Saltar para:
Logótipo
Você está em: Início > Cursos/CE > Mestrado > M.EEC > Informação para Candidatos
Hoje é domingo
Programa de formação da Biblioteca para o segundo semestre já está disponível

Cursos

Mestrado em Engenharia Eletrotécnica e de Computadores

Dados Gerais

Código Oficial: MB40
Sigla: M.EEC
Descrição: O  Mestrado em Engenharia Elétrica e de Computação (M.EEC) visa formar engenheiros especializados na conceção e planeamento de sistemas elétricos, eletrónicos e de computadores. Oferece aos alunos treino avançado e especializado em uma das três áreas bem estabelecidas da engenharia elétrica e da computação: Automação; Energia; Telecomunicações, Eletrónica e Computadores. Cada área de especialização representa um percurso formativo coerente, correspondendo a perfis de empregabilidade reconhecidos pelo mercado de trabalho. O M.EEC começa com um conjunto de unidades curriculares que são comuns a todos os estudantes da área de especialização; além disso, grupos de unidades curriculares optativas são oferecidos para permitir um estudo mais aprofundado de uma determinada subárea da especialização.O programa consiste em 120 créditos ECTS, dos quais: 90 créditos ECTS podem ser obtidos num conjunto de unidades curriculares. Este conjunto de unidades conduz à obtenção de um diploma de Mestrado (sem atribuição de grau) em Engenharia Eletrotécnica e de Computadores numa das 3 especializações: Automação; Energia; Telecomunicações, Eletrónica e Computadores. 30 créditos ECTS podem ser obtidos pela realização de uma dissertação científica original preparada especificamente para este fim. O ciclo de estudos dá grande ênfase à preparação dos alunos para tarefas conceptuais e de projeto, tanto individualmente quanto como membros de equipas multidisciplinares. O ciclo de estudos também dá grande importância à aquisição de "soft skills"  e outras competências transferíveis de grande relevância hoje em dia, incluindo a pró-atividade e a capacidade de aprendizagem ao longo da vida.

Diplomas

  • Mestrado em Engenharia Eletrotécnica e de Computadores - Energia (120 Créditos ECTS)
  • Mestrado em Engenharia Eletrotécnica e de Computadores - Telecomunicações, Eletrónica e Computadores (120 Créditos ECTS)
  • Mestrado em Engenharia Eletrotécnica e de Computadores - Automação (120 Créditos ECTS)
  • Curso de Mestrado em Engenharia Eletrotécnica e de Computadores - Automação (90 Créditos ECTS)
  • Curso de Mestrado em Engenharia Eletrotécnica e de Computadores - Telecomunicações, Eletrónica e Computadores (90 Créditos ECTS)
  • Curso de Mestrado em Engenharia Eletrotécnica e de Computadores - Energia (90 Créditos ECTS)

Centrais, Subestações e Redes


M.EEC059 - 6 ECTS

1- Aquisição e demonstração de conhecimento das técnicas de avaliação da fiabilidade e da qualidade de serviço em centrais e subestações, bem como das técnicas de análise da fiabilidade associada a equipamentos de reserva.
2 - Aquisição e demonstração de conhecimento das bases de cálculo e projecto dos elementos principais de centrais e subestações.
3 - Aquisição e demonstração de conhecimento relativo à exploração de redes  distribuição.
(Competências CDIO- Conceiving — Designing — Implementing — Operating-1.2,1.4,2.3,2.5,3.2,3.3,4.2,4.3,4.4 e 4.6)


Decisão, Otimização e Inteligência Computacional


M.EEC019 - ECTS

Conferir aos estudantes competências gerais para abordarem problemas de decisão e otimização e aplicarem técnicas de inteligência computacional no âmbito sistemas de energia elétrica


Regimes Estacionários do SEE


M.EEC017 - ECTS

1- Aquisição de conhecimentos sobre o suporte matemático das modelizações do sistema elétrico em regime estacionário, métodos e algoritmos de cálculo. Domínio de conceitos relativos a trânsito de potência, curtos circuitos e estabilidade estática e efetuar a sua programação simples. Conhecer princípios, técnicas e efeitos de ações de controlo em regime estacionário.
2 - Aquisição de conhecimentos que permitam preparar dados, construir programas simples, utilizar programas de cálculo comerciais, analisar resultados e tirar conclusões técnicas sobre os problemas em regime estacionário dos sistemas elétricos de energia.


Sistemas de Controlo de Potência


M.EEC005 - 6 ECTS
O objetivo desta UC é formar no domínio do controlo de sistemas baseados em máquinas elétricas, suportado no projeto em domínios de aplicação tais como  sistemas de produção de energia elétrica, de mobilidade elétrica e acionamentos industriais.

Supervisão, Controlo e Redes Inteligentes


M.EEC018 - ECTS
1. Compreender e conhecer a constituição e o funcionamento dos sistemas de supervisão e controlo dos sistemas elétricos de energia e conhecer as suas funcionalidades principais ao nível do SCADA, EMS e DMS.
2. Compreender os princípios da estimação de estado (modelo DC e AC), resolvendo problemas concretos.
3. Compreender o problema do Despacho Ótimo Económico, resolvendo problemas concretos.
4. Conhecer o princípio de funcionamento dos principais dispositivos FACTS, sua utilização e modelização.
5. Caracterizar o racional da mudança de paradigma em curso no setor elétrico e a sua influência nos mecanismos de supervisão, operação e controlo.
6. Dominar o conceito de micro-rede e de multi-micro-rede e seus modos de funcionamento enquanto elementos seminais no âmbito do desenvolvimento das redes elétricas inteligentes.
7. Dominar a modelização em regime dinâmico de sistemas de produção de energia em microrredes e multi-microrredes e respetivas estratégias de controlo.

Transformadores e Máquinas de Indução


M.EEC020 - ECTS

A unidade curricular tem por objetivo dotar o estudante de conhecimentos fundamentais sobre máquinas elétricas estáticas e rotativas, com aprofundamento especial para transformadores elétricos e motores de indução.

O ênfase será colocado em:
1. Revisão de aspetos fundamentais comuns a máquinas elétricas, incluindo o aquecimento.
2. Transformadores elétricos trifásicos, incluindo ensaios, aspetos construtivos e de funcionamento especiais, certificação, algoritmos de dimensionamento e projeto e modelos para análise transitória.
3. Motores de indução trifásicos, incluindo ensaios, aspetos constutivos especiais, motores para ambientes especiais, certificação ATEX, desenho e projeto, arranque e variação de velocidade. Geradores de indução. Motor de indução monofásico, motor universal e motor de pólos sombreados.




Eletrónica para Sistemas de Energia e Transportes


M.EEC010 - 6 ECTS

O objetivo desta UC é formar no domínio da integração dos sistemas de energia e de transportes no quadro da cidade inteligente. Assim, tem como objetivos principais:

  • Apresentar e caracterizar arquiteturas de microrrede elétrica, com produção renovável e armazenamento;
  • Sistematizar sistemas eletrónicos que permitem a interligação integrada dentro da microrrede;
  • Analisar requisitos para soluções de controlo e supervisão do balanceamento entre consumo, produção e armazenamento de energia;
  • Promover o trabalho em equipa e exercitar a escrita de relatórios técnico-científicos;
  • Praticar a apresentação oral de trabalho próprio.

Engenharia de Sistemas


M.EEC012 - ECTS
O objectivo desta disciplina é proporcionar a todos os alunos uma oportunidade de projecto e desenvolvimento e integração de um sistema complexo que utilize diferentes tecnologias, até agora estudadas de forma isolada ao longo do curso.

Máquinas Síncronas


M.EEC024 - 6 ECTS

Esta unidade curricular tem por objetivo dotar os estudantes de conhecimento científico e técnico e de aptidões operacionais relativos ao funcionamento das máquinas síncronas em particular, permitindo-lhes:

1. Conhecer e compreender os campos de aplicação de máquinas síncronas.

2. Conhecer e compreender os vários tipos e variantes construtivas convencionais, a sua constituição física e as principais variáveis que as definem.

