Interacção Pessoa-Computador
Objectivos
Geral

O principal objectivo da disciplina é o de preparar os alunos para analisarem e projectarem as componentes interactivas dos sistemas, em particular da interface com os utilizadores, de uma forma adequada às suas necessidades, considerando o curto, médio e longo prazo.

Particulares
Programa
  1. Projecto de Concepção da Interacção
  2. Compreender e Conceitualizar a Interacção
  3. Compreender os Utilizadores
  4. Concepção Orientada para a Colaboração e a Comunicação
  5. Compreender como as Interfaces Afectam os Utilizadores
  6. O Processo de Concepção da Interacção
  7. Identificar Necessidades de Definir Requisitos
  8. Conceber, Prototipificar e Construir
  9. Abordagens à Concepção da Interacção Centradas nos Utilizadores
  10. Introdução da Avaliação
  11. Uma Infra-estrutura para Avaliação
  12. Observando os Utilizadores
  13. Interrogando os Utilizadores e os Peritos
  14. Testar e Modelar os Utilizadores
  15. Concepção e Avaliação no Mundo Real
Bibliografia
Recomendada
  1. Jenny Preece, Yvonne Rogers, Helen Sharp: Interaction Design, John Wiley & Sons; ISBN: 0471492787; 1st edition (January 17, 2002).
  2. Donald A. Norman: The Invisible Computer; MIT Press; ISBN: 0262640414; Reprint edition (August 20, 1999).
Complementar
  1. Jakob Nielsen: Designing Web Usability; New Riders Publishing; ISBN: 156205810X; 1st edition (December 1999); www.useit.com.
  2. Mark Van Harmelen (Editor): Object Modeling and User Interface Design; Addison-Wesley Pub Co; ISBN: 0201657899; 1st edition (April 13, 2001).
  3. Ben Shneiderman: Designing the User Interface: Strategies for Effective Human-Computer Interaction (3rd Edition), Reading, Massachusetts: Addison-Wesley Longman, Inc. 1998, xiv+639 pp.; ISBN: 0-201-69497-2.
  4. Dave Roberts, Dick Berry, Scott Isensee, John Mullaly: Designing for the User with OVID: Bridging User Interface Design and Software Engineering, Indianapolis: Macmillan Technical Publishing, 1998, xvii+189 pp.; ISBN: 1-57870-101-5.
  5. Edward Rolf Tufte: The Visual Display of Quantitative Information, Cheshire, Connecticut, USA: Graphics Press, 13th Printing 1993, 197 pp.; sem ISBN.
  6. Edward Rolf Tufte: Envisioning Information, Cheshire, Connecticut, USA: Graphics Press, 3rd Printing with revisions, 1992, 126 pp.; sem ISBN.
  7. Edward Rolf Tufte: Visual Explanations, Cheshire, Connecticut, USA: Graphics Press, 1997, 158 pp.; ISBN: 0-9613921-2-6.