Código: | PRODEC012 | Sigla: | MC |
Áreas Científicas | |
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Classificação | Área Científica |
OFICIAL | Engenharia Civil - Construções |
Ativa? | Sim |
Unidade Responsável: | Departamento de Engenharia Civil |
Curso/CE Responsável: | Programa Doutoral em Engenharia Civil |
Sigla | Nº de Estudantes | Plano de Estudos | Anos Curriculares | Créditos UCN | Créditos ECTS | Horas de Contacto | Horas Totais |
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PRODEC | 1 | Plano de estudos oficial a partir de 2007/08 | 1 | - | 5 | 45 | 135 |
Docente | Responsabilidade |
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Rui Manuel Gonçalves Calejo Rodrigues | Regente |
Teóricas: | 2,00 |
Práticas Laboratoriais: | 1,00 |
Tipo | Docente | Turmas | Horas |
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Teóricas | Totais | 1 | 2,00 |
Rui Manuel Gonçalves Calejo Rodrigues | 2,00 | ||
Práticas Laboratoriais | Totais | 1 | 1,00 |
Rui Manuel Gonçalves Calejo Rodrigues | 1,00 |
Conhecer a problemática do comportamento de edifícios em serviços, os agentes de degradação e as metodologias para promover a sua vida útil mantendo-o.
Desenvolver aptidões técnicas para abordagem de um edifício em serviço. Individualização de um conceito novo no domínio da gestão que é a Gestão de Edifícios.
Comportamento de edifícios em serviço. Operação de sistemas: sistemas móveis e fixos. Teorias comportamentais de edifícios: elementos fonte de manutenção. Avaliação do desempenho: metodologias de inspeção de edifícios. Gestão de edifícios: gestão técnica, económica e funcional. Informação de serviço: manuais de operação e manutenção. Custo do Ciclo de Vida (LCC). Metidos de avaliação e previsão: ALANI, MEDIC, SIMULA. Sistemas integrados de manutenção. Enquadramento socioeconómico da manutenção: o quadro legal nacional.
DEMONSTRAÇÃO DA COERÊNCIA DOS CONTEÚDOS PROGRAMÁTICOS COM OS OBJETIVOS DA UNIDADE CURRICULAR:
Os conteúdos programáticos conferem aos futuros engenheiros civis, quer pelo seu envolvimento em diferentes fases de projeto, quer pelo seu papel decisivo na fase de construção, competências para assumir um papel importante na fase de utilização de um edifício
Pedagogicamente utiliza-se o método de ensino baseado na necessidade de aprendizagem para vencer dificuldades.
Cada estudante é posto no início da disciplina perante um caso prático no domínio da patologia de edifícios, para o qual não tem aptidões de resolução. É-lhe dada a oportunidade de desenvolver essas aptidões no desenrolar da disciplina com aulas teóricas e teórico-práticas. São particularmente importantes os tempos de atendimento. Avaliação distribuída com exame final
DEMONSTRAÇÃO DA COERÊNCIA DAS METODOLOGIAS DE ENSINO COM OS OBJETIVOS DE APRENDIZAGEM DA UNIDADE CURRICULAR:
Estabelecer processos e algoritmos de análise conceptual e construtiva de modo a identificar as mais eficientes segundo os pontos de vista pretendidos. Hierarquizar os resultados da aplicação de metodologias de avaliação e estratégias de escolha de soluções. Entender e propor novas soluções para incremento da qualidade construtiva. Avaliar as metodologias utilizadas e antever linhas de evolução que as mesmas poderão seguir.
Designação | Peso (%) |
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Participação presencial | 0,00 |
Trabalho escrito | 100,00 |
Total: | 100,00 |
Designação | Tempo (Horas) |
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Estudo autónomo | 0,00 |
Total: | 0,00 |
Trabalho Individual sobre uma patologia a escolher pelo aluno Exame final
50% Trabalho 50% Exame
Conforme normas FEUP
Conforme normas FEUP