3. Compreender o funcionamento físico e saber aplicar modelos numéricos para análise do funcionamento em regime estacionário.

4. Realizar ensaios para determinação dos seus parâmetros e outros ensaios de rotina e especiais.

5. Conhecer e compreender as principais características construtivas e de funcionamento de um alternador síncrono, em modo isolado e em paralelo com a rede, incluindo procedimentos de manobra, comando e controlo. Regimes transitórios em alternadores síncronas.

6. Conhecer e compreender o funcionamento de um motor síncrono trifásico: características fundamentais, campos de aplicação. Aspetos de manobra, de comando e de controlo.

7. Conhecer e compreender o funcionamento de máquinas síncronas especiais, em particular; de ímanes permanentes e de relutância.



Mercados e Qualidade


M.EEC021 - ECTS

Os objectivos a atingir são os seguintes:
1. aquisição e demonstração de conhecimentos relativos à estruturação do sector eléctrico em termos de mercados de electricidade quer em termos de modelos teóricos quer em termos de aplicações computacionais bem como conhecimentos relativos a qualidade de serviço no sector eléctrico (competências CDIO 1.1, 1.4, 2.1, 2.3);
2. demonstração de capacidade para o tratamento, a validação e a interpretação dos resultados obtidos em tabalhos práticos (competências CDIO 2.1, 2.3);
3. desenvolvimento de capacidades de trabalho autónomo e de pesquisa bibliográfica (competências CDIO 2.4, 2.5 e 3.3);
4. demonstração de capacidade de integração e de realização de trabalhos em equipa e de planeamento e desenvolvimento de trabalho conjunto (competências CDIO 2.4, 2.5 e 3.1);
5. desenvolvimento e demonstração de capacidades relativas à elaboração de relatórios escritos e de preparação e realização de exposições orais (competência CDIO 3.2);
6. demonstração de compreensão dos contextos externo, empresarial e comercial em que se movimenta actualmente o sector eléctrico (competências CDIO 4.1, 4.2);
7. demonstração de capacidades relativas à fixação de objectivos e gestão de projectos (competências CDIO 4.3 e 4.6).


Projeto de Redes de Distribuição


M.EEC023 - ECTS

Criar as competências necessárias para a realização de projectos realistas de Redes de Distribuição BT.


Regimes Transitórios do SEE


M.EEC022 - ECTS
1- Compreender o comportamento dinâmico do sistema elétrico face a perturbações.
2- Compreender os mecanismos que asseguram a estabilidade do sistema elétrico quando sujeito a perturbações.
3- Dominar as metodologias para a resolução dos principais problemas associados aos fenómenos transitórios em sistemas elétricos, incluindo métodos diretos e métodos numéricos.
4- Dominar o conhecimento sobre as malhas de controlo de tensão e frequência e sua modelização para estudos de estabilidade.
5- Compreender as funções do Controlo Automático de Geração e a afinação dos seus parâmetros de controlo.
6- Compreender os fenómenos transitórios rápidos associados a sobretensões de manobra e correntes transitórias na sequência de manobras no sistema elétrico.

Conceção e Projeto


M.EEC067 - 6 ECTS

Elaboração completa de dois projetos, sendo um de uma Linha de 60 kV e o outro de uma Subestação de Distribuição 60/15 kV ou 60/30 kV. Pretende-se que os alunos sejam capazes de elaborar de forma completa o projeto de licenciamento para estes dois tipos de instalações elétricas.


Dissertação


M.EEC015 - ECTS
Para a obtenção do grau de Mestre em Engenharia Eletrotécnica e de Computadores, os estudantes do M.EEC têm de realizar um trabalho individual conducente à elaboração de uma dissertação de natureza científica ou um trabalho de projeto, originais, sobre um tema na área de conhecimento de Engenharia Eletrotécnica e de Computadores.

O trabalho pode ser de investigação e/ou de desenvolvimento tecnológico, podendo ser realizado em ambiente académico e/ou empresarial, promovendo uma análise inovadora do tema, enquadrado no atual estado da arte, bem como o desenvolvimento de capacidades de iniciativa, de decisão e de pensamento criativo e crítico.

A concretização do trabalho deve envolver componentes de carácter teórico e/ou experimental, uma discussão crítica do atual estado da arte, a seleção das metodologias de abordagem, a conceção e implementação da solução para o problema proposto e uma análise crítica dos resultados obtidos, culminando na elaboração de um relatório síntese, que será apreciado e discutido publicamente perante um júri.

Economia e Gestão


M.EEC040 - 6 ECTS
Após a aprovação nesta unidade curricular, os estudantes deverão ser capazes de:
1-a) Recordar os princípios fundamentais do valor temporal do dinheiro, a estrutura das principais ferramentas de análise financeira, e a lógica da sua articulação para permitir a análise financeira de projectos de investimento.
1-b) Analisar activos financeiros e documentos financeiros simples.
1-c) Desenvolver projecções financeiras e analisar projectos de investimento simples com rigor.
2-a) Recordar as definições das principais visões sobre estratégia empresarial, e os conceitos e estrutura das ferramentas de análise utilizadas em cada uma dessas visões.
2-b) Utilizar esses conceitos de raiz na ideação de projectos de base tecnológica.
2-c) Analisar a criação de valor em projectos de base tecnológica, utilizando essas ferramentas.
3-a) Recordar as definições, categorizações, critérios de avaliação e elementos de sucesso de oportunidades e empreendedorismo, bem como os argumentos que justificam a respectiva importância social e económica.
3-b) Recordar os principais blocos constituintes dos conceitos de produto e negócio de base tecnológica, e os factores que podem condicionar o acesso de um inovador aos retornos gerados pela sua inovação.
3-c) Utilizar estes enquadramentos de raiz na ideação de projectos de base tecnológica.
3-d) Utilizar estes enquadramentos para analisar a capacidade de criação, entrega e apropriação de valor, em projectos de base tecnológica.
4-a) Recordar as definições das principais visões sobre as operações, os seus principais objectivos, e a lógica dos compromissos entre estes, num contexto de cadeia de abastecimento.
4-b) Utilizar estes conhecimentos para formular e analisar de modo genérico estratégias de operações em cadeias simples.
4-c) Recordar as definições dos principais componentes do pensamento sistémico.
4-d) Reconhecer esses componentes em sistemas de base tecnológica.
5-a) Recordar a lógica da importância das interacções empresariais e sociais dos sistemas de engenharia, e da necessidade de abordagens sistémicas e interdisciplinares para lidar com esses sistemas.
5-b) Identificar essas interacções e a sua importância em diversos domínios de aplicação da engenharia.
No final da unidade curricular devem ser capazes de, de forma simples e introdutória, analisar ou desenvolver um projecto de engenharia para além da tecnologia, com uma visão mais abrangente, tendo em consideração múltiplos aspectos de interacção empresarial e social, em particular ao longo de perspectivas financeira, estratégica, de inovação, e de operações.

Energia Eólica e Solar


M.EEC065 - 6 ECTS

Conhecer as diversas tecnologia de sistemas fotovoltaicos bem como os princípios físicos e tecnológicos do seu funcionamento. Conhecer os materiais usados e técnicas usadas no fabrico de sistemas FV. Conhecer em detalhe a engenharia eléctrica de sistemas FV e seus componentes. Estas ao corrente das aplicações e da actualidade do mercado e perspectivas de evolução dos sistemas FV. Dominar os procedimentos de cálculo de geometria solar e radiação no plano dos painéis. Dominar os procedimentos de dimensionamento de sistemas FV e seus componentes. Saber calcular o ponto de operação de um sistema FV. Disponibilizar conhecimento e informação que permitam compreender a especificidade da exploração da energia eólica para a produção de electricidade, envolvendo o projecto de parques eólicos e seus equipamentos. Identificar os impactos decorrentes da integração da produção de electricidade de base eólica nos sistemas eléctricos relativamente à sua exploração e planeamento.


