o formulário de candidatura e anexe os documentos solicitados. Nota: os campos a vermelho são de preenchimento obrigatório.
  4. Submeta a candidatura. Se ao tentar submeter for detetado um erro (ex.: campos obrigatórios por preencher), o sistema emite uma mensagem de alerta.
    Se a informação for submetida com sucesso, deverá verificar todos os dados introduzidos e confirmar ou editar os dados.
  5. Após confirmação da submissão da candidatura, verá informação para pagamento do respetivo emolumento por referência multibanco. No caso de pagamentos efetuados a partir do estrangeiro, deverá consultar a informação da secção Emolumentos (ver acima).
  6. Qualquer problema que tenha na submissão da candidatura deverá ser reportado para acesso.ingresso@fe.up.pt durante o prazo para apresentação das candidaturas ou no dia útil seguinte ao término das mesmas.

Procedimento para consulta do estado da candidatura

  1. Valide-se no sistema de informação com o utilizador e senha que utilizou na candidatura;
  2. Clique sobre o seu nome;
  3. Selecione o ano letivo da(s) candidatura(s) submetida(s);
  4. Nas opções que aparecem no lado direito da página selecione “Candidaturas de Ingresso”.

Procedimento para efetuar o pedido de reconhecimento/creditação

  1. O pedido de reconhecimento/creditação (opcional) está sujeito ao pagamento, não reembolsável, dos emolumentos indicados na Tabela de Emolumentos da U.Porto.
  2. Caso pretenda criar o pedido, no formulário de candidatura, no campo "Pretende efetuar um pedido de creditação", coloque “Sim”.
  3. Nas opções do lado direito da página, em Reconhecimentos, selecione "Criar/Editar" e insira o pedido.
  4. Após criar o pedido de reconhecimento/creditação, deverá concluir e submeter a candidatura.
Procedimento para realização da matrícula

Este procedimento será disponibilizado através de um link na página inicial da FEUP no início do prazo de matrículas.
A matrícula em Programas Doutorais está sujeita ao pagamento de uma taxa de matrícula, conforme indicado na Tabela de Emolumentos da U.Porto.

Legislação Aplicável

Portaria n.º 181-D/2015, de 19 de junho - Aprova o Regulamento dos Regimes de Reingresso e de Mudança de Par Instituição/Curso no Ensino Superior.

Regulamento n.º 749/2019, de 27 de setembro - Alteração ao Regulamento Geral dos Regimes de Reingresso e de Mudança de Par Instituição/Curso da Universidade do Porto

 

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