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Manutenção de Edifícios

Código: PRODEC012     Sigla: MC

Áreas Científicas
Classificação Área Científica
OFICIAL Engenharia Civil - Construções

Ocorrência: 2023/2024 - 2S Ícone do Moodle

Ativa? Sim
Unidade Responsável: Departamento de Engenharia Civil
Curso/CE Responsável: Programa Doutoral em Engenharia Civil

Ciclos de Estudo/Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Anos Curriculares Créditos UCN Créditos ECTS Horas de Contacto Horas Totais
PRODEC 1 Plano de estudos oficial a partir de 2007/08 1 - 5 45 135

Docência - Responsabilidades

Docente Responsabilidade
Rui Manuel Gonçalves Calejo Rodrigues Regente

Docência - Horas

Teóricas: 2,00
Práticas Laboratoriais: 1,00
Tipo Docente Turmas Horas
Teóricas Totais 1 2,00
Rui Manuel Gonçalves Calejo Rodrigues 2,00
Práticas Laboratoriais Totais 1 1,00
Rui Manuel Gonçalves Calejo Rodrigues 1,00

Língua de trabalho

Português

Objetivos

Conhecer a problemática do comportamento de edifícios em serviços, os agentes de degradação e as metodologias para promover a sua vida útil mantendo-o.

Resultados de aprendizagem e competências

Desenvolver aptidões técnicas para abordagem de um edifício em serviço. Individualização de um conceito novo no domínio da gestão que é a Gestão de Edifícios.

Modo de trabalho

Presencial

Programa

Comportamento de edifícios em serviço. Operação de sistemas: sistemas móveis e fixos. Teorias comportamentais de edifícios: elementos fonte de manutenção. Avaliação do desempenho: metodologias de inspeção de edifícios. Gestão de edifícios: gestão técnica, económica e funcional. Informação de serviço: manuais de operação e manutenção. Custo do Ciclo de Vida (LCC). Metidos de avaliação e previsão: ALANI, MEDIC, SIMULA. Sistemas integrados de manutenção. Enquadramento socioeconómico da manutenção: o quadro legal nacional.

DEMONSTRAÇÃO DA COERÊNCIA DOS CONTEÚDOS PROGRAMÁTICOS COM OS OBJETIVOS DA UNIDADE CURRICULAR:

Os conteúdos programáticos conferem aos futuros engenheiros civis, quer pelo seu envolvimento em diferentes fases de projeto, quer pelo seu papel decisivo na fase de construção, competências para assumir um papel importante na fase de utilização de um edifício

Bibliografia Obrigatória

Rodrigues, Rui Manuel Gonçalves Calejo; Manutenção de edifícios
Portugal. Instituto Português da Qualidade; Terminologia da manutenção
Taborda, Rui Pessanha Araújo; Gestão de manutenção do parque habitacional
Ferreira, Luís António de Andrade; Uma introdução à manutenção. ISBN: 972-95794-4-X
Rodrigues, Rui Manuel Gonçalves Calejo; Gestão de edifícios
Coelho, Helder; Panorâmica sobre a gestão de grandes edifícios

Métodos de ensino e atividades de aprendizagem

Pedagogicamente utiliza-se o método de ensino baseado na necessidade de aprendizagem para vencer dificuldades.
Cada estudante é posto no início da disciplina perante um caso prático no domínio da patologia de edifícios, para o qual não tem aptidões de resolução. É-lhe dada a oportunidade de desenvolver essas aptidões no desenrolar da disciplina com aulas teóricas e teórico-práticas. São particularmente importantes os tempos de atendimento. Avaliação distribuída com exame final

DEMONSTRAÇÃO DA COERÊNCIA DAS METODOLOGIAS DE ENSINO COM OS OBJETIVOS DE APRENDIZAGEM DA UNIDADE CURRICULAR:
Estabelecer processos e algoritmos de análise conceptual e construtiva de modo a identificar as mais eficientes segundo os pontos de vista pretendidos. Hierarquizar os resultados da aplicação de metodologias de avaliação e estratégias de escolha de soluções. Entender e propor novas soluções para incremento da qualidade construtiva. Avaliar as metodologias utilizadas e antever linhas de evolução que as mesmas poderão seguir.

Tipo de avaliação

Avaliação distribuída com exame final

Componentes de Avaliação

Designação Peso (%)
Participação presencial 0,00
Trabalho escrito 100,00
Total: 100,00

Componentes de Ocupação

Designação Tempo (Horas)
Estudo autónomo 0,00
Total: 0,00

Obtenção de frequência

Trabalho Individual sobre uma patologia a escolher pelo aluno Exame final

Fórmula de cálculo da classificação final

50% Trabalho 50% Exame

Avaliação especial (TE, DA, ...)

Conforme normas FEUP

Melhoria de classificação

Conforme normas FEUP

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