Gestão da Energia


M.EEC071 - 6 ECTS

O objetivo geral visa dotar os estudantes de conhecimentos técnicos, económicos e ambientais sobre as diversas vertentes de gestão de energia, que lhes permitirá diagnosticar, avaliar e implementar a melhoria do desempenho energético de instalações de consumo de energia.

Os objetivos específicos a atingir nesta unidade curricular são os seguintes:

  • Conhecer os diversos aspetos de fluxos energéticos, medições, indicadores de desempenho energético e custos energéticos de uma instalação de consumo (para a diversidade de instalações domésticas, de serviços e industriais)
  • Conhecer os procedimentos da implementação de um Sistema de Gestão de Energia, segundo a norma ISO50001, servindo de base a procedimentos estruturados para a realização de auditorias energéticas a instalações de consumo.
  • Conhecer os equipamentos e procedimentos necessários para a medição, análise e avaliação de eficiência energética.
  • Saber estimar os custos de consumos de energia e saber compara propostas de fornecimento de eletricidade e gás, aprendendo a analisar faturas energéticas e aprendendo a simular, aplicar e analisar tarifários de eletricidade e gás.
  • Saber fazer a análise económica de investimento em sistemas de energia de consumo eficiente e sistemas de autoconsumo.
  • Conhecer as características técnicas, económicas e o desempenho energético das diversas tecnologias de consumo: iluminação, aquecimento, arrefecimento, força motriz.
  • Conhecer as particularidades de tecnologias de consumo, desempenho energético e procedimentos de auditoria e gestão energética em edifício domésticos e edifícios de serviços.
  • Conhecer as particularidades de tecnologias de consumo, processos, desempenho energético e procedimentos de auditoria e gestão energética em indústrias.

Iniciação à Investigação


M.EEC039 - 6 ECTS
ENQUADRAMENTO

O principal objectivo da unidade curricular é dotar os alunos de competências relacionadas com a estruturação de um trabalho de dissertação e com boas práticas na realização de investigação em engenharia. A unidade curricular encontra-se organizada em duas partes complementares. Na primeira parte os estudantes terão a oportunidade de frequentar um conjunto de seminários formativos na área da escrita científica. Na segunda parte, o estudante irá realizar o trabalho preliminar da Dissertação supervisionado pelo respetivo orientador.

OBJETIVOS ESPECÍFICOS

— Familiarizar-se com os processos, metodologias e práticas associados à investigação científica;
— Elaborar e apresentar o plano de um projecto de dissertação, incluindo o respectivo estado da arte.

Operação do Sistema de Energia


M.EEC064 - 6 ECTS

Conferir aos estudantes as competências necessárias para abordarem os principais problemas relacionados com a optimização da operação de sistemas de energia elétrica


Projeto de Instalações Elétricas de Edifícios


M.EEC066 - 6 ECTS
Criar as competências necessárias para a realização de projectos realistas de Instalações Elétricas de Edifícios alimentados em BT.

Regulação e Economia dos Mercados


M.EEC070 - 6 ECTS

Os objetivos a atingir nesta UC são os seguintes: 
1. adquirir e demonstrar conhecimentos relativos à tópicos avançados sobre mercados de eletricidade, incluindo propostas complexas apresentadas no MIBEL e modelos de cálculo de preços marginais nodais de curto prazo;
2. adquirir uma perspetiva global sobre regulação em geral, e regulação do setor elétrico;
3. adquirir conhecimentos aprofundados relativos ao sistema tarifário Português;
4. adquirir uma perspetiva global sobre os mercados do carvão, do gás natural e do petróleo, incluindo plataformas de contratação, principais fornecedores e compradores;
5. adquirir conhecimentos sobre mercados de CO2, certificados verdes e garantias de origem;
6. demonstrar capacidade para tratar, validar e interpretar os resultados obtidos em trabalhos práticos desenvolvendo capacidades de trabalho autónomo e de pesquisa bibliográfica;
7. demonstrar capacidade de integração e de realização de trabalhos em equipa e de planeamento e desenvolvimento de trabalho conjunto;
8. desenvolver e demonstrar capacidades relativas à elaboração de relatórios escritos e de preparação e realização de exposições orais.


Técnicas de Alta Tensão


M.EEC060 - 6 ECTS

Os objectivos a atingir são:
Dotar os estudantes de conhecimentos no domínio dos Sistemas de Alta Tensão que permitam efectuar estudos e ensaios  em Laboratórios de Alta Tensão e conceber e desenvolver projectos de coordenação de isolamentos em SEE


Técnicas para Previsão


M.EEC069 - 6 ECTS

Conhecer as diversas técnicas de previsão e especificidade da aplicação de técnicas de previsão a consumos de eletricidade, preços de mercados de eletricidade e produção de eletricidade.


Dissertação


M.EEC015 - ECTS
Para a obtenção do grau de Mestre em Engenharia Eletrotécnica e de Computadores, os estudantes do M.EEC têm de realizar um trabalho individual conducente à elaboração de uma dissertação de natureza científica ou um trabalho de projeto, originais, sobre um tema na área de conhecimento de Engenharia Eletrotécnica e de Computadores.

O trabalho pode ser de investigação e/ou de desenvolvimento tecnológico, podendo ser realizado em ambiente académico e/ou empresarial, promovendo uma análise inovadora do tema, enquadrado no atual estado da arte, bem como o desenvolvimento de capacidades de iniciativa, de decisão e de pensamento criativo e crítico.

A concretização do trabalho deve envolver componentes de carácter teórico e/ou experimental, uma discussão crítica do atual estado da arte, a seleção das metodologias de abordagem, a conceção e implementação da solução para o problema proposto e uma análise crítica dos resultados obtidos, culminando na elaboração de um relatório síntese, que será apreciado e discutido publicamente perante um júri.

Arquiteturas de Computação Embarcada


M.EEC004 - ECTS

Os sistemas embarcados apresentam duas características, ubiquidade e invisibilidade. Ubiquidade porque estão presentes em quase todos os dispositivos eletrónicos e invisibilidade pois a sua presença não é anunciada. Normalmente, não fazem parte das características que distinguem o dispositivo.

Esta unidade curricular tem como objectivo aprender a projetar, implementar, connectar e programar sistemas embarcados.


Comunicações Industriais


M.EEC002 - ECTS

O objectivo da unicidade curricular é dotar os alunos de competências ao nível da concepção e desenvolvimento de soluções de comunicações para ambientes industriais.


Projeto de Software


M.EEC001 - ECTS

No contexto da especificação, desenvolvimento e manutenção de aplicações de software com interface gráfica em arquiteturas cliente/servidor ou baseadas em bases de dados, esta unidade curricular tem por objetivos:

  • Promover a aquisição de conceitos, métodos e técnicas de Engenharia de Software e dotar os estudantes da capacidade de os aplicar na conceção e desenvolvimento de sistemas de software.
  • Dotar os estudantes de conhecimentos práticos na utilização de ferramentas de desenvolvimento de software adequadas à metodologia a usar e que permitam o acompanhamento do desenvolvimento do produto durante todo o seu ciclo de vida, incluindo a depuração, teste e documentação de código. 

Sistemas de Controlo de Potência


M.EEC005 - ECTS
O objetivo desta UC é formar no domínio do controlo de sistemas baseados em máquinas elétricas, suportado no projeto em domínios de aplicação tais como  sistemas de produção de energia elétrica, de mobilidade elétrica e acionamentos industriais.

Sistemas e Controlo


M.EEC003 - ECTS

Análise e projecto de sistemas dinâmicos lineares de controlo em tempo contínuo e amostrados.
Proficiência de utilização de ferramentas computacionais de apoio à análise e projecto de controladores para sistemas dinâmicos lineares.


Aprendizagem Computacional


M.EEC006 - ECTS

Esta Unidade Curricular tem por objetivo apresentar alguns dos tópicos centrais em aprendizagem computacional, dos fundamentais ao estado da arte. Será colocado especial ênfase nos conceitos teóricos e em exemplos práticos e projetos laboratoriais. Cada exercício será cuidadosamente escolhido para reforçar os conceitos explicados nas aulas teóricas e desenvolver e generalizá-los em diversas direções. Os estudantes que concluam com sucesso devem ter a capacidade de:

-Conhecer os fundamentais das técnicas de aprendizagem;

-Analisar e sintetizar conhecimento;

-Desenvolver sistemas simples de aprendizagem computacional de acordo com as necessidades existentes e aplicar as ferramentas tecnológicas mais apropriadas;

-Trabalhar em equipa, organização e planeamento;

-Adquirir capacidades de aprendizagem que permitam continuar a estudar de uma forma autónoma.


Controlo e Otimização


M.EEC008 - 6 ECTS

Esta unidade curricular tem por objetivo transmitir aos estudantes uma base sólida de ferramentas e metodologias necessárias para compreender e projetar sistemas dinâmicos de controlo com particular ênfase em sistemas não lineares utilizando técnicas de controlo não linear e baseadas em otimização. Estes conceitos são fundamentais nas várias áreas de aplicação, como por exemplo, na automação e robótica, nos sistemas ciber-físicos, e em geral nos sistemas de decisão e controlo. 


Eletrónica para Sistemas de Energia e Transportes


M.EEC010 - 6 ECTS

O objetivo desta UC é formar no domínio da integração dos sistemas de energia e de transportes no quadro da cidade inteligente. Assim, tem como objetivos principais:

  • Apresentar e caracterizar arquiteturas de microrrede elétrica, com produção renovável e armazenamento;
  • Sistematizar sistemas eletrónicos que permitem a interligação integrada dentro da microrrede;
  • Analisar requisitos para soluções de controlo e supervisão do balanceamento entre consumo, produção e armazenamento de energia;
  • Promover o trabalho em equipa e exercitar a escrita de relatórios técnico-científicos;
  • Praticar a apresentação oral de trabalho próprio.

Engenharia de Sistemas


M.EEC012 - ECTS
O objectivo desta disciplina é proporcionar a todos os alunos uma oportunidade de projecto e desenvolvimento e integração de um sistema complexo que utilize diferentes tecnologias, até agora estudadas de forma isolada ao longo do curso.

Informática Industrial


M.EEC009 - 6 ECTS

A disciplina tem por objectivo desenvolver as seguintes competências:
- Ser capaz de analisar, estruturar, conceber, implementar e documentar sistemas de controlo e monitorização industriais de média complexidade, com recurso a ferramentas de modelação (GRAFCET) e a linguagens de programação específicas do domínio de aplicação (definidas nas normas IEC 61131-3 e IEC 61499).
- Ser capaz de desenvolver interfaces de monitorização e de controlo supervisório de sistemas de controlo industriais (SCADA)
- Ser capaz de analisar, estruturar, conceber, e documentar um sistema de informação industrial que siga a norma ISA 95.




Robótica


M.EEC007 - 6 ECTS
A. Compreender o funcionamento e utilização de sistemas robóticos.

B. Dominar os aspetos tecnológicos envolvidos na conceção, nas características de funcionamento, na
programação e nas aplicações de sistema robotizados.

Sistemas de Informação


M.EEC011 - 6 ECTS
Saber analisar, conceber, implementar e documentar sistemas de informação de complexidade moderada utilizando o modelo Sistemas de Gestão de Bases de Dados relacionais e conceitos Indústria4.0.

Saber planear e gerir a implementação de um sistema de informação por uma equipa de pequena dimensão recorrendo a metodologias ágeis.

Saber utilizar a linguagem de manipulação e interrogação de dados SQL em situações de complexidade moderada.

Dissertação


M.EEC015 - ECTS
Para a obtenção do grau de Mestre em Engenharia Eletrotécnica e de Computadores, os estudantes do M.EEC têm de realizar um trabalho individual conducente à elaboração de uma dissertação de natureza científica ou um trabalho de projeto, originais, sobre um tema na área de conhecimento de Engenharia Eletrotécnica e de Computadores.

O trabalho pode ser de investigação e/ou de desenvolvimento tecnológico, podendo ser realizado em ambiente académico e/ou empresarial, promovendo uma análise inovadora do tema, enquadrado no atual estado da arte, bem como o desenvolvimento de capacidades de iniciativa, de decisão e de pensamento criativo e crítico.

A concretização do trabalho deve envolver componentes de carácter teórico e/ou experimental, uma discussão crítica do atual estado da arte, a seleção das metodologias de abordagem, a conceção e implementação da solução para o problema proposto e uma análise crítica dos resultados obtidos, culminando na elaboração de um relatório síntese, que será apreciado e discutido publicamente perante um júri.

Economia e Gestão


M.EEC040 - 6 ECTS
Após a aprovação nesta unidade curricular, os estudantes deverão ser capazes de:
1-a) Recordar os princípios fundamentais do valor temporal do dinheiro, a estrutura das principais ferramentas de análise financeira, e a lógica da sua articulação para permitir a análise financeira de projectos de investimento.
1-b) Analisar activos financeiros e documentos financeiros simples.
1-c) Desenvolver projecções financeiras e analisar projectos de investimento simples com rigor.
2-a) Recordar as definições das principais visões sobre estratégia empresarial, e os conceitos e estrutura das ferramentas de análise utilizadas em cada uma dessas visões.
2-b) Utilizar esses conceitos de raiz na ideação de projectos de base tecnológica.
2-c) Analisar a criação de valor em projectos de base tecnológica, utilizando essas ferramentas.
3-a) Recordar as definições, categorizações, critérios de avaliação e elementos de sucesso de oportunidades e empreendedorismo, bem como os argumentos que justificam a respectiva importância social e económica.
3-b) Recordar os principais blocos constituintes dos conceitos de produto e negócio de base tecnológica, e os factores que podem condicionar o acesso de um inovador aos retornos gerados pela sua inovação.
3-c) Utilizar estes enquadramentos de raiz na ideação de projectos de base tecnológica.
3-d) Utilizar estes enquadramentos para analisar a capacidade de criação, entrega e apropriação de valor, em projectos de base tecnológica.
4-a) Recordar as definições das principais visões sobre as operações, os seus principais objectivos, e a lógica dos compromissos entre estes, num contexto de cadeia de abastecimento.
4-b) Utilizar estes conhecimentos para formular e analisar de modo genérico estratégias de operações em cadeias simples.
4-c) Recordar as definições dos principais componentes do pensamento sistémico.
4-d) Reconhecer esses componentes em sistemas de base tecnológica.
5-a) Recordar a lógica da importância das interacções empresariais e sociais dos sistemas de engenharia, e da necessidade de abordagens sistémicas e interdisciplinares para lidar com esses sistemas.
5-b) Identificar essas interacções e a sua importância em diversos domínios de aplicação da engenharia.
No final da unidade curricular devem ser capazes de, de forma simples e introdutória, analisar ou desenvolver um projecto de engenharia para além da tecnologia, com uma visão mais abrangente, tendo em consideração múltiplos aspectos de interacção empresarial e social, em particular ao longo de perspectivas financeira, estratégica, de inovação, e de operações.

Estimação e Sistemas de Decisão


M.EEC013 - 6 ECTS
 No final desta UC pretende-se que os estudantes tenham adquirido uma base sólida de conhecimentos que permitam
compreender os problemas de estimação e identificação, os métodos que, hoje em dia, constituem o "state of the art"
nesta área, e ainda abordar problemas de decisão em ambiente de incerteza.

Gestão de Operações


M.EEC038 - 6 ECTS

Após aprovação nesta unidade curricular, os estudantes deverão ser capazes de:

  • conhecer e aplicar os conceitos fundamentais da gestão de operações para a resolução de problemas em empresas industriais e de serviços;
  • ter uma visão integrada da gestão de operações nas organizações, nomeadamente quanto a conceitos, técnicas e estratégias, bem como ser capaz de identificar e abordar problemas usando métodos quantitativos para a sua resolução;
  • compreender o papel dos métodos de previsão, de gestão de stocks e de planeamento produção, e do escalonamento das atividades produtivas nos sistemas de produção e cadeias de abastecimento;
  • conhecer e aplicar conceitos e ferramentas de lean manufacturing com o objetivo de reduzir desperdícios e aumentar a eficiência dos sistemas de produção.

Iniciação à Investigação


M.EEC039 - 6 ECTS
ENQUADRAMENTO

O principal objectivo da unidade curricular é dotar os alunos de competências relacionadas com a estruturação de um trabalho de dissertação e com boas práticas na realização de investigação em engenharia. A unidade curricular encontra-se organizada em duas partes complementares. Na primeira parte os estudantes terão a oportunidade de frequentar um conjunto de seminários formativos na área da escrita científica. Na segunda parte, o estudante irá realizar o trabalho preliminar da Dissertação supervisionado pelo respetivo orientador.

OBJETIVOS ESPECÍFICOS

— Familiarizar-se com os processos, metodologias e práticas associados à investigação científica;
— Elaborar e apresentar o plano de um projecto de dissertação, incluindo o respectivo estado da arte.

Mobilidade Elétrica


M.EEC027 - 6 ECTS
Atualmente, o enorme número de automóveis com motores de combustão interna, ICE, presentes no planeta, tem
conduzido a sérios problemas para a saúde humana, para o meio ambiente, bem como para os recursos de
hidrocarbonetos e ainda para o aquecimento global, devido às emissões de gases com efeito de estufa, GHG.
É hoje clara a necessidade de evoluir para veículos mais eficientes, amigos do ambiente e livres de efeitos poluidores.
Nesse sentido a UE legislou, recentemente, de modo a que, até 2025, a redução média de CO2, nas frotas de carros
novos, seja de 20% e, até 2030, seja alcançada uma redução de 40% nas referidas emissões. Assim, para enfrentar estes
desafios, os fabricantes são, num futuro muito próximo, obrigados a apostar na venda de grandes quantidades de
veículos elétricos e híbridos.
Alinhado com esta recente tendência, esta UC pretende dotar os Estudantes com o conhecimento fundamental, as bases
teóricas e as estratégias de controlo e metodologias de projecto associadas a ICEs, veículos elétricos, híbridos e de célula
de combustível.
Assim, é efectuada a analise matemática destes sistemas para a sua modelação e simulação. São ainda apresentadas
arquiteturas de “power-train” para ICE, BEV, HEV e FCHEV, bem como sistemas de carregamento, armazenamento e
propulsão de energia.

Perceção e Mapeamento


M.EEC035 - ECTS

Percepção e Mapeamento aborda os desafios atuais da extração de informação 2D e 3D, da reconstrução e da interpretação de cenas com base em sensores ativos e passivos. Exemplos de aplicação dos conteúdos da UC incluem a melhoria da capacidade perceptiva dos agentes autónomos (terrestres, aéreos e marítimos) para que sejam capazes de interagir adequadamente com o ambiente em redor. 


Os estudantes que concluírem esta UC com sucesso deverão:

-compreender e serem capazes de explicar os conceitos de processamento de imagem e nuvens de ponto, e os algoritmos fundamentais à fusão sensorial aplicada a localização e mapeamento.

-conhecer e serem capazes de aplicar esses algoritmos em situações práticas;

-adquirir conhecimentos que lhes permitam usar ferramentas, como o ROS, OpenCV e PCL, que implementam alguns dos algoritmos estudados, e implementar novos algoritmos descritos na literatura;

-ser capazes de analisar e compreender artigos científicos selecionados nas áreas de visão por computador e robótica móvel.

Pretende-se ainda que os estudantes sejam capazes de projetar e conceber sistemas de perceção avançados 2D e 3D.


Projeto de Conversores de Potência


M.EEC029 - 6 ECTS

O objetivo desta UC é formar no âmbito do projeto de sistemas eletrónicos de controlo de potência com aplicação em diversos domínios. Assim, tem como objetivos principais:

  • Apresentar e caracterizar novos dispositivos semicondutores de potência e sistemas electrónicos de controlo de potência
  • Comparar modelos de simulação de dispositivos e de conversores
  • Enquadrar e discutir soluções de controlo em diversos domínios de aplicação
  • Avaliar o processo de realização experimental de protótipos de pequena dimensão
  • Promover o trabalho em equipa, incluindo a elaboração de relatórios técnicos e apresentações orais.

Sistemas Autónomos


M.EEC033 - 6 ECTS
Analise, projeto e conceção se Sistemas Robóticos Autónomos e sua aplicação nas mais diversas situações na
industria, nos serviços, em monitorização, em vigilância, busca e salvamento, etc.

Sistemas Confiáveis


M.EEC030 - 6 ECTS
Esta unidade curricular tem como objetivo dotar os alunos de competências ao nível da análise, conceção e
desenvolvimento de sistemas confiáveis, aplicáveis nas diferentes fases do ciclo de vida. Será feita uma abordagem generalizada à obtenção de confiabilidade, mas nos exemplos e projeto será dada ênfase ao domínio de aplicação da automação industrial.

Será adotada uma estratégia de ensino/aprendizagem do tipo ‘learning by doing’ em que o estudante, ao longo do
semestre, vai aprendendo e aplicando os conceitos adquiridos através do seu trabalho individual com o apoio da equipa
docente. Esta atividade é complementada por uma abordagem do tipo ‘project based learning’ em que os alunos
trabalham em grupo para resolver problemas mais complexos e próximos da realidade prática.

Sistemas de Energia Renovável


M.EEC028 - 6 ECTS

Explicar os princípios de funcionamento das principais fontes de energia renovável (solar fotovoltaica, eólica, biomassa, hídrica, ondas marítimas e marés) e identificar as principais topologias de conversão das diferentes energias primárias em energia eléctrica.
Explicar e saber aplicar os métodos fundamentais de controlo da potência produzida.
Analisar e comparar diferentes topologias de condicionamento de fontes de energia renovável.
Identificar e compreender os diferentes sistemas de armazenamento de energia e a sua aplicação em microredes.
Identificar, aplicar e verificar os aspectos normativos fundamentais da interface de energias renováveis para a rede eléctrica.
Projectar e integrar os diferentes subsistemas, electrónicos e de controlo, da cadeia de conversão de energia para as energias renováveis mais significativas: solar fotovoltaica e eólica.


Sistemas de Gestão da Qualidade


M.EEC037 - 6 ECTS
  • Objetivo 1: Compreender os princípios fundamentais do controlo, garantia e gestão da qualidade;
  • Objetivo 2: Compreender os princípios, organização e requisitos da norma ISO 9001;
  • Objetivo 3: Ser capaz de analisar e documentar processos de trabalho;
  • Objetivo 4: Conhecer as ferramentas fundamentais de melhoria da qualidade e compreender a metodologia de resolução de problemas;
  • Objetivo 5: Utilizar a resolução estruturada de problemas e os métodos  estatísticos de controlo de qualidade com recurso a programas de software específicos;
  • Objetivo 6: Aplicar ferramentas de controlo estatístico do processo para reduzir a variabilidade dos processos e melhorar a sua capacidade.
  • Objetivo 7: Conhecer outros referenciais, metodologias e ferramentas no âmbito da gestão da qualidade.

Sistemas de Informação Empresariais


M.EEC036 - 6 ECTS

A disciplina tem por objectivos proporcionar ao estudante uma visão de conjunto dos sistemas e aplicações de gestão empresarial, a par da capacidade de analisar e desenvolver aplicações web de média dimensão.

