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Matrículas/Inscrições - 2009/10

Concursos Via Escola - de 1 a 3 de Julho

MUDANÇAS DE CURSO, TRANSFERÊNCIAS E REINGRESSOS - Licenciatura e Mestrados Integrados TITULARES DE CURSOS SUPERIORES - Mestrados Integrados - (Titulares de Curso Superior em ÁREA ADEQUADA) - Mestrados Independentes - Programas Doutorais (candidaturas via FEUP) - Actualização - Especializações Prazos As matrículas/inscrições são via web e decorrerão de 01 a 03 de Julho de 2009. Para qualquer dúvida/problema poderá dirigir-se à Loja do Estudante (fazendo-se acompanhar da última password que lhe foi enviada e do Documento de Identificação), sala B 207, das 13h30 às 16h00, ou contactar inscricoes@fe.up.pt, indicando o n.º de estudante, n.º de BI, curso a que se candidatou, regime de acesso e fase. Caso se encontre algum documento pendente no processo de candidatura, deverá dirigir-se à sala acima referida, ou enviar e-mail para serac@fe.up.pt, para entregar uma cópia da documentação em falta ou uma das seguintes declarações: 1) declaração sob compromisso de honra em como entrega os documentos autenticados (para cidadãos que obtiveram a habilitação no estrangeiro) até 28 de Agosto; 2) declaração sob compromisso de honra em como entrega a certidão de conclusão de curso (cidadãos portugueses que já concluíram o curso, mas que não possuem a certidão de conclusão de curso à data da inscrição) até 30 de Novembro. Só poderá proceder à sua inscrição após a entrega/ envio do documento anteriormente referido (documento em falta ou declaração sob compromisso de honra), a ser efectuado até 2 de Julho. Após recepção deste poderá realizar a inscrição via Web, até ao dia 3 e Julho. Informações Importantes para a sua Vida Académica na FEUP 1. Se possui condições para usufruir de regalias especiais consulte Estatutos/Regalias Especiais. Os Estatutos são requeridos, para o ano inteiro no acto da inscrição ou nos 30 dias subsequentes, ou apenas para o 2º semestre, nos 30 dias que precedem o início deste semestre. 2. Só poderá inscrever-se em unidades curriculares de um dado ano curricular, após a inscrição, obrigatória, a todas as unidades curriculares em atraso. Nota: Os estudantes do Curso de Mestrado Integrado em Engenharia Electrotécnica e de Computadores, devem consultar informação sobre precedências. 3. A inscrição em Ano Lectivo/Unidades Curriculares não dispensa a Escolha de Turmas e Horários, e vice-versa. 4. Poderá efectuar um pedido de equivalência a partir da sua página de aluno, na opção "Pedido de equivalências", no acto da inscrição ou nos 30 dias subsequentes. 5. Caso tenha um pedido de equivalência atribuído e este se encontre abrangido pelo ponto 12 da Tabela de Emolumentos da UP, deverá dirigir-se aos Serviços Académicos de forma a efectuar o respectivo pagamento, até 10 dias após a notificação relativa à homologação. 6. Os estudantes que optem pelo regime: - a tempo integral podem inscrever-se no máximo a 72 ECTS; - a tempo parcial podem inscrever-se no máximo a 37,5 ECTS (ver Regulamento do Regime de estudante a tempo parcial da Universidade do Porto). Nota: Os estudantes dos cursos de Mestrados Independentes e Programas Doutorais, que se inscrevem unicamente na unidade curricular Dissertação/Tese (com mais de 37,5 ECTS), podem optar pela Inscrição Parcial ( ver regras). Uma vez que o sistema não permite a inscrição a mais de 37,5 ECTS, terá que se dirigir à Loja do Estudante, sala B 207 (fazendo-se acompanhar da última password que lhe foi enviada e do Documento de Identificação), de 01 a 03 de Julho, das 13h30 às 16h00. 7. Alteração de unidades curriculares a que se tenha inscrito A troca de unidades curriculares, isto é a inscrição numa nova unidade curricular e anulação da inscrição efectuada para outra unidade curricular, só será possível se efectuada dentro de um período máximo de 30 dias, após o inicio do ano lectivo ou semestre a que diga respeito a nova unidade curricular. Os estudantes de programas doutorais carecem de autorização da respectiva Comissão Científica para fazerem estas alterações. - Alterações a disciplinas do 1º semestre / Ano: De 14 de Setembro a 14 de Outubro - Alterações a disciplinas do 2º semestre: De 17 de Fevereiro a 17 de Março 8. Caso pretenda certidões exclusivamente para efeitos de concurso a bolsas de estudo, declarações de IRS, ADSE, abono de família, assistência médica e medicamentosa, militares, pensões, passes de transporte, instrução de processo de mobilidade e para concessão de residência a estudantes estrangeiros poderá imprimi-las através do módulo de inscrições e carimbá-las nos Serviços Académicos após efectuar o pagamento das propinas (estas certidões estão isentas de emolumentos, conforme o estipulado no n.