Comunicações de voz

As comunicações de voz são ainda hoje o suporte de comunicação preferido pelas empresas em muitas circunstâncias.

Inicialmente, na generalidade dos países, o próprio estado, através de um operador público, assegurava esses serviço utilizando a chamada rede fixa, uma rede de cobre que liga cada telefone fixo à central telefónica mais próxima (o lacete local). Em Portugal, houve inicialmente dois operadores, os TLP (Telefones de Lisboa e Porto) e os CTT (Correios e Telecomunicações de Portugal), que mais tarde deram origem à Portugal Telecom, empresa que hoje é maioritariamente privada.

O aparecimento das comunicações móveis fez-se pela mão do operador histórico (telefones móveis analógicos) mas rapidamente o mercado foi aberto a operadores concorrentes e hoje em Portugal temos três operadores de comunicações móveis com a tecnologia GSM (TMN, Vodafone e Optimus), preparando-se um quarto, com uma licença para a tecnologia UMTS, para entrar no mercado (Oniway).

A pressão económica conduziu por outro lado à possibilidade de novos operadores de comunicações fixas operarem, quer utilizando o lacete local já existente para cada telefone fixo (que a Portugal Telecom cede, mediante um aluguer), quer usando outras tecnologias, nomeadamente FWA (fixed wireless access), e podendo recorrer a operadores de telecomunicações que entretanto apareceram no mercado (Brisa, EDP, Refer Telecom, e outros) para a criação da sua infra-estrutura. É assim que a Vodafone, a Novis, a Oni, a Jazztel, e outros, surgem no mercado das comunicações fixas, com ofertas variadas, muitas vezes integradas com comunicações móveis, tornando cada vez mais difícil ao cidadão comum perceber qual será a opção que melhor satisfaz os seus interesses.

Mais recentemente, com a expansão das redes de comunicação de dados de banda larga, começa a ser possível utilizar a internet para a realização de comunicações telefónicas, estando a emergir as primeiras ofertas nesta área (Cabovisão, Clix ADSL, e outros).

Em Portugal, existe a chamada portabilidade do número, que é a funcionalidade que permite aos utilizadores de redes fixas e móveis manter o seu número de telefone em caso de mudança de operador. A mudança apenas é possível entre redes fixas ou entre redes móveis. Ou seja, é possível trocar de operador fixo e manter o número de telefone, é possível trocar de operador móvel e manter o número. Mas não é possível transportar um número de um operador fixo para um móvel nem de um móvel para um fixo.

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