 


Sistemas Distribuídos


M.EEC032 - 6 ECTS
  • Familiarizar os estudantes com:
    • os problemas associados à distribuição de aplicações de SW (transparência, nomes e endereçamento, coordenação, tolerância a falhas)
    • as soluções típicas nesse domínio (invocação remota de funções/métodos, sistemas de nomes, disseminação de informação, replicação e consenso)
    • as tecnologias de SW necessárias para o desenvolvimento de aplicações distribuídas.
  • Desenvolver as competências necessárias para usar essas tecnologias e aplicar os conhecimentos adquiridos ao desenvolvimento de aplicações de pequena/média dimensão.

Sistemas Embarcados


M.EEC031 - 6 ECTS

Dotar os alunos com capacidade de desenvolver sistemas embarcados com requisitos de tempo-real, recorrendo, se necessário, a sistemas operativos de tempo-real.


Visão por computador


M.EEC034 - 6 ECTS

A visão por computador aborda a extração de informação útil de imagens e vídeos. Exemplos incluem, por exemplo, a deteção e identificação de faces ou de gestos humanos, o seguimento de pessoas ou de veículos numa sequência de vídeo. Os algoritmos da visão por computador têm imensas aplicações em muitas áreas, desde a industrial, militar e médica. Esta UC é uma introdução aos conceitos e métodos da visão por computador. Os estudantes que concluírem esta UC com sucesso deverão:

-compreender e serem capazes de explicar os conceitos da visão por computador e os algoritmos fundamentais de manipulação de imagens e sequências de vídeo;

-conhecer e serem capazes de aplicar esses algoritmos em situações práticas;

-adquirir conhecimentos que lhes permitam usar uma biblioteca, como a OpenCV, que implementa alguns dos algoritmos estudados, e implementar novos algoritmos descritos na literatura;

-ser capazes de analisar e compreender artigos científicos selecionados nas áreas de visão por computador.


Dissertação


M.EEC015 - ECTS
Para a obtenção do grau de Mestre em Engenharia Eletrotécnica e de Computadores, os estudantes do M.EEC têm de realizar um trabalho individual conducente à elaboração de uma dissertação de natureza científica ou um trabalho de projeto, originais, sobre um tema na área de conhecimento de Engenharia Eletrotécnica e de Computadores.

O trabalho pode ser de investigação e/ou de desenvolvimento tecnológico, podendo ser realizado em ambiente académico e/ou empresarial, promovendo uma análise inovadora do tema, enquadrado no atual estado da arte, bem como o desenvolvimento de capacidades de iniciativa, de decisão e de pensamento criativo e crítico.

A concretização do trabalho deve envolver componentes de carácter teórico e/ou experimental, uma discussão crítica do atual estado da arte, a seleção das metodologias de abordagem, a conceção e implementação da solução para o problema proposto e uma análise crítica dos resultados obtidos, culminando na elaboração de um relatório síntese, que será apreciado e discutido publicamente perante um júri.

Aprendizagem Computacional


M.EEC006 - ECTS



Esta Unidade Curricular tem por objetivo apresentar alguns dos tópicos centrais em aprendizagem computacional, dos fundamentais ao estado da arte. Será colocado especial ênfase nos conceitos teóricos e em exemplos práticos e projetos laboratoriais. Cada exercício será cuidadosamente escolhido para reforçar os conceitos explicados nas aulas teóricas e desenvolver e generalizá-los em diversas direções. Os estudantes que concluam com sucesso devem ter a:

-Capacidade de trabalhar em equipa, organização e planeamento.

-Capacidade de analisar e sintetizar conhecimento.

-Capacidade de desenvolver sistemas simples de aprendizagem computacional de acordo com as necessidades existentes e aplicar as ferramentas tecnológicas mais apropriadas.

-Conhecer os fundamentais das técnicas de aprendizagem.

-Adquirir capacidades de aprendizagem que permitam continuar a estudar de uma forma autónoma.


Comunicações Digitais


M.EEC044 - ECTS

O objectivo fundamental da disciplina de Comunicações Digitais é ensinar aos estudantes os princípios fundamentais da transmissão de informação através de canais ruidosos e demonstrar a sua aplicação prática nos componentes básicos dos modernos sistemas de telecomunicações. Para tal, são apresentados com algum detalhe os principais resultados da teoria de informação, nomeadamente os teoremas da codificação de fonte e de canal, em simultâneo com algoritmos de compressão de dados e de codificação para detecção e correcção de erros, bem como aspectos básicos da transmissão de sinais analógicos e digitais, incluindo o cálculo da probabilidade de erro e a análise do desempenho de diversos esquemas de comunicação.


Eletrónica de Rádio-Frequência


M.EEC043 - 6 ECTS
Fornecer os conceitos fundamentais de engenharia de rádio-frequência com vista à análise, projecto e caracterização de circuitos de microondas  proporcionando aos alunos a aplicação prática destes conceitos através do contacto com um laboratório de electrónica e a possibilidade de realizarem protótipos laboratoriais e projectos de electrónica de RF em condições de autonomia.

Eletrónica dos Sistemas de Comunicações


M.EEC042 - 6 ECTS
Em Eletrónica dos Sistemas de Comunicação pretende-se que os estudantes prossigam o percurso de aprendizagem da eletrónica de sinal com o estudo da modelação, especificação e dimensionamento dos principais circuitos usados em sistemas de comunicação (por fio e sem fio), tendo também presentes considerações tecnológicas de implementação. O objetivo principal é que os estudantes, partindo do conhecimento dos principais blocos constituintes de sistemas de comunicação, abordem os circuitos eletrónicos que os realizam e adquiram competências de análise e projeto destes circuitos satisfazendo as especificações funcionais. Pretende-se que os estudantes saibam, perante um dado circuito, deduzir as suas principais características de desempenho, e que dadas as especificações funcionais façam uma seleção criteriosa das topologias a usar, tendo presente requisitos de otimização e outras características de desempenho não explicitamente especificadas.

Projeto de Sistemas Digitais


M.EEC041 - ECTS

O objetivo geral desta unidade curricular é fornecer aos alunos conhecimentos sobre aspectos tecnológicos e metodológicos do processo de projecto de sistemas digitais complexos para aplicações específicas, tendo em vista a sua realização em tecnologias microelectrónicas (circuitos integrados de aplicação específica - ASIC e sistemas digitais reconfiguráveis - FPGA). A atividade desenvolvida na unidade curricular é focada na construção de modelos abstratos de sistemas digitais ao nível RTL, usando linguagens padrão para descrição de hardware digital (Verilog HDL), verificação por simulação lógica e síntese ao nível RTL, tendo o suporte de atividade prática laboratorial desenvolvida em torno de projetos implementados em plataformas FPGA.


Projeto de Software


M.EEC001 - ECTS

No contexto da especificação, desenvolvimento e manutenção de aplicações de software com interface gráfica em arquiteturas cliente/servidor ou baseadas em bases de dados, esta unidade curricular tem por objetivos:

  • Promover a aquisição de conceitos, métodos e técnicas de Engenharia de Software e dotar os estudantes da capacidade de os aplicar na conceção e desenvolvimento de sistemas de software.
  • Dotar os estudantes de conhecimentos práticos na utilização de ferramentas de desenvolvimento de software adequadas à metodologia a usar e que permitam o acompanhamento do desenvolvimento do produto durante todo o seu ciclo de vida, incluindo a depuração, teste e documentação de código. 

Codificação de Informação Multimédia


M.EEC045 - 6 ECTS

Pretende-se nesta unidade curricular motivar e dotar os estudantes de conhecimentos e competências de aplicação de técnicas e tecnologias relevantes para a codificação de sinais multimédia, com particular ênfase para os sinais de fala, de áudio, imagem e vídeo. Contemporaneamente, os estudantes irão consolidar conhecimento prévio sobre processamento de sinal e redes de computadores aplicado ao domínio multimédia, permitindo-lhes assim adquirir competências para projetar, implementar e gerir aplicações e serviços multimédia com diferentes requisitos e disponibilidade de recursos. É dado enfoque especial a aspetos de geração e perceção sinais audiovisuais, assim como às possibilidades de representação comprimida desses sinais de acordo com as normas internacionais relevantes de codificação.