º 17 da Tabela de Emolumentos da UP). Para solicitar outro tipo de certidões utilize o módulo de certidões 9. Caso o plano de estudos do seu curso preveja a possibilidade de inscrição em unidades curriculares de cursos de outras escolas da Universidade do Porto, deverá entregar nos Serviços Académicos da Instituição de Acolhimento o Contrato de mobilidade interna da UP, devidamente preenchido, acompanhado de documento de identificação que inclua fotografia e assinatura. 10. Após a matrícula no Sistema de Informação da FEUP - SIFEUP terá de inserir a sua fotografia no sistema (na sua página de estudante, na opção configuração, em Alterar Fotografia Pessoal). Para mais informações deve consultar a FAQ disponibilizada. 11. A partir do 3.º dia após realização da matrícula/inscrição, e depois de ter inserido a fotografia no sistema, deverá dirigir-se ao helpdesk do CICA para levantar as restantes credenciais de acesso aos recursos informáticos da FEUP e o cartão de acesso às instalações. Notas: a) A password de estudante permite-lhe apenas o acesso ao SIFEUP. b) Se não introduzir previamente a fotografia no SIFEUP não poderá levantar as suas credenciais nem o cartão. 12. Se pretender obter um cartão de identificação da UPorto deverá dirigir-se ao Banco Santander. 13. Para resolução de problemas relacionados com a sua inscrição é necessário/obrigatório apresentar o boletim da inscrição, por essa razão recomendamos que no momento da inscrição, ou de qualquer alteração da mesma, proceda à impressão do Boletim da Inscrição. 14. Os estudantes dos cursos de Mestrado em Inovação e Empreendedorismo Tecnológico e de Especialização terão posteriormente de assinar, até 30 de Setembro, o acordo de confidencialidade a ser disponibilizado pelo Director de Curso na secretariado do curso. Poderá visualizar a minuta aqui. Pagamento de propinas As propinas têm de ser liquidadas até ao final do prazo de inscrição. Os estudantes abrangidos por Situações Especiais de Propinas terão de entregar os documentos previstos, na Loja do Estudante (sala - B207), das 13h30 às 16h00, até ao final do prazo de inscrição. Caso pretenda uma Venda a Dinheiro em nome de uma empresa, o pagamento da propina terá que ser efectuado na Tesouraria da FEUP, acompanhado dos seguintes elementos (nome, n.º de contribuinte e morada da entidade a emitir a venda a dinheiro). Para mais informações sobre propinas veja Propinas e Situações Especiais de Propinas. Nota: Quem optou pelo regime de estudante a tempo parcial, só deverá liquidar a 1ª Prestação, uma vez que o valor da propina será ajustado nas prestações seguintes. A inscrição só é válida mediante: - A inscrição em unidades curriculares; - Pagamento de propinas ou manifestação de intenção de candidatura a bolsa. PROCEDIMENTO PARA REALIZAÇÃO DA INSCRIÇÃO ON-LINE Intenção de Matrícula Os passos a seguir são: 1. O candidato colocado deverá aceder ao SIGARRA com o mesmo login e password com que efectuou a candidatura. 2. Em seguida deverá aceder à sua página de candidato, clicando no seu nome na caixa de validação 3. Deve de seguida aceder à opção Candidaturas de Ingresso, que existe do lado direito da sua página. 4. Nessa página são listados todos os cursos a que o candidato se candidatou e o estado da sua candidatura. 5. Se o candidato pretender matricular-se a algum dos cursos em que ficou colocado deverá carregar no botão Processo de Matrícula e seleccionar o(s) curso(s) em que se quer matricular. Nota: no caso de inscrição em 2 cursos, poderá inscrever-se a unidades curriculares singulares, no somatório dos 2 cursos, até perfazer o máximo de 72 créditos anuais. 