Competências Transversais para Engenharia: Métodos de Investigação Científica
Áreas Científicas |
Classificação |
Área Científica |
CNAEF |
Engenharia e técnicas afins |
Ocorrência: 2023/2024 - 2S (de 05-02-2024 a 31-07-2024)
Ciclos de Estudo/Cursos
Docência - Responsabilidades
Língua de trabalho
Inglês
Objetivos
- Promover a assimilação dos Processos, Metodologias e Práticas associados à Investigação Científica, nomeadamente em Engenharia.
- Desenvolver o espírito de crítica científica.
- Desenvolver a capacidade de produzir um texto científico quer no respeitante à forma quer relativamente à qualidade dos conteúdos adequados.
Resultados de aprendizagem e competências
No final da unidade curricular os estudantes deverão ser capazes de:
- Aplicar métodos científicos ao trabalho de investigação
- Conhecer e aplicar os princípios a seguir na escrita de textos científicos (artigos, relatórios, teses)
- Analisar e efetuar a revisão crítica de artigos científicos publicados
- Efetuar apresentações orais com caráter científico
Modo de trabalho
Presencial
Programa
- Métodos e técnicas do Projeto de Investigação:
- Motivação de base
- Teoria de suporte
- Investigação Tradicional
- Investigação Interpretativa
- Investigação em Engenharia
- Técnicas associadas
- Conceção e realização de trabalhos/artigos científicos para publicação
- Organização de eventos de caráter científico
Bibliografia Obrigatória
Eugénio Oliveira; Notes for Scientific research methodology (Apontamentos disponíveis na página da unidade curricular. Inclui apontadores para outra bibliografia)
Thomas Kuhn;
The Structure of Scientific Revolutions, The University of Chicago Press
Bibliografia Complementar
Michael P. Marder ;
Research Methods for Science, Cambridge University Press, 2011. ISBN: 9780521145848 (Um exemplo de Livro de Texto)
• R. A. Day and B. Gastel;
How to Write and Publish a Scientific Paper, Oryx Press, 2006
P. Bock;
Getting It Right: R&D Methods for Science and Engineering, Academic Press, 2001
Michael P. Marder;
Research Methods for Science, Cambridge University Press
Métodos de ensino e atividades de aprendizagem
- Discussão (argumentação e contra-argumentação) sobre a adequação dos princípios científicos e filosóficos aos domínios e sub-áreas de interesse dos doutorandos
- Exercício supervisionado da revisão crítica de artigos científicos
- Apresentação oral dos trabalhos de análise crítica de artigos publicados
Tipo de avaliação
Avaliação distribuída sem exame final
Componentes de Avaliação
Designação |
Peso (%) |
Participação presencial |
20,00 |
Prova oral |
80,00 |
Total: |
100,00 |
Componentes de Ocupação
Designação |
Tempo (Horas) |
Frequência das aulas |
12,00 |
Estudo autónomo |
28,50 |
Total: |
40,50 |
Obtenção de frequência
Participação activa nas aulas, assim como na sessão de apresentação dos trabalhos de análise crítica de artigos publicados.
Fórmula de cálculo da classificação final
Participação nas Aulas 20%
Análise Crítica de Artigos 80%
Avaliação especial (TE, DA, ...)
Idêntica à dos estudantes normais
Melhoria de classificação
N.A.
Observações
As aulas ocorrerão no horário previsto, nas datas 6/3/2024, 13/3/2024, 20/3/2024.