Comunicações Móveis


M.EEC046 - ECTS

Na Unidade Curricular (UC) de Comunicações Móveis são discutidos os aspectos fundamentais do funcionamento das redes e sistemas de comunicações móveis,  as tecnologias de comunicações móveis mais importantes, e técnicas de engenharia e de projeto de redes de comunicações móveis.


Engenharia de Sistemas


M.EEC012 - ECTS
O objectivo desta disciplina é proporcionar a todos os alunos uma oportunidade de projecto e desenvolvimento e integração de um sistema complexo que utilize diferentes tecnologias, até agora estudadas de forma isolada ao longo do curso.

Projeto de Circuitos VLSI


M.EEC054 - 6 ECTS

ENQUADRAMENTO

A integração em larga escala de sistemas digitais (VLSI) constitui um dos fundamentos tecnológicos dos sistemas eletrónicos e computacionais de que o crescimento económico das sociedades atuais depende. Os circuitos VLSI têm um papel vital em muitas áresa da engenharia eletrotécnica e de computadores, tais como as telecomunicações e as tecnologias da informação, com impacto social importante em domínios muito variados como os cuidados de saúde, a utilização eficiente da energia, a segurança individual e coletiva.

OBJETIVOS

Esta unidade curricular permite aos estudante adquirirem conhecimentos básicos sobre os aspetos elétricos e tecnológicos dos circuitos integrados, bem como o domínio das técnicas de projecto correspondentes, por forma a que sejam capazes de conceber e realizar circuitos integrados digitais em tecnologia CMOS. Os estudantes adquirem experiência prática com o fluxo de projeto e as ferramentas de CAD usadas no desenvolvimento de sistemas integrados complexos. 

DISTRIBUIÇÃO PERCENTUAL

  • Componente científica: 60%
  • Componente tecnológica: 40%

 


Segurança de Sistemas e Redes


M.EEC047 - ECTS
A segurança das comunicações e da infraestrutura de redes, serviços, e sistemas de computadores é de importância crítica para a segurança das aplicações, dos utilizadores, da informação, e -- com a massificação da internet das coisas -- das próprias ‘coisas’. O objetivo desta UC é dar a conhecer ao estudante 1) as limitações dos protocolos, serviços, sistemas, e infraestrutura de comunicação face a um adversário motivado bem como 2) algumas das soluções existentes para mitigar ou evitar o impacto destas limitações.

Visão por computador


M.EEC034 - 6 ECTS

Esta UC é uma introdução aos conceitos e métodos da visão por computador. Será colocada especial ênfase na apresentação dos conceitos teóricos fundamentais, que serão ilustrados com exemplos práticos e projetos. Cada exercício será cuidadosamente escolhido para reforçar os conceitos explicados nos momentos expositivos, para os desenvolver e para os generalizar em diversas direções.


Antenas e Propagação


M.EEC048 - 6 ECTS

Dar aos alunos formação sobre os princípios fundamentais da radiação eletromagnética, necessários à compreensão do desempenho das antenas. Serão abordados os princípios básicos de antenas, os seus parâmetros característicos mais importantes, com particular referência a antenas filiformes e agrupamentos de antenas (cortinas).
Na parte final do semestre abordar-se-á a propagação de ondas, no espaço livre, entre antenas.
Durante o semestre será utilizado software de simulação de antenas e serão efetuadas medições de sinais de antenas na câmara anecoica.


Arquiteturas de Sistemas Heterogéneos


M.EEC049 - 6 ECTS
Nas últimas décadas, os computadores desfrutaram da disponibilidade aparentemente ilimitada de transístores. As plataformas de computador evoluíram de um processador com um único núcleo para multicores polivalentes com núcleos especializados que oferecem desempenho sem precedentes graças ao alto grau de paralelismo. Recentemente, a eficiência energética tornou-se um grande problema, pois a maioria das aplicações emergentes (por exemplo, em processamento de imagem ou aprendizagem computacional) realizam grande numero de cálculos enquanto respeita restrições rígidas de energia e desempenho. Isso levou a sistemas com unidades computacionais personalizadas na forma de Field-Programmable Gate Arrays (FPGA) e outras formas de unidades computacionais reconfiguráveis.

Essas tendências têm um grande impacto no domínio da computação embarcada, particularmente nos sistemas de computação embarcada de alto desempenho. Para atingir esses objetivos, os engenheiros estão cada vez mais a conceber sistemas de computação especializados, feitos sob medida para essas tarefas específicas. Os sistemas de computação resultantes são heterogéneos e contêm vários núcleos de computação com modelos de execução muito diferentes. Portanto, torna-se necessário compreender o mapeamento fundamental entre a aplicação e as arquiteturas  de destino para poder explorar totalmente os seus recursos.

Áudio Computacional


M.EEC050 - 6 ECTS

Adquirir conhecimentos sobre:
i) natureza e diversidade de sinais áudio, a cadeia de aquisição e produção electroacústica de áudio, audição e produção de fala,
ii) as técnicas de análise, modelização, estimação, classificação e síntese de sinal em áudio computacional, e
iii) software de aplicação de conteúdos selecionados da unidade curricular, e suas ligações a hardware.


Comunicações Óticas


M.EEC051 - 6 ECTS

Fornecer os conceitos genéricos de sistemas de comunicação óptica e projecto de sistemas digitais e analógicos por fibra óptica, dando elementos para compreensão dos processos de funcionamento das fibras, dos dispositivos activos e passivos mais relevantes, proporcionando aos alunos a aplicação prática destes conceitos através da realização de trabalhos laboratoriais.

 

Dissertação


M.EEC015 - ECTS
Para a obtenção do grau de Mestre em Engenharia Eletrotécnica e de Computadores, os estudantes do M.EEC têm de realizar um trabalho individual conducente à elaboração de uma dissertação de natureza científica ou um trabalho de projeto, originais, sobre um tema na área de conhecimento de Engenharia Eletrotécnica e de Computadores.

O trabalho pode ser de investigação e/ou de desenvolvimento tecnológico, podendo ser realizado em ambiente académico e/ou empresarial, promovendo uma análise inovadora do tema, enquadrado no atual estado da arte, bem como o desenvolvimento de capacidades de iniciativa, de decisão e de pensamento criativo e crítico.

A concretização do trabalho deve envolver componentes de carácter teórico e/ou experimental, uma discussão crítica do atual estado da arte, a seleção das metodologias de abordagem, a conceção e implementação da solução para o problema proposto e uma análise crítica dos resultados obtidos, culminando na elaboração de um relatório síntese, que será apreciado e discutido publicamente perante um júri.

Economia e Gestão


M.EEC040 - 6 ECTS
Após a aprovação nesta unidade curricular, os estudantes deverão ser capazes de:
1-a) Recordar os princípios fundamentais do valor temporal do dinheiro, a estrutura das principais ferramentas de análise financeira, e a lógica da sua articulação para permitir a análise financeira de projectos de investimento.
1-b) Analisar activos financeiros e documentos financeiros simples.
1-c) Desenvolver projecções financeiras e analisar projectos de investimento simples com rigor.
2-a) Recordar as definições das principais visões sobre estratégia empresarial, e os conceitos e estrutura das ferramentas de análise utilizadas em cada uma dessas visões.
2-b) Utilizar esses conceitos de raiz na ideação de projectos de base tecnológica.
2-c) Analisar a criação de valor em projectos de base tecnológica, utilizando essas ferramentas.
3-a) Recordar as definições, categorizações, critérios de avaliação e elementos de sucesso de oportunidades e empreendedorismo, bem como os argumentos que justificam a respectiva importância social e económica.
3-b) Recordar os principais blocos constituintes dos conceitos de produto e negócio de base tecnológica, e os factores que podem condicionar o acesso de um inovador aos retornos gerados pela sua inovação.
3-c) Utilizar estes enquadramentos de raiz na ideação de projectos de base tecnológica.
3-d) Utilizar estes enquadramentos para analisar a capacidade de criação, entrega e apropriação de valor, em projectos de base tecnológica.
4-a) Recordar as definições das principais visões sobre as operações, os seus principais objectivos, e a lógica dos compromissos entre estes, num contexto de cadeia de abastecimento.
4-b) Utilizar estes conhecimentos para formular e analisar de modo genérico estratégias de operações em cadeias simples.
4-c) Recordar as definições dos principais componentes do pensamento sistémico.
4-d) Reconhecer esses componentes em sistemas de base tecnológica.
5-a) Recordar a lógica da importância das interacções empresariais e sociais dos sistemas de engenharia, e da necessidade de abordagens sistémicas e interdisciplinares para lidar com esses sistemas.
5-b) Identificar essas interacções e a sua importância em diversos domínios de aplicação da engenharia.
No final da unidade curricular devem ser capazes de, de forma simples e introdutória, analisar ou desenvolver um projecto de engenharia para além da tecnologia, com uma visão mais abrangente, tendo em consideração múltiplos aspectos de interacção empresarial e social, em particular ao longo de perspectivas financeira, estratégica, de inovação, e de operações.

Gestão e Operação de Redes e Serviços


M.EEC052 - 6 ECTS
A comoditização das redes, serviços, e sistemas e o aumento do seu tamanho e complexidade mesmo em organizações de pequena a média dimensão, e a necessidade de adaptação rápida a mudanças da organização, a novas versões de software, a falhas, ou a ataques, torna impraticável a sua gestão e operação manual e aproxima a gestão e operação de redes e serviços do modelo devops seguido no desenvolvimento de software para a cloud numa lógica de infraestrutura programável. O objetivo desta UC é dar a conhecer ao estudante 1) os conceitos fundamentais da gestão e operação da rede, serviços, e sistemas de uma organização pequena a média, bem como 2) as técnicas de programação para a automatização da gestão e operação dessas redes, serviços, e sistemas.

Iniciação à Investigação


M.EEC039 - 6 ECTS
ENQUADRAMENTO

O principal objectivo da unidade curricular é dotar os alunos de competências relacionadas com a estruturação de um trabalho de dissertação e com boas práticas na realização de investigação em engenharia. A unidade curricular encontra-se organizada em duas partes complementares. Na primeira parte os estudantes terão a oportunidade de frequentar um conjunto de seminários formativos na área da escrita científica. Na segunda parte, o estudante irá realizar o trabalho preliminar da Dissertação supervisionado pelo respetivo orientador.

OBJETIVOS ESPECÍFICOS

— Familiarizar-se com os processos, metodologias e práticas associados à investigação científica;
— Elaborar e apresentar o plano de um projecto de dissertação, incluindo o respectivo estado da arte.

Projeto de Circuitos Integrados Analógico-Digitais


M.EEC053 - 6 ECTS

Esta unidade curricular visa dotar os estudantes com a capacidade de analisar e projetar circuitos integrados (CI) em tecnologia CMOS, atendendo a específicações concretas e a condicionantes intrínsecas às limitações das tecnologias. Para tal, os estudantes deverão compreender a física dos dispositivos para que entendam bem os princípios de operação e os modelos funcionais dos transístores, a fim de bem os utilizarem no projeto e simulação de circuitos. O entendimento das causas de variação paramétrica associadas a desvios do processo de fabrico e a sensibilidade a grandezas externas, permite compreender a necessidade da otimização do desempenho funcional e da adoção de boas práticas de desenho estrutural para a sua implantação em substratos monolíticos. De seguida, estes conhecimentos são aplicados no projeto dos blocos típicos de macrocircuitos funcionais de CIs de sinais mistos.


Redes de Telecomunicações


M.EEC055 - 6 ECTS
- Reconhecer e explicar conceitos e componentes da arquitetura de redes de grande dimensão (ex.: redes de telecomunicações de operador, redes de data centres);
- Explicar os conceitos fundamentais de softwarização da rede (Software Defined Networking - SDN - e Network Function Virtualisation - NFV);
- Reconhecer o estado da arte em tecnologias de softwarização da rede;
- Organizar e integrar componentes e explicar como interagem numa rede local softwarizada.

Sistemas de Radiocomunicação


M.EEC056 - 6 ECTS

Estudo das tecnologias e metodologias relevantes para o projecto de sistemas de radiocomunicação, incuindo ligações por feixes hertzianos, sistemas de satélite, sistemas de radar, sistemas de radionavegação e suas aplicações. Apresentação dos principais termos, conceitos, princípios básicos e estudo dos modelos arquitectónicos com vista ao projecto e implementação dos sistemas.


Sistemas Distribuídos


M.EEC032 - 6 ECTS
  • Familiarizar os estudantes com:
    • os problemas associados à distribuição de aplicações de SW (transparência, nomes e endereçamento, coordenação, tolerância a falhas)
    • as soluções típicas nesse domínio (invocação remota de funções/métodos, sistemas de nomes, disseminação de informação, replicação e consenso)
    • as tecnologias de SW necessárias para o desenvolvimento de aplicações distribuídas.
  • Desenvolver as competências necessárias para usar essas tecnologias e aplicar os conhecimentos adquiridos ao desenvolvimento de aplicações de pequena/média dimensão.

Sistemas Embarcados


M.EEC031 - 6 ECTS

Dotar os alunos com capacidade de desenvolver sistemas embarcados com requisitos de tempo-real, recorrendo, se necessário, a sistemas operativos de tempo-real.


Sistemas Multimédia


M.EEC057 - 6 ECTS

Dotar os estudantes de competências para a aplicação de tecnologias e metodologias no desenvolvimento de sistemas multimédia. Fornecer os elementos de base para a concepção e desenvolvimento de aplicações multimédia para a Internet do Futuro. Será dado enfoque à componente de áudio, abordando aspectos de análise de conteúdo musical com vista à identificação automática e acesso a conteúdo musical.

Com este objectivo em vista, pretende-se que a UC potencie o desenvolvimento das seguintes capacidades e atitudes profissionais:

  1. a)autonomia e iniciativa na aquisição e integração de conhecimentos na área das tecnologias multimédia;
  2. b) gestão e documentação de projetos multimédia; 
  3. c) Projecto formal de sistemas e aplicações multimédia, tendo em consideração as necessidades do público-alvo  e introduzindo inovação usando tecnologias emergentes.

Dissertação


M.EEC015 - ECTS
Para a obtenção do grau de Mestre em Engenharia Eletrotécnica e de Computadores, os estudantes do M.EEC têm de realizar um trabalho individual conducente à elaboração de uma dissertação de natureza científica ou um trabalho de projeto, originais, sobre um tema na área de conhecimento de Engenharia Eletrotécnica e de Computadores.

O trabalho pode ser de investigação e/ou de desenvolvimento tecnológico, podendo ser realizado em ambiente académico e/ou empresarial, promovendo uma análise inovadora do tema, enquadrado no atual estado da arte, bem como o desenvolvimento de capacidades de iniciativa, de decisão e de pensamento criativo e crítico.

A concretização do trabalho deve envolver componentes de carácter teórico e/ou experimental, uma discussão crítica do atual estado da arte, a seleção das metodologias de abordagem, a conceção e implementação da solução para o problema proposto e uma análise crítica dos resultados obtidos, culminando na elaboração de um relatório síntese, que será apreciado e discutido publicamente perante um júri.

Recomendar Página Voltar ao Topo
Copyright 1996-2024 © Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto  I Termos e Condições  I Acessibilidade  I Índice A-Z  I Livro de Visitas
Última actualização: 2012-12-06 I  Página gerada em: 2024-05-19 às 22:56:17 | Política de Utilização Aceitável | Política de Proteção de Dados Pessoais | Denúncias