6. Relativamente a cada curso, o candidato pode indicar que se pretende matricular, que não se pretende matricular ou adiar a decisão não indicando nenhuma pretensão. I. Se o candidato indicar que se pretende matricular num dado curso receberá no email que utilizou para a candidatura uma mensagem com as credenciais que lhe permitem fazer a respectiva matricula. i. Enquanto não efectuar a matrícula no SIGARRA, o candidato poderá aceder novamente à página de intenção de matrícula e anular a intenção de matrícula anteriormente assinalada. Esta alteração implica que as credenciais enviadas deixam de ser válidas para o aluno associado. II. Se o candidato indicar que não se pretende matricular num dado curso estará a declarar que renuncia à vaga que lhe foi atribuída, podendo esta ser posteriormente utilizada por um candidato que tenha ficado com o resultado de suplente. III. Se o candidato não indicar nenhuma intenção de matrícula para um dado curso, não receberá as credenciais nem libertará a vaga para um possível candidato suplente, até ao fim do prazo de matrícula. 7. O registo de intenção de matrícula não é suficiente para que o candidato esteja matriculado na FEUP. Para que tal aconteça é preciso que o candidato efectue atempadamente a matrícula no SIGARRA e pague as propinas nos prazos definidos. Matrícula Os passos a seguir são: 1. O aluno deverá aceder ao SIGARRA com o login e password que recebeu no email depois de efectuar o registo de intenção de matrícula. O login e password de candidato NÃO pode ser utilizado para a matrícula. 2. O aluno deverá em seguida aceder ao destaque central - Matriculas 2009/2010 - Novos Estudantes Concursos Via Escola - que está na página inicial do SIGARRA. 3. O aluno deverá ler as instruções aí indicadas e efectuar a sua matrícula. Inquérito para a Direcção Geral do Ensino Superior O aluno acede ao SIGARRA e tem de responder a um inquérito que lhe é apresentado de forma automática. Só após ter respondido ao inquérito é que pode fazer a matricula. Acesso ao módulo de inscrições O aluno acede à primeira página do SIGARRA e clica no destaque central que indica Matriculas 2009/2010 - Novos Estudantes Concursos Via Escola e depois de ler todas as instruções deverá clicar no botão Acesso às Inscrições e seguir os seguintes passos. - Indicar a morada para a qual quer que a escola o possa contactar. - Indicar se tem necessidades educativas especiais. - Indicar se quer efectuar a inscrição em tempo integral ou tempo parcial (máximo de 37.5 créditos no total das unidades curriculares do ano) e se vai concorrer a bolsa de estudos. Nota: A inscrição em regime de tempo parcial apenas pode ocorrer no acto da matrícula / inscrição. - Após a submissão de todos estes formulários, é apresentada ao aluno a proposta de inscrição nas unidades curriculares, de acordo com o plano de estudos do curso em que este se está a matricular e com as equivalências já atribuídas no processo de candidatura. Nota: Se o seu processo de equivalência ainda não se encontrar concluído, deverá escolher uma unidade curricular apresentado na proposta de inscrição e preceder à alteração da sua inscrição de 14 de Setembro a 14 de Outubro. - Após a submissão da escolha de inscrição nas unidades curriculares, o aluno deverá imprimir o boletim de inscrição. - Caso necessite de certidões de inscrição deverá imprimir o número pretendido e, após o pagamento das propinas, levá-las à secretaria para autenticação. A inscrição só será válida se o aluno efectuar o pagamento da primeira prestação das propinas (ou prestação anual, se disponível) nos prazos estipulados. Propinas A informação sobre os pagamentos a realizar está disponível na página do aluno (clicando no seu nome na caixa de validação), na opção propinas. Fotografia Para emissão das restantes credenciais de acesso aos recursos informáticos da FEUP, bem como ao cartão de acesso às instalações é necessário que o aluno insira uma fotografia no sistema. Essa inserção é efectuada na página do aluno (clicando no seu nome na caixa de validação), na opção Configuração e em seguida na opção Alterar Fotografia Pessoal. Efectuar Inscrição:

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