Enquadramento / Objectivos
Planos curriculares / matérias
Professores
Organizado por
Com o Apoio de
Informações / Contactos
Horários
Início

   As energias renováveis são formas de energia próximas dos cidadãos, afinal os destinatários últimos de todos os recursos. O seu uso por técnicas rudimentares fez a história de milénios do homem sobre a Terra. Com a revolução industrial, as necessidades energéticas tornaram-se particularmente intensas e entrou-se no paradigma energético da combustão alimentado pelo petróleo e demais combustíveis fósseis. O fim do século XX trouxe a prova de que não será possível continuar a usar os combustíveis fósseis como até aqui, atentos aos inconvenientes das emissões de CO2.

   Entretanto, a tecnologia evoluiu e é possível regressar às renováveis, respondendo à nova configuração de muitas das necessidades criadas pelo paradigma da combustão, agora em sintonia e tirando partido de novos conceitos da sociedade, favoráveis à descentralização e à liberalização de estruturas e de meios, isto é, dando forma a um novo paradigma energético: o da eficiência e da proximidade energéticas.

As energias renováveis representam, assim, uma nova experiência tecnológica sem fronteiras para as tecnologias da conversão energética, da avaliação, da monitorização, da previsão, da gestão do sistemas e das redes eléctricas, etc. e oferece um leque de novas actividades profissionais, económicas e sócio-culturais em sintonia com os valores ambientais e em resposta aos desafios do bem estar e da equidade social.

   As energias renováveis são, no seu todo, e este curso em particular, uma oportunidade profissional para a engenharia mas, também, um sinal da mudança necessária nas temáticas energéticas dum país como Portugal, dependente a 90% de recursos energéticos importados.
Simultaneamente despontam novos nichos de mercado para as indústrias de Bens de Equipamento, como fornecedores de soluções inovadoras na produção de hardware e software, oferecendo oportunidades de negócio que é preciso saber aproveitar.

   O desafio que se nos coloca não pode senão ser